Blog do Flavio Gomes
Cinema

ALÔ, BAHIA!

SÃO PAULO (não percam!) – Raul Moreira foi um dos grandes amigos que fiz na F-1. Lá pelo fim dos anos 90, ele viajava o mundo cobrindo o Mundial para rádios de todo o Brasil e para jornais da Bahia. “Baiano” era seu óbvio apelido. Mas era um cara diferente. Um intelectual, escritor, cineasta, que se […]

SÃO PAULO (não percam!) – Raul Moreira foi um dos grandes amigos que fiz na F-1. Lá pelo fim dos anos 90, ele viajava o mundo cobrindo o Mundial para rádios de todo o Brasil e para jornais da Bahia. “Baiano” era seu óbvio apelido. Mas era um cara diferente. Um intelectual, escritor, cineasta, que se casou na Itália e escolheu a F-1 como pano de fundo para seu objetivo maior que era, simplesmente, ver o mundo. E por isso era, e é, tão bom.

Raul terminou recentemente um curta, “Dagoberto vai ao Paraíso”, que foi exibido em Brasília recentemente. O filme “retrata o drama de um Chevette Hatch 1983 que não mais reconhece o mundo e o mundo muito menos o reconhece. Por isso, ele pede ao seu proprietário que o sacrifique num ferro-velho, na fantasia de que poderia haver um paraíso, pois Deus não seria tão injusto”.

O enredo promete. Hoje, na Sala Walter da Silveira, às 20h, em Salvador, o filme será exibido e, depois, haverá um debate com a participação do diretor, do ator Lula “Meteorango” Martins e do filósofo Milton Almeida. Nesse debate serão discutidas questões como “o escorrer do tempo e a ditadura da jovialidade no Brasil”. É 100% Raul Moreira, a escolha dos temas.

Vocês aí de Salvador não podem perder. Ah, e entrem no site do filme, para conhecer melhor o roteiro e o Raul. Espero que ele traga uma cópia para SP.