Blog do Flavio Gomes
Autódromos

INTERLAGOS BY CEREGATTI

SÃO PAULO (se bobear, pega mesmo) – E atenção, senhoras e senhores! Comendattore Claudio Ceregatti acaba de aceitar o cargo de porta-bandeira da campanha “Um novo Interlagos” (inventei o nome agora) e mandou sua sugestão. Seguem suas explicações. Estou gostando da brincadeira… *************** Não resisti e acabei produzindo o desenho em anexo. Não piloto esse […]

SÃO PAULO (se bobear, pega mesmo) – E atenção, senhoras e senhores! Comendattore Claudio Ceregatti acaba de aceitar o cargo de porta-bandeira da campanha “Um novo Interlagos” (inventei o nome agora) e mandou sua sugestão. Seguem suas explicações. Estou gostando da brincadeira…

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Não resisti e acabei produzindo o desenho em anexo.

Não piloto esse tipo de software, então peguei a imagem do Google, copiei na ferramenta “Paint” (bem simplesinha) do Windows e fiz o desenho.

É meu pitaco em cima da idéia original do Ludimar de Menezes, e que já havia descrito no post a seu pedido – a propósito, obrigado por me chamar de “maior especialista no asfalto de Interlagos”. Só esqueceu que dos matos e morros também…

Propositadamente, deixei apenas os traços externos em branco, por cima da foto real. Desta forma, a imagem é autoexplicativa e exprime em escala exata como ficaria a nova Curva do Sol – observe que no final da tarde o ângulo na descida é o mesmo, portanto… Descidão de pé embaixo de cara pro sol da tarde. Não vai prestar…

Fica evidente o espaço reservado para áreas de escape bem amplas, o necessário aterro de parte do lago, o aproveitamento de parte da reta da antiga curva 4 e do retão e outros detalhes.

Adorei a idéia, acho que dá pra fazer e é (relativamente) barato, sim.

Essa variante preserva o traçado atual e torna-se de uso opcional, o que é bem interessante. Até a freada do fim da reta não judiaria do asfalto, pela tomada do novo saca-rolhas ser contrária.

Na seqüência:

1) Curva do Saca-Rolha no final da reta atual: basta comparar com o atual S do Senna na foto. É bem mais curta, uma seqüência de duas curvas fechadas de mesmo raio sem uma retinha no meio, quase como o antigo S do circuito antigo do Rio, um “S esse mesmo”. Porém com uma freada fortíssima na tomada e em subida – uma bela subida, pois a diferença de altura para o retão é bem significativa. É o começo da montanha russa (pra sua alegria) e um novo ponto de ultrapassagem, tão claro como no S do Senna atual.

2) Retinha do final do retão antigo: descida bem pronunciada, em cima do traçado e relevo originais. Os carros ganhariam bastante velocidade, pois o comprimento dessa nova retinha é quase a metade da reta atual.

3) Nova Curva do Sol: pra mim, um sonho de consumo. Curva de altíssima velocidade antecedida pela reta que ajuda a embalar, de raio constante e em descida. Como o início da curva é no retão original (bem mais alto do que a antiga reta oposta) e seu final é na saída da finada curva 4 (ponto mais baixo do circuito), sua descida seria ainda mais pronunciada que na curva do mergulho, verdadeira pirambeira. E com uma enorme área de escape em todo o seu contorno.

4) Nova reta oposta: diferente da proposta esboçada pelo Ludimar, optei por não fazer mais uma curva travada e sim uma reta, e com o mesmo comprimento da atual reta de Interlagos. O ponto de encontro que proponho é esse aí mesmo, no meio da retinha que antecede a subida do Laranjinha. Para complicar ainda mais a vida da pilotaiada, para a interseção ser exatamente onde começa a subida e também pela área de escape, que seria a ampliação do corte do barranco atual, seguindo o contorno interno da antiga curva do laranja. É praticamente um novo muro do Berger.

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É isso aí. As coisas tomam forma rápido, neste blog… Seixas e Chico Rosa, preparem-se! A blogaiada vai encher o saco de vocês!