INTERLAGOS BY CEREGATTI

SÃO PAULO (se bobear, pega mesmo) – E atenção, senhoras e senhores! Comendattore Claudio Ceregatti acaba de aceitar o cargo de porta-bandeira da campanha “Um novo Interlagos” (inventei o nome agora) e mandou sua sugestão. Seguem suas explicações. Estou gostando da brincadeira…

***************

Não resisti e acabei produzindo o desenho em anexo.

Não piloto esse tipo de software, então peguei a imagem do Google, copiei na ferramenta “Paint” (bem simplesinha) do Windows e fiz o desenho.

É meu pitaco em cima da idéia original do Ludimar de Menezes, e que já havia descrito no post a seu pedido – a propósito, obrigado por me chamar de “maior especialista no asfalto de Interlagos”. Só esqueceu que dos matos e morros também…

Propositadamente, deixei apenas os traços externos em branco, por cima da foto real. Desta forma, a imagem é autoexplicativa e exprime em escala exata como ficaria a nova Curva do Sol – observe que no final da tarde o ângulo na descida é o mesmo, portanto… Descidão de pé embaixo de cara pro sol da tarde. Não vai prestar…

Fica evidente o espaço reservado para áreas de escape bem amplas, o necessário aterro de parte do lago, o aproveitamento de parte da reta da antiga curva 4 e do retão e outros detalhes.

Adorei a idéia, acho que dá pra fazer e é (relativamente) barato, sim.

Essa variante preserva o traçado atual e torna-se de uso opcional, o que é bem interessante. Até a freada do fim da reta não judiaria do asfalto, pela tomada do novo saca-rolhas ser contrária.

Na seqüência:

1) Curva do Saca-Rolha no final da reta atual: basta comparar com o atual S do Senna na foto. É bem mais curta, uma seqüência de duas curvas fechadas de mesmo raio sem uma retinha no meio, quase como o antigo S do circuito antigo do Rio, um “S esse mesmo”. Porém com uma freada fortíssima na tomada e em subida – uma bela subida, pois a diferença de altura para o retão é bem significativa. É o começo da montanha russa (pra sua alegria) e um novo ponto de ultrapassagem, tão claro como no S do Senna atual.

2) Retinha do final do retão antigo: descida bem pronunciada, em cima do traçado e relevo originais. Os carros ganhariam bastante velocidade, pois o comprimento dessa nova retinha é quase a metade da reta atual.

3) Nova Curva do Sol: pra mim, um sonho de consumo. Curva de altíssima velocidade antecedida pela reta que ajuda a embalar, de raio constante e em descida. Como o início da curva é no retão original (bem mais alto do que a antiga reta oposta) e seu final é na saída da finada curva 4 (ponto mais baixo do circuito), sua descida seria ainda mais pronunciada que na curva do mergulho, verdadeira pirambeira. E com uma enorme área de escape em todo o seu contorno.

4) Nova reta oposta: diferente da proposta esboçada pelo Ludimar, optei por não fazer mais uma curva travada e sim uma reta, e com o mesmo comprimento da atual reta de Interlagos. O ponto de encontro que proponho é esse aí mesmo, no meio da retinha que antecede a subida do Laranjinha. Para complicar ainda mais a vida da pilotaiada, para a interseção ser exatamente onde começa a subida e também pela área de escape, que seria a ampliação do corte do barranco atual, seguindo o contorno interno da antiga curva do laranja. É praticamente um novo muro do Berger.

***************

É isso aí. As coisas tomam forma rápido, neste blog… Seixas e Chico Rosa, preparem-se! A blogaiada vai encher o saco de vocês!

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ANTONIO MARCOS
14 anos atrás

O TRAÇADO ATUAL É RÁPIDO E DESAFIADOR, PORÉM, DOS AUTÓDROMOS FIXOS INTERLAGOS É O QUE TEM MENOR EXTENSÃO.
SOU A FAVOR DE SE INTERLIGAR O S DO SENA Á ANTIGA RETA OPOSTA, DEPOIS OUTRA LIGAÇÃO COM A RTA OPOSTA, EM DESCIDA.
VAI FICAR MELHOR, MAIS DESAFIADOR E TERÁ MAIS DE 5 KM DE EXTESÃO.

ANTONIO MARCOS
14 anos atrás

Por que razão Interlagos não deveria mudar e aumentar o seu traçado? Por que Spa tem quase 8km sendo que a maioria tem pouco mais de 5km? É uma vergonha o tamanho de Interlagos. Dos autódromos fixos é o menor em extensão. Só ganha de Mônaco, que é pista de rua.
Assim, sou totalmente a favor que Interlagos passe a contar com, pelo menos uns 6km de extensão, que a antiga reta seja ressuscitada que passe, com as mudanças, a ser um autódromo de alta velocidade.
O meu sonho é ver Interlagos mudado e , pelo menos parecido com o traçado antigo.
Tenho uma dúvida: daria para transformar o sentido do circuito em horário?
Obrigado!
Aguardo um retorno!

vinicius
vinicius
14 anos atrás

sou praticamente um adolescente quanto o assunto é interlagos… mas gostei muito da ideia!! força ai pessoal!! estou com vcs

Jaison
Jaison
15 anos atrás

Eu acho que uma coisa que seria bom fazer no autódromo é mudar os boxes pra reta oposta, teria bem mais espaço atrás e a galera do setor A veria toda a pista praticamente…

Olivier
Olivier
15 anos atrás

Sr. Claudio Ceregatti , tomei a liberdade de fazer um orçamento com um tratorista aqui da região , ele me cobrou 2.000 reais de mão de obra , mais as despesas com o trator para destruir o “S” do Sena , e refazer a curva do Sol até o Sargento . EU PAGO .
Com quem está a chave do portão 1 do TEMPLO !!!!!!!!!!!!!!!!!

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
15 anos atrás

Não li todos os comentários, mas essa história de aterrar lago, vai ter Ministério Público, Green Peace, Ibama, Estudo (e Relatório) de Impacto Ambiental e tudo mais…

Lucca Furquim
Lucca Furquim
15 anos atrás

Parla comenttadore……….sensacional…..está tudo 10….Avante!!!!!

MSM
MSM
15 anos atrás

Demais este projeto, e apóio totalmente, só estou vendo este curvão e o retão sendo vencidos pelos carros. Vamos juntos com essa mudança no nosso melhor autódromo nacional, que a cada ano vai melhorando.

Fernando Passos
15 anos atrás

Flávio e Ceregatti, não entendi direito esta ferradura espelhada… ela cancelaria o atual laranjinha?

Confesso que não entendi… desculpe a ignorância.

Abraços

Brasileiro
Brasileiro
15 anos atrás

Eu fiz uma versão do que acredito ser mais viável. Reparem que não usei a pista antiga muito porque acredito que a área de escape fosse ter espaço necessário. então encurtei um pouco pra sobrar mais espaço ela. Também criei uma sequencia de curvas loco depois para que os carros não chegassem muito rápido ao Laranja porque não tem área de escape suficiente alí.

Sei que não é o ideal, mas acho que o ideal nunca vai ser possível. Sinceramente, acho que a versão que criei, no que diz respeito à esse tipo de expansão, é o melhor que possível.

SEGUE O LINK: http://www.abload.de/img/untitled-1copytulv.jpg

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
15 anos atrás

Caro Cerigatti, sobre seu post de 22:13 : a solução 6, 7, 8, 9 e 10 é perfeita.
Depois da sua idéia de na ter o “S” depois da 4, achei que o laranjinha seria rápido demais aí pensei em algo bem parecido com o 6 / 10 com o uso da perna de “ida” da velha ferradura para dar uma “quebrada” na velocidade de contorno, com inversão da alça. Sem dados de relêvo, achei que a nova ferradura ficaria perigosa depois da sua entrada pois teria um muro de frente, e que (achei) não se poderia recuar.
Porreta a idéia de “pilotis” sobre o lago !!!!
Toda força avante !!!!

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Vibrante!!! Só de ler a descrição das mudanças e principalmente de como seria a passagem dos carros pelo novo trecho, descritos pelo Ceregatti, a adrenalina já sobe. Apoio total.
Há um jogo de corridas para o PC chamado RFACTOR, que é um perfeito simulador. Nele você pode implementar qualquer tipo de carro, até karts, e todo tipo de pista (asfalto, terra, grama, cascalho, lama, etc..) e de qualqier comprimento. Para este jogo tem a pista de Interlagos atual e a antiga, inclusive você pode correr usando o anel externo das duas e também correr no sentido inverso nas duas.
Com as informações da topologia, de ângulos, de extensão e inclinação das curvas e do terreno, é possível implementar fielmente esse Novo Interlagos do Ceregatti no rFactor, escolher a Ferrari F2008 para pilotar, gravar uma volta onboard e uma outra usando ângulos de câmera iguais aos da TV e colocar os dois vídeos no YouTube e também espalhar os vídeos pela Internet. Seria uma das melhores campanhas pró Novo Interlagos.

http://www.rfactorcentral.com/

Gabriel Borges
Gabriel Borges
15 anos atrás

No site http://www.riogp.com.br tem perguntas e respostas sobre esse projeto da MotoGP em Interlagos e uma apresentação também.

Lorenzo
Lorenzo
15 anos atrás

Pessoal,

Grandes idéias ! Realmente fantásticas !
Gostei muito da avaliação do Ceregatti quanto ao lago. Sem conhecer tão de perto o autódromo, imaginei sim uma ponte como existe em Valência e Cingapura, por exemplo, mas não sei se há viabilidade em questão de segurança. O que o Ceregatti propôs ficará excelente em meu ponto de vista.
Resistências são normais, mas nada como ter esta pista para 2010, por exemplo, marcando os 20 anos da volta da F1 para São Paulo.
E, “marketingologicamente”, a Globo vai adorar, pois vai colocar uma arquibancada flutuante, com visão panorâmica, praticamente dentro de um dos trechos mais interessantes que Interlagos terá. Se alguém conhece um contato na emissora, já pode ir plantando a idéia, afinal, se a Globo for aliada a coisa ganha corpo.
Boa sorte mesmo.

garcia
garcia
15 anos atrás

caro Ceregatti,

continue sonhando…

GUILHERME JB
GUILHERME JB
15 anos atrás

REALMENTE INTERESSANTE ESSE TRAÇADO. COM ARES DE MONZA( PARABÓLICA) E ESSA CHICANE GENIAL MUITOS PONTOS DE ULTRAPASSAGEM. A GALERA DO SETOR “G” ( A MAIS ANIMADA) FICARIA CONTENTE. E AINDA, MAIS ARQUIBANCADAS COM VISIBILIDADE DE GRANDE PARTE DA PISTA, DEFEITO DA MAIOR PARTE DAS PISTAS GRINGAS E PONTO POSITIVO DE INTERLAGOS (POUCO COMENTADO,POR SINAL).

Fábio Sinegaglia
Fábio Sinegaglia
15 anos atrás

Amigos, por que não esticar um pouco mais a nova reta, após o novo S e fazer o trajeto passando pela antiga curva 3.

Fabricio
Fabricio
15 anos atrás

Já que estamos tendo idéias novas para interlagos, seria algo de outro mundo sugerir a construção de um Museu do Automobilismo Brasileiro em Interlagos? Já pensou? O Templo, com um museu para ilustrar a sua glória?

Fabricio
Fabricio
15 anos atrás

Beleza então Cerega.

Não sei se posso ajudar muito, mas precisando de algum tipo de ajuda para levar a idéia adiante pode contar comigo!

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
15 anos atrás

Esse Cerega e’…
Ficou duca! A ferradura espelhada e’ campeao.

André Fonseca
André Fonseca
15 anos atrás

Fala Galera,

Gostei dos dois esquemas propostos…

Tanto o desenho desse post quanto a “nova versão do novo Interlagos” que o Ceregatti acabou de mandar ficariam DUCA!!!

Só falta aprovar…

Mas levantaram uma dúvida: se a Glóbulo num gostar, ela poderia matar esse idéia???

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Eu voto na volta da ferradura… Já que a do Sargento e a original do Sol já “eram”…

Dou umas voltinhas no GP2 no Interlagos velho…
http://www.youtube.com/watch?v=S-tOq75-jJI&feature=channel_page

A qualidade tá uma droga e eu já estou andando bem melhor…

Luís Flávio F. Gonçalves
Luís Flávio F. Gonçalves
15 anos atrás

Claudio, vc poderia dar uma olhada na minha sugestão?
http://img352.imageshack.us/img352/9340/interlagosqn6.jpg

Logo alguns posts acima há um pequeno texto sobre ela.

Qualquer coisa me mande um e-mail [email protected]

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Caramba! Impressionante a criatividade e a força de vontade das pessoas desse blog. Não imaginei que fosse tão longe e muito menos tão rápido. Parabéns aos idealizadores, o projeto ficou bem legal. Boa sorte, Ceregatti!

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Se tiver que fazer uma ponte, que a façam estaiada. A rede aplaude e agradece!!!!

Leandro Castro
Leandro Castro
15 anos atrás

Adorei a proposta. Estarei apoiando e ajudando na campanha através do meu blog!

Abraços

Paulo Junior - BH
Paulo Junior - BH
15 anos atrás

A idéia de alterar a pista é boa, mas fica melhor ainda se criarem traçados alternativos, algo comum nas pistas inglesas. Silverstone, por exemplo, tem 5 ou mais traçados diferentes. Então, se uma categoria corre mais de uma vez por ano em Interlagos, pode usar um traçado diferente em cada etapa.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

São 22:05 Hs.
Acabo de chegar do Templo, onde estive pela tarde inteira em companhia do Roberto Seixas. O Chic Rosa volta na próxima segunda de férias.
Fui ultra-bem atendido, pra variar.
Como toda idéia nova, há resistencias naturais, que não vem ao caso agora. Apenas uma visão objetiva e destituída de emoções, como deve ser a todo bom administrador.
Mas andei com meu carro pelo Templo (morram de inveja, meros mortais) como quis e onde quis, com autorização expressa pra verificar principalmente a topografia real. Fiquei mais de quatro horas sozinho, circulando em cada ponto, e depois voltei para a sequencia da reunião, e passeei com o Seixas depois pra mostrar cada ponto.
É bem mais viável do que parece, e já mexi em alguns pontos, visando a melhor relação custo versus benefício.
Antecipo alguns pontos:
1- A posição do saca-rolha ideal é na placa dos 50 metros, portanto antes da sugestão inicial. A retinha antes do descidão vira uma bela reta pra embalar.
2- O saca rolha não é subidão, é subidinha. Coisa de 3 ou 4 metros apenas. Ainda assim, ducarayyyy….. Quase aquela curva nojenta do Japão.
3- A segunda perna do saca-rolha não acaba em cima do asfalto antigo e original, senão dá de cara com um murão brabo e colunas de sustentação externas e expostas. Solução: O lado externo da segunda perna acaba na tangente interna do atual retão. Dessa forma, o S fica ainda mais “curto e grosso” e sobra uma bela área de escape para os mais afoitos.
4- A partir daí, um novo piso vai apontando exatamente para onde começa a nova curva do sol na proposta anterior. Fica dez, é bem plano no local e contempla a segurança.
5- A nova curva do sol em descida é exatamente como está, mas sem aterro do lago e sim em cima de pilotis bem profundos, quase uma ponte. Não é uma ponte exatamente pois o lago permanece por baixo e se preenche a área de escape sobre uma lage. Ninguem do Ibama ou xiitas ecológicos vão pegar no pé. Fica até uma bela sombra para os peixes (tem peixe lá, sim). Quanto ao lado interno, sem crise: Se faz a mesma solução já pronta da atual descida do lago. Fácil, fácil. E se folgar com uma lage formando um porto, literalmente. Gostaram?
6- Aí vem a reta que propus inicialmente, mas mudei de idéia no local. Para faze-la, existe necessidade de muita movimentação de terreno, pois o desnível é pronunciado e sobe e desce, com longas ondulações. Mas aí brilhou a idéia, e acho que fica duca: Refazer a curva da ferradura!!!
7- Desta forma, a partir do final da nova curva do sol exatamente em cima da saída da antiga curva 4, segue-se o traçado original inteirinho. Não se mexe em terraplenagem, recortes de terreno, muros de arrimo e outras coisas. Fica “originalzinho”, não é lindo?
8- Até exatamente a entrada da ferradura original, a primeira perna à direita, o famoso “esfria-saco”, que ainda está lá sem uso.
9- Bem ali, se faz um espelho da curva da ferradura original. O mesmo traçado, espelhado. E o melhor: O esfria-saco permanece, mas mergulhando no lugar de decolar! Praticamente não se mexe no terreno, fica sensacional.
10- Dessa forma, a nova ferradura mergulha numa curva rapidíssima à esquerda, e depois entra no traçado atual, subindo! Pra mim, a emenda saiu melhor do que o soneto, adorei.
Basicamente é isso. E já tenho a missão de montar o plano de negócio completo. Vou precisar da ajuda de arquitetos, engenheiros civis, designers de softwares 3D específicos, o escambau (mas não agora, é cedo). Comprometi-me com o Seixas a entregar um “basicão” que eu mesmo vou produzir para começarmos a conversar. Se passar pelo Chico Rosa aí a coisa pega. E certamente outros ajustes serão feitos, é um processo longo e tortuoso.
Me aguardem. Tô cheio de tesão, e o nosso amigo Seixas tambem, mas é o Gestor: Lúcido, sério, focado, objetivo e extremamente profissional. Um poço de gentileza, mas tem uma missão a cumprir, que não é exatamente satisfazer sonhos malucos com dinheiro público.
Ouviu-me surpreendido, autorizou-me, acompanhou-me e nos apóia em princípio e de fato.
PS: Vou fazer o desenho e envio ao FG.
Abraços, bando de malucos. Depois mando a conta.

Milton
Milton
15 anos atrás

Eu, na qualidade de menino imberbe e que nunca andou no antigo circuito(exceto no bom GTR2… e, diga-se de passagem, apanhei igual cachorro novo do velho interlagos…), digo, pelo pouco que conheço, que gostei da comparação com a Peraltada… curva essa, alias, que foi local de soberbas disputas na decada de 80, de Prorótipos, turismo ou F1 (Mansell e Berger que o digam…). Acredito eu, porém, que se for mantido o raio e desenho originais, vai ser uma curva beeeeem “old school” mesmo…

E, falando sobre o simulador, eu me predisponho a testar se alguém fizer qualquer montagem nova para o circuito.

E, saca-rolhas invertido? Bom, chamem o Zanardi, que ele passa os truques de como fazer bem feito…rsrs.

Arnaldo
Arnaldo
15 anos atrás

Ficou mto bom, seria realmente duca ver esse novo traçado!
mas vendo pelo lado chato da coisa, a merda eh ter q fazer uma obra no lago ali, pois pela legislacao ambiental ela eh considerada zona de protecao…mesmo que seja artificial! -.-“””

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
15 anos atrás

E o Cerega que nao aparece?

Lucas Israel
Lucas Israel
15 anos atrás

Essa nova curva após as chicanes lembra muito – pelo menos olhando por cima – a antiga Peraltada, do Hermanos Rodríguez no México.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
15 anos atrás

Sensacional… Assim seriam criadas duas curvas desafiadoras e mais uma reta com espaço para ultrapassagem, como na reta principal.

Comendattore, gruda no pé desse pessoal aí que sai, porque a idéia é viável.

Leo
Leo
15 anos atrás

Simplesmente, sensacional!!!
Mas vi mta gente falando da Globo… pq isso? Por acaso alguém já viu eles dando $$$ pra algum autódromo? A Stock corre em autódromos sofríveis há anos, sempre com transmissão deles, e até onde eu imagino, eles não devem ter dado um centavo sequer pra melhorar qualquer coisa que seja. No máximo vão mudar o tal camarote de lugar…
Não creio que isso seja um empecilho…
A falta de uma área de escape gigante e o aterro do lago sim, são empecilhos reais (porém, contornáveis)

abraços!

marcelo chamma
marcelo chamma
15 anos atrás

Achei a ideia muito interessante, permitindo alternativas de circuito e completando o atual.
Seria uma volta aos circuitos completos como Interlagos original

Acho que a turma dos historicos de competição, os que buscam preservar a história do autodromo, aonde nosso automobilismo de fato iniciou deveria ter nas suas carenagens um adesivo com esta imagem, iniciando um movimento que pode ter sucesso.
Coloco no PUMA!

Angelo
Angelo
15 anos atrás

para ficar um pouco melhor, porque não vai mais um pouco e pega as curvas 3 e 4? muito melhor.

Carlos Ganhadeiro
Carlos Ganhadeiro
15 anos atrás

Incrível! Eu tava pensando em te mandar sugestões para alterações nos traçados de Interlagos e Jacarepaguá, quando vi hoje a sugestão do Ceregatti. Me parece boa, mas cara, pois terão que aterrar uma parte do lago. A minha se parece um pouco, mas talvez seja mais viável economicamente. É a primeira vez que escrevo para o Blog e gostaria de saber como faço para mandar as 2 imagens dos autódromos alterados.

Lucas - Jundiai
Lucas - Jundiai
15 anos atrás

Não podemos esquecer que ja tem mudanças previstas pra 2009 no circuito pra trazer a moto gp de volta ao Brasil, tudo confirmado pelo presidente de CBM !!!

Paulo Franco
15 anos atrás

Como todos aqui, estou muito contente de ver a animação do Ceregatti e a empolgação da galera, mas… vou relembrar o que eu disse no outro post:
Pista segura para motos é segura para QUALQUER outra categoria!
Por isso que me preocupo com a pouca área de escape no atual Laranjinha.
Espero que o Ceregatti veja este detalhe, se é realmente possível uma ampliação.
Com a nova reta entre a “nova curva do Sol” sem nenhuma chicane, um F-3 ou até mesmo as Superbikes do Brasileiro chegarão morro abaixo na freada do Laranjinha a mais de 290Km/h reais.
Um problema mecânico, uma pinça de freio mal fixada e vamos ter um acidente muito sério.
Não me entendam mal, sou super a favor de curvas de alta que selecionam os melhores pilotos, de freadas fortes que devem ser bem apuradas, mas a segurança em primeiro lugar!
Afinal, o esporte a motor não é feito só de carros de turismo.
Falando em curva de alta, gostei muito da idéia da “nova curva do Sol” ser em raio váriavel, a la curva 8 de Istambul ou repetindo o traçado da antiga curva do Sol.
Para ser digno de Interlagos, tem que ser bem encardido, mesmo!
Paulo Franco

Rodrigo T. Lamonato
Rodrigo T. Lamonato
15 anos atrás

Amigos, já falamos ontem. E a área de escape o Laranjinha? Já pensaram que a velocidade na freada seria muito superior ao que é hoje?

Depois da deliciosa curva nova, de raio constante, os carros cravariam o pé em direção ao miolo do circuito e a área de escape ficaria pequena.

Alguém sugeriu a curva nova com inclinação. SIM! Igual a curva que dá acesso àquela enorme reta de Xangai. É inclinada, lembram?

Tirando o lance de área de escape, acho sensacional.

Eu estou falando bobagem?

petrafan
petrafan
15 anos atrás

a idéia é muito boa, mas (e espero que eu esteja muito errado) não vai ser colocado em prática.
uma pena.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

MEU DEUS!!!!

Sensacional… fico a imaginar o coitado do piloto no “Laranjinha”… LOL!!!!!

O cara vem literalmente desembestado desde o “Novo Sol”, ajudado pelo relevo… e vem acelerando por um bom bocado de reta… chegaria na tomada da curva a quanto??? Acho que a quase uns 300Km/h (o declive do terreno e o traçado são mais do que favoraveis a isto).

Que os Deuses da Velocidade façam a idéia se concretizar.

Abraços e Parabéns a todos envolvidos na idéia.

Imperador Ricardo Bigliazzi

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Alguns problemas que vi, vejam bem:

1 – Na saída do S travado, parece que não há espaço para uma área de escape do lado de fora da nova reta antes da nova curva do sol, ia ficar como a reta principal da pista do canadá, será que teria algum problema???

2 – Na saída da nova curva, tem um morro e uma parede que sustenta o mergulho e a descida da junção, não vai faltar área de escape se alguem bater roda e sair da pista???

3 – Quem seria responsável pela inspeção para aprovação do projeto, a CBA (deus me livre) ou a FIA???

4 – O fato de ter que aterrar uma boa parte do lago, seria um impecilho para construção do curvão, e o terreno ficaria firme???

5 – Não sei se aqui tem o pessoal que gosta de jogos simuladores de corrida, como o GTR, Live for Speed, Rfactor, etc… Se sim, poderíamos consultar algum fórum de praticantes deste jogos, pois através de programas é possível alterar o traçado das pistas e fazer um “demo” e um vídeo para testarmos a nova versão de interlagos, jogando !!!

Eu gostei pra cacete, esse curvão novo lembra a curva parabólica e a tamburello, mas com muito mais pimenta, pois é em descida, abraços

Hugo Borghi Filho
Hugo Borghi Filho
15 anos atrás

FG, Ceregatti e Ludimar,
Quanto mais a coisa vai caminhando, mais eu gosto!
Principalmente porque qualquer obra neste sentido não implicaria em interromper a utilização do traçado atual, a não ser no pouco tempo necessario para juntar a nova pista, à antiga.
Vamos em frente!
Abs.,
Hugo

Roberto Fratelli
Roberto Fratelli
15 anos atrás

Sensacional !! só uma dúvida: Achei que a “nova reta oposta” vai ser um trecho rápido demais (saindo da nova curva em descida, em direção ao laranja). Não vai faltar área de escape no final dessa reta ??

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Estou com o Marcos (13:01)…
Também acho que o circuito original era muito mais bonito.
E, como disse em comentário de outro post, faria umas duas ou tres conexões para possibilitar variações de circuito, para todo tipo de categoria…

Raphael Gallo
Raphael Gallo
15 anos atrás

Rapaz… essa Curva do Sol e essa reta oposta, hummmm
que maravilha
interlagos precisa mudar mesmo
achei o projeto show

Luís Flávio F. Gonçalves
Luís Flávio F. Gonçalves
15 anos atrás

Gomes eu sou carioca e nunca fui a São Paulo(portanto tmb nunca fui a Interlagos.

Porem eu fiz algo (um tanto quanto cru) no paint: http://img352.imageshack.us/img352/9340/interlagosqn6.jpg

O desenho foi feito com base na foto do Google Earth. Tomei como base nas modificações o desenho do Ludimar, mas juntei a 3 e 4 numa curva só. Sendo a primeira parte um “cotovelo” já que não há espaço(aparentemente) pra área de escape ali, resolvi por uma curva de baixa.

Ao se sair dela já se cai numa curva de media/alta que leva a reta, é a junção.

Coma normalmente a FIA não aprova uma reta tão longa(principalmente se saindo de uma curva de velocidade) fiz um “enxerto” mais ou menos algo como o Hockenheimring antigo.

De resto mantive o circuito inalterado. Bem essa é minha proposta, onde tive a intenção de criar um circuito com freadas fortes(pontos de ultrapassagem) e uma junção um tanto mais “divertida”. Conforme for a antiga curva pode ate ser mantida.

Bem de qualquer forma que Interlagos evolua pra algo melhor!

PS: Qualquer sugestão é bem vinda!

GRATO!

Smirkoff
Smirkoff
15 anos atrás

Estou gostando muito dessas ideias e da discussão. Acho a nova “Curva do Sol” espetacular, mas dificilmente passaria pelo crivo do Bernie; seria mais realista uma curva em duas pernas, o que facilitaria também a colocação da área de escape requerida hoje em dia, e até não inviabilizaria o camarote da Globo, se é que isso importa tanto…

A ideia do Fabio aí acima, de uma ponte sobre o lago, não é nada má… dentro desse espírito de Disneylândia das novas pistas, ter um trecho de pista realmente “entre os lagos” marcaria muitos pontos junto à FIA. E em provas noturnas, ter os faróis refletindo no lago, seria sensacional.

D.Pierotti
D.Pierotti
15 anos atrás

Fazer uma junção na nova curva do Sol, desenho do Ceregatti, ligando com a subida atual.