Blog do Flavio Gomes
Motoland

MOTOLAND (TRISTE)

SÃO PAULO (o mundo vai acabar, mesmo) – Já no ano passado o empresário malaio Hong Leong, que havia comprado a MZ em 1996, tinha avisado: se ninguém aparecesse para ficar com a marca, a fábrica das lendárias motos alemãs-orientais seria fechada em 2009. E vai fechar mesmo, depois de 86 anos de história. No […]

SÃO PAULO (o mundo vai acabar, mesmo) – Já no ano passado o empresário malaio Hong Leong, que havia comprado a MZ em 1996, tinha avisado: se ninguém aparecesse para ficar com a marca, a fábrica das lendárias motos alemãs-orientais seria fechada em 2009. E vai fechar mesmo, depois de 86 anos de história.

No auge, durante o glorioso regime da DDR, a fábrica de Zschopau (estive lá, dá dor no coração; foi de onde saiu a minha moto DKW em 1936…), chegou a ter mais de 4 mil empregados e fazia 100.000 motos por mês. A origem da MZ é a DKW, cuja fábrica de motos ficou para o povo alemão depois da Segunda Guerra.

Atualmente, apenas 40 empregados trabalhavam na fábrica. Pelo que diz o texto do link acima, por 5 milhões de euros Hong Leong venderia tudo. Mas ninguém se interessou. O site da MZ ainda está ativo, mas é mais um desses com cara de fóssil eletrônico, como o da Gradiente.