Blog do Flavio Gomes
F-1

SE É BRAWN, É BOM

SÃO PAULO (lembram da Bayer?) – Pois é. Ao que parece, nasceu bem o carro da Brawn GP. Button virou tempos competitivos ontem e Barrichello (com o topo do capacete preto, não mais azul) começou o dia com o segundo tempo hoje. Um carro bem nascido, numa temporada sem testes, é a base para qualquer expectativa […]

SÃO PAULO (lembram da Bayer?) – Pois é. Ao que parece, nasceu bem o carro da Brawn GP. Button virou tempos competitivos ontem e Barrichello (com o topo do capacete preto, não mais azul) começou o dia com o segundo tempo hoje.

Um carro bem nascido, numa temporada sem testes, é a base para qualquer expectativa positiva. Pode ser cedo, claro, mas é hora de refazer os prognósticos sobre a ex-Honda.

Em tese, um time que só definiu tudo a três semanas da abertura do Mundial seria candidato único às últimas posições. Mas pode ser diferente, em 2009 — uma ótima notícia para a dupla BB. Até agora não quebrou nada, o que mostra que todos na equipe seguiram trabalhando nos meses de indefinição. E trabalharam bem.

Será uma enorme proeza do time se começar a temporada andando no bolo (e um soco no estômago da Honda). E é bem possível que isso aconteça, porque neste ano ninguém tem se destacado demais na pré-temporada. Na verdade, o único destaque é negativo e vem da equipe campeã, a McLaren. Até agora, os prateados fizeram muitas experiências e não impressionaram ninguém. O time passa a impressão de estar meio perdido, atirando para todos os lados.

Claro que isso tudo pode mudar na hora em que começar o GP da Austrália. Mas são os testes que fornecem os únicos dados para avaliação. É difícil acreditar que tenha gente escondendo o leite. Até agora, em resumo, não dá para apontar favoritismo de ninguém. A força da grana será menos sentida, com as restrições ao uso dos túneis de vento e a velocidade de desenvolvimento dos carros, sem treinos, será bem menor do que em anos passados.

Está pintando um bom campeonato, cheio de surpresas. Será?