SE É BRAWN, É BOM
SÃO PAULO (lembram da Bayer?) – Pois é. Ao que parece, nasceu bem o carro da Brawn GP. Button virou tempos competitivos ontem e Barrichello (com o topo do capacete preto, não mais azul) começou o dia com o segundo tempo hoje.
Um carro bem nascido, numa temporada sem testes, é a base para qualquer expectativa positiva. Pode ser cedo, claro, mas é hora de refazer os prognósticos sobre a ex-Honda.
Em tese, um time que só definiu tudo a três semanas da abertura do Mundial seria candidato único às últimas posições. Mas pode ser diferente, em 2009 — uma ótima notícia para a dupla BB. Até agora não quebrou nada, o que mostra que todos na equipe seguiram trabalhando nos meses de indefinição. E trabalharam bem.
Será uma enorme proeza do time se começar a temporada andando no bolo (e um soco no estômago da Honda). E é bem possível que isso aconteça, porque neste ano ninguém tem se destacado demais na pré-temporada. Na verdade, o único destaque é negativo e vem da equipe campeã, a McLaren. Até agora, os prateados fizeram muitas experiências e não impressionaram ninguém. O time passa a impressão de estar meio perdido, atirando para todos os lados.
Claro que isso tudo pode mudar na hora em que começar o GP da Austrália. Mas são os testes que fornecem os únicos dados para avaliação. É difícil acreditar que tenha gente escondendo o leite. Até agora, em resumo, não dá para apontar favoritismo de ninguém. A força da grana será menos sentida, com as restrições ao uso dos túneis de vento e a velocidade de desenvolvimento dos carros, sem treinos, será bem menor do que em anos passados.
Está pintando um bom campeonato, cheio de surpresas. Será?
Obviamente a equipe está andando com carro em condições de qualificação para aparecer na frente dos treinos e angariar patrocinadores. Aposto que na corrida não passa doa 10 primeiros…
Flávio,
Será que o bom desempenho da Brawn tem a ver com o fato de Ross Brawn ter liderado a famosa equipe que criaria condições de ultrapassagem na F1? Sendo ele o mentor de tudo isso, claro, ele deveria ter as melhores soluções para a construção de um carro.
Mas me custa muito crer que esse desempenho é real. Em todos esses anos de F1, aprendi a ver que milagres são impossíveis, creio que pode marcar pontos, mas nao lutar com a Ferrari.
FG, será que não é jogada de marketing para descolar um patrocínio? Menos gasolica, ajuste aqui e alí para assegurar um lugar na frente nos testes?
O que eu tô achando legal nesse ano é que os carros estão razoavelmente (pra não dizer “bem”) diferentes um dos outros. Pena que no ano que vem deve haver uma homogeneização (é assim que se escreve?).
E dá-lhe Brawn! Já escolhi a equipe para a qual torcerei!
Eu acho que a Brawn em comparação as outras equipes está numa outra fase de testes. Enquanto procura a velocidade simplesmente as demais, mais adiantadas, já estão buscando acerto para corrida.
Não deixa entretanto de ser uma boa perspectiva o fato de ter ido à pista tão tarde e ter obtido tempos promissores logo de cara, situação essa que não vinha acontecendo nos ultimos anos.
Agora, o que é evidente em todas as equipes, e não sei se em função das novas regras, é que os carros estão quebrando muito. Parece que nenhuma delas atingiu um grau de confiabilidade e tampouco que o conseguirão atingir até a primeira prova da temporada. É esperar para ver.
10/03/2009 – 13:32 Enviado por: Dú
Essa é uma possibilidade que tem algum fundamento. A equipe não tem patrocinador, portanto precisa impressionar para conseguir um.
Mas como torcedor brasileiro, e admirador dos trabalhos de Button e Brawn, espero que o ponto levantado pelo Dú não seja verdade.
Com a palavra o Flávio Gomes.
17 anos na F1, é mais uma prova de que Barrichello é uma tartaruga, pois ela é um animal que vive mais de 150 anos.
Seria a BrawnGP uma nova Prost? Acho que não, devido a competência do Ross Brawn para fazer carros de F1
Com relação aos tempos, teria condições de sabermos se os tempos de Barrchello foram consistentes, ou se o tempo que deu a ele o terceiro lugar no teino foi uma volta perdida? Qual a posição dele no treino da tarde?
Um abraço à todos…
O que é um torcedor? É uma pessoa que torce por alguém ou por um time… isso é o normal. É normal torcer por um brasileiro, que mostrou competência e profissionalismo por onde passou. Que quando tinha um carro vencedor foi ofuscado por um grande piloto com um ego maior ainda (Shummacher). Que mesmo com um carro podre, conseguiu manter o foco e trazer resultados surpreendentes – poderia conseguir dois pódiuns se o carro não pifasse em Singapura), superando o companheiro de equipe. Barrichello é alguém que podemos admirar e torcer por ele.
Anormal é torcer contra ele. Vejo pessoas com um sentimento de inveja/revolta sem nenhum fundamento. O que Rubinho fez contra essas pessoas é um mistério… talvez sejam motivadas pela parte da mídia que vive em função da audiência, de criar situações e polêmicas que nem existem.
Dificilmente a Brawn derá ao Rubinho um carro à sua altura nesse ano… mas mesmo assim, espero que ele tenha uma boa temporada e traga mais emoções às corridas.
Sim, eu sou normal.
Não… O carro não estava com tanque vazio no teste do Button nem do Barrichello, o que podemos afirmar que pode cair uns 2s ainda. Isso foi dito pelo proprio Brawn em outra fonte.
Eu havia dito antes que o Barrica não teria carro para andar, mas pelo jeito vai andar no Q1 direto…
Mas no outro ano, ele fazia otimos tempos nos treinos e depois nada… Entao vou aguardar mais um pouco para ter certeza do que vi.
Quando a equipe se chamava B.A.R., nos testes pré-temporada sempre estava entre os ponteiros, e durante o campeonato era só fiasco.
Depois mudou o nome pra Honda e continuou arrebentando nos treinos pré-temporada, aí chegava nas corridas e o fiasco aumentava.
Agora virou BrawnGP…
Será o mais emocionante campeonato dos últimos tempos. E esse último fim de semana de março que não chega!!!!
A Brawn Gp já ganhou minha simpatia e torço para que HUMILHEM a Honda, com um bom desempenho esse ano.
Nunca uma equipe de f-1 chamou tanto a atenção como essa Brawn!
Barrichello e Button estavam desacreditados e poderiam não correr este ano.
Ross Brawn como chefe de equipe e um carro com motor Mercedes.
Espero que seja uma novela com final feliz.
Menos para a Honda! Que pena.
Investiram pesado e quase não tiveram patrocinador.
Um carro que só ocupava as últimas posições.
A Honda de 2008 estava melhor do que o de 2007.
ETA TEXTÃO BOM ! ! ! esse do Flavio …..falando direitinho o que esta acontecendo….o Rubinho super bem com grandes possibilidades …e a McLaren ladeira a baixo…..( por causa do afastamento obrigatório de Ron Dennis…..)
E MAIS AINDA …A TORCIDA AI dos blogueiros….começamd a se animar com Rubinho….e beleza de texto…..TOMARA QUE DURANTE O ANO A GENTE TENHA MUITOS ASSIM…..abraço à todos Lionel
Esse campeonato vai pegar fogo. Acho que vai ter muito revezamento nas conquistas das vitórias.
Já me arrependi de não ir em Interlagos/09!
Rubinho, que volta legal ao circo! – primeiras voltas com o carro …
Esta equipe vai dar o que falar, todos estão com muita gana!
Abraço Flavio,
Gildo34
Só de não ser a cadeira elétrica que tinha tudo para ser já está passando de bom. Que venha a Austrália e saberemos afinal.
Adoro o Barricha e sempre torci para ele, mas colocando uma pitada de pimenta no assunto.
Imagina se a Brawn é soberana o ano todo, com Button campeão e Rubens vice?
Acho que ele não se aposenta, se mata…
Minha mente etílica me fez ler, “Se o Brawn é bom…” O CHOPP É BRAHMA!
Afeeee.
acho q esse carro tá fora do regulamento (mais leve) para tentar chamar atenção de patrocinadores, torço para q não esteja e seja realmente bom.
É o trio BBB. Barrichello, Button e… Brawn. ; )
Melhor que Big Brother Brasil.
Não sei não ainda acho que temos que esperar começar o campeonato começar pra tudo isso se confirmar.
Como diria o famoso apresentador: “Eu só acredito… Vendo!!! Hahai Hihi!!!”
Coisa linda a alegria da blogaiada,com os pes no chao.Vamos ter muita coisa de boa pela frente pois o Mr.Brawn nao eh de matar com a unha.A dupla BB colaborando,vem por ai a nova Ferrari por ele construida e que deu uma porrada de titulos ao Schumy.Sempre tem um bobao no meio,a dizer asneiras,mas eh assim que a roda gira.
Gomes, vc não acha que está na hora de falar que a Brawn é a ex-Honda?
Ninguém mais fala ex-Jordan, ex-Minardi e tal… e como a Honda decidiu abondonar, não vejo motivo pra continuar falando dela.
Abraço
É até pro FG colocar como post:
Algum de vocês se lembra da WOLF? Eu me lembro… ; )
Brawn será a maior atração na sexta-feira do grande prêmio da Austrália…
Pessoal, vamos trabalhar um pouco mais de interpretação? O Flávio não está dizendo que a equipe vai andar bem. O que ele está falando é que se esperava que a equipe andasse menos nos testes, e que quebrase mais vezes. Porém, isso não aconteceu, o que é um bo indício. Andar no meio do bolo não quer dizer andar na ponta. Estar em 13º, por exemplo, é andar no meio do bolo.
Concordo, Flávio. Eu esperava que o carro fosse uma bomba, e parece não ser. Também torço para que ande bem, não pelo Barrica, ou pelo Button, ou pelo Brawn, mas, sim, pela F-1. Para que o trabalho possa ser continuado não até meados, ou final, do campeonato, mas para anos seguintes.
Caraca… transmissão de pensamentos!
Num é atoa que este carro ta andando bem, só podia ter um Verde na pintura, se bem já quebrou um câmbio, será por causa da faixa preta ???????????
Pergunta:
o que é mais importante para a Brawn neste momento, ter um carro bom para a primeira corrida e nenhum garantia que possa correr mais de 3 meses ou conseguir patrocínios para sobreviver o resto da temporada?
Este carro não é um mero acaso .
Ola amigos, sei que alguns estão duvidando do carro da Brawn, mas vale lembrar que apesar da Honda ter por assim dizer fechado, e não falido fez com que toda a estrutura tecnológica da fábrica ficasse a disposição dos engenheiros liderados pelo Ross Brawn, e como o cara sabia muito bem onde as coisas iriam dar, não perdeu tempo e fez sim um carro competitivo, pois seria a única forma dele forçar a barra pra cima da Honda, e conseguir este acordo e um importante suporte inicial.
Para os que acham que o carro da BRAWN veio do éter… Lembrem que no ano passado o Ross já falava que tinha abandonado a cadeira elétrica de 2008 para se focar exclusivamente no carro de 2009, então o carro já foi muito bem estudado, resultando, aparentemente, num bom projeto.
Também concordo com o comentário que disse que com tão poucos dias de treino seria muito temerário colocar um carro for a do regulamento, teriam que usar a configuração oficial só na corrida, é muito risco…
abraços.
Gente, eu raramente comento aqui, mas diante de alguns despautérios, não me contive.
Primeiro: a primeira equipe a largar mão do seu carro de 2008 e investir no carro de 2009 foi a Honda, que começou tudo do zero pra fazer o carro de 2009, na época em que ainda havia 2 túneis de vento ao seu dispor, um na Inglaterra e outro no Japão. Ou seja, esse carro está sendo desenvolvido continuamente desde meados do ano passado, em dois túneis de vento, e o desenvolvimento não parou depois do anúncio da retirada da Honda em dezembro. O dinheiro continuou a ser injetado no que diz respeito ao projeto deste ano. Deste modo, não surpreende que este carro seja bem nascido, um carro trabalhado com tempo, paciência e dinheiro, acabou dando resultado.
Segundo: Ross Brawn não é moleque, muito menos aventureiro, já fez MUITO na F-1 e tem uma reputação de pentacampeão mundial a zelar. Ross não se prestaria a ser dono de uma equipe se não tivesse certeza que a conseguiria manter durante o mínimo de um ano. Portanto, não faz nenhum sentido que o mesmo esteja colocando seus carros abaixo do peso mínimo ou fora do regulamento apenas para atrair patrocinadores.
Terceiro: Outro fator positivo é que muitas equipes estão gastando muito tempo, dinheiro e tendo muitos problemas de confiabilidade devido ao KERS. Brawn, macaco velho, já percebeu que o KERS é mais problema que solução e já avisou, hoje, conforme matéria lida no Grande Prêmio, que não tem a menor intenção de usar o KERS. Ponto pra ele.
Por fim, não se surpreendam se a Brawn andar junto de Ferrari, Toyota e BMW na Austrália…
Até!
Não se esqueçam que Ross Brawn e Barrichello já batiam na tecla de que o carro para essa temporada já estava sendo feito a tempos! Já haviam desistido de arrumar a carroça de 2008 e focaram em construir um carro do zero para 2009.
E de modo nenhum esse novo carro surgiu do dia pra noite, o investimento da Honda foi alto no projeto, até porque sempre foi alerdeado como um dos maiores orçamentos do grid. Mesmo sem os devidos testes, o único trabalho dos antigos funcionårios da Honda foi aplicar todo o desenvolvimento pesquisado até então.
Ross Brawn é macado velho e não abraçaria nada do tipo se não soubesse exatamente onde está pisando.
O próprio Barrichello deu declaração que os testes no tunel de vento indicavam um carro muito bom, antes mesmo de ir para a pista.
O que vemos agora é a concretização de todo o trabalho feito desde 2008.
“Se Ross Brawn acredita no Rubens, porque nós duvidamos ??”
Bom comentário Roberto!
Muito bom, poderemos reviver um pouco a F1 de 86/87, quando era muito comum assistirmos 2 brasileiros ( Senna e Piquet ) brigando pelas vitórias e consequentemente o título, promessa de ótimos momentos!!!!
Muito bom, poderemos reviver um pouco a F! de 86/87, quando era muito comum assistirmos 2 brasileiros ( Senna e Piquet ) brigando pelas vitórias e consequentemente o título, promessa de ótimos momentos!!!!
E ai FG, tudo na paz?
É o seguinte… na hora que postei essa msg tinham 28 msgs anteriores… e em 80% delas no mínimo “desconfiando” que a BrawnGP e seus pilotos podem dar trabalho….
Eu gostaria que os desafetos do Rubinho dessem a cara e continuassem falando que o que “eles andaram” é enrolação, grupo da Brawn pra pegar patrocinio… tanque vazio, etc etc
A vontade é de encher essa msg de “vsf”… “vtnc”… “cambada de fdp invejoso”… mas só essa frase, se passar pelo crivo do moderador já tá bom….
…Aceleraaaaaaa Rubinhooooooo…. e CHUUUPAAAAAAAA cambada de invejosos….
p.s.: No final do ano num adianta querer ir em interlagos comemorar o título não hein… e o “chupaaa” aqui vai ser em caixa alta e vai usar 99% do espaço da mensagem…. kkkkkkkkk
Abçs
FG, porque você apagou o comentário do Zalex?
RESPOSTA DO FG:
O que é Zalex? Nome de remédio? Ah, e eu não apago nada. Apenas não publico. Não sei de qual comentário você está falando, mas se não publiquei, tive meus motivos. Aliás, como você sabe que o tal de Zalex mandou um comentário que não foi publicado? Seria você o Zalex? Cada gente doida…
Lembro da pré-temporada de 2007. A Honda chegou a andar na frente… não me arrisco a dizer nada até o dia 29 (que por sinal está demorand demais a chegar!).
Mas já pensaram o Rubens Barrichello – com todo esse papo de auto-ajuda e “O Segredo” – sendo campeão esse ano? Se aposentaria voluntariamente. Seria um misto de cômico e heróico. A ver.
O problema mesmo eram os japoneses, que hoje, como já foi registrado aqui, tem medo até de de suas próprias sombras neste momento de crise.
Eu li em algum comentário que a HONDA possa querer o time novamente. Discordo!
Acho que eles não teriam a cara de pau lavada de fazer isso. Seria humilhante demais.
Aposto sim em times de “mestres de garagem”. Esta moda tem que voltar e eu acho que o caminho é este.
Este ano é o mais esperado dentre muitos do passado.
Sonhar é preciso! E vamos a sequencia de milagres.
Vou até viajar um pouco…e se quiserem…podem ignorar esse post.
Lembram de onde partiu Barrichello para sua primeira vitória, na F-1? Pois é…18a posição, com uma Ferrari é verdade e beneficiado pelo acidente que Schumacher teve na largada.
Imaginem chegarmos em Setembro, com Barrichello lutando pelo título…
As coisas improváveis costumam acontecer com o Rubinho.
Abraços
Eu acho q a maclaren ta testando configurações pra várias corridas do campeonato, não?
Boas palavras, Flávio Gomes,também acredito no carro da Brawn, principalmente porque quem atrpalhava tudo foi embora, a Honda com seu sistema oriental e seu motorzinho pífio.
O regulamento resolveu o problema do carro.
Qual era o principal problema da Honda? Aerodinâmica.
Tiraram a parafernalha aerodinâmica e o carro se igualou aos outros.
O Flavio a equipe campeã não é a Ferrari…. a Mc larem tece o piloto campeão… não é isso.
Também estou começando a achar que o Mano Brawn & equipe vão surpreender muita gente, até porquê, o pessoal grudou no osso e não quis largar de jeito nenhum. Lembremos que :
1º – o carro de 2008, parou de ser desenvolvido muito cedo, tão logo viram que o mesmo era capenga e tomava pau de Titan 125 Motoboy;
2º – o carro de 2009, começou a ser construido muito cedo, sob a batuta de Ross Brawn, que também era um dos que comandaram o regulamento técnico da temporada 2009 e por mais honesto que ele possa ser, ele pode ter puxado um pouco a brasa para a sardinha dele. Sabe cumé, alí não tem nenhum santo, então, farinha pouca, meu pirão primeiro;
3º – de todos os chororôs do Rubens ano passado, o que ele mais reclamava e com razão, era sobre a falta de potência em reta, ou seja, a usina parecia Angra 1….. ( talvez por isso que os japas não queriam ver o Barrichello nem pintado de ouro );
4º – neste período todo de negociações, a equipe do Mano Brawn
não ficou parada. Ao contrário, enquanto as equipes adversárias ficaram quebrando a cabeça e perdendo dia de treino com tempo ruim para testar ( muitas nem treinaram nos dias programados ), eles ficaram na oficina acertando os detalhes, adaptando o motor do 1113 na Hornet e observando o que as outras equipes faziam.
5º – eles podem até estar treinando com pouca gasolina ou só com o cheiro da mesma, porém, eles estão rodando muita quilometragem e não estão tendo problemas;
6º – de pato pra ganso, acho que a Mc Laren, Luisinho e amigos estão começando a sentir falta de um espanholsinho chato,mala e mais chorão que o Barrichello, mas que tem o pé pesado pacas…
Huuummm, sei não….
Que coisa estranha….
Tava lendo a pouco no site “GrandePremio” que o motor do carro é Mercedes e o cambio é da Honda!!!
Mas como assim? Imaginava que o desenvolvimento de motor e cambio vinha cada vez mais integrado. Será que Ross Brawn é tão competente assim a ponto de conseguir “ecaixar uma peça quadrada num buraco redondo” e ainda conseguir algo competitivo??
Ao mesmo tempo lembrei esses tempos que a Honda quando pôs a equipe a venda, colocou tanto a fabrica quanto a divisão de desenvolvimento de motores.
Quem será que comprou a divisão de desenvolvimento de motores?
Será que a Mercedes, por “solideriedade” não aceitou batizar o antigo motor Honda com seu nome, de maneira a atingir o desejo da marca Honda em sair da categoria?
Não ter