Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (nunca é demais) – Vários blogueiros estão me mandando e-mails sentindo a falta da seção “Gira mondo, gira”, com pitacos diversos sobre tudo. Eu também estou. Na verdade, não tenho tido muita vontade de escrever sobre algumas coisas. É fase, passa. E acontece tanta coisa, não? Ontem, mesmo, quando ouvi a notícia de […]

SÃO PAULO (nunca é demais) – Vários blogueiros estão me mandando e-mails sentindo a falta da seção “Gira mondo, gira”, com pitacos diversos sobre tudo. Eu também estou. Na verdade, não tenho tido muita vontade de escrever sobre algumas coisas. É fase, passa. E acontece tanta coisa, não? Ontem, mesmo, quando ouvi a notícia de que Barack Obama começou a relaxar a cafajestada histórica que os EUA fazem com Cuba, pensei em escrever. Mas depois vi que é pouco, muito pouco: o fim da restrição de envio de grana, a permissão para algumas empresas americanas atuarem na ilha, liberar os cubano-americanos para viajarem a Cuba.

(Uai, cadê o direito sagrado de ir e vir? Quer dizer que os EUA, como Cuba, também proíbem seus cidadãos de saírem do país se o destino não for aprovado pelo crivo ianque? Ora, ora… Aliás, uma vez, chegando aos EUA para cobrir uma corrida em Indianápolis, a besta da imigração viu meu visto para o Líbano e perguntou o que eu fui fazer no Líbano. Eu disse que não era informação do interesse dele, nem do seu governo. Até onde eu sei, não tenho de comunicar a governo nenhum o que faço ou deixo de fazer quando viajo. Ele ficou meio irritado e insistiu na pergunta. Tive vontade de dizer que fui comer um beirute, mas para evitar mais problemas disse apenas um “well, I was there to see the place”, e como ele não tinha mais nenhum argumento para me encher o saco, carimbou o passaporte e pronto. Ainda bem que meu visto venceu.)

Obama tem se mostrado um cara tolerante e aberto ao diálogo. Mas poderia ser mais radical. Em vez de dar migalhas a Cuba, deveria acabar, pura e simplesmente, com o embargo ao país. Sem fazer exigências. Os EUA não têm o direito de exigir nada de ninguém. Se exigem eleições em Cuba, por que não fazem o mesmo em relação à Arábia Saudita? Ou à China? Porque são uns bundões.

Bem, ando sem paciência para falar demais sobre algumas coisas. Então, o “Gira mondo” segue em silêncio. Mas não custa lembrar o comercial da Pirelli (que já apareceu aqui várias vezes) que deu o nome a essas notinhas despretensiosas. Vira e mexe alguém me manda. É o anúncio de TV usando a F-1 mais legal que já vi. Quem mandou hoje foi o Eric Pirelllic.