Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

LUTO

SÃO PAULO (tristeza) – Acabo de receber a notícia, enviada pelo Eric Karmannvic, de que a Karmann, na Alemanha, faliu. Empresa fundada em 1874 para fabricar carruagens, produziu mais de 3 milhões de automóveis desde 1902, como encarroçadora para várias montadoras, especialmente a VW. O mais conhecido por aqui é o Karmann-Ghia, fabricado pela VW […]

SÃO PAULO (tristeza) – Acabo de receber a notícia, enviada pelo Eric Karmannvic, de que a Karmann, na Alemanha, faliu. Empresa fundada em 1874 para fabricar carruagens, produziu mais de 3 milhões de automóveis desde 1902, como encarroçadora para várias montadoras, especialmente a VW. O mais conhecido por aqui é o Karmann-Ghia, fabricado pela VW do Brasil de 1962 até 1972, num total de 23.577 unidades, incluindo 177 conversíveis — mosca-branca para colecionadores, e eu deixei de comprar um por 8 mil reais há uns dez anos, sou uma besta mesmo. A fábrica da Karmann-Ghia do Brasil ainda existe, na via Anchieta, e não tem mais nada a ver com a matriz alemã. Chegou a montar até Land Rover, mas não sei o que faz hoje em dia. Quem quiser saber, que clique aqui.

Perdi o conversível, mas mantive o meu com capota, esse amarelinho da foto maior, 1963, com motor 1.600 cc e rodas cromadas de Porsche. É uma graça. Troquei há alguns anos pelo vermelhinho da outra foto, 1966. Vou sair com ele amanhã para fazer uma homenagem póstuma. A Karmann na Alemanha demitiu seus 3.470 funcionários e, por causa da crise, encerrou suas operações em Osnabrück, onde há um lindo museu com carros que levam sua marca agregada.

O Karmann-Ghia é considerado, em várias listas de clássicos que as revistas especializadas publicam toda hora, um dos dez carros mais belos já produzidos no mundo em todos os tempos.