Blog do Flavio Gomes
F-1

PUNIR QUEM?

SÃO PAULO (sei lá) – Polêmica à vista. Hamilton pode perder o terceiro lugar de Melbourne, depois que surgiram evidências de que Trulli não passou o inglês sob safety-car porque é um doido de pedra, ou estava distraído, ou é um canalha aproveitador. Vídeos amadores (um deles está no Grande Prêmio) mostram que Jarno deu […]

SÃO PAULO (sei lá) – Polêmica à vista. Hamilton pode perder o terceiro lugar de Melbourne, depois que surgiram evidências de que Trulli não passou o inglês sob safety-car porque é um doido de pedra, ou estava distraído, ou é um canalha aproveitador. Vídeos amadores (um deles está no Grande Prêmio) mostram que Jarno deu mesmo uma escapada na última curva quando estava à frente de Lewis, sim, em fila quase indiana. Foi lá na grama. Hamilton passou porque era difícil não passar, não tinha como parar o carro e esperar para ver o que aconteceu.

Glock escapou também, porém, e quem vinha atrás não passou. Mas me parece que Vettel, com o carro arrebentado, era quem puxava a fila. E quem estava atrás de Vettel também não passou o alemãozinho de três rodas, com medo de punição.

A situação é confusa, porque Hamilton, logo depois, deixou Trulli passar — e por retomar a posição que, em tese, lhe foi devolvida, o italiano acabou sendo punido. Desconfia-se que quem deu a ordem para Hamilton devolver o posto tenha sido a McLaren. Nesse caso, por que punir Jarno?

A Toyota, curiosamente, avisou hoje que retirou o apelo contra a punição. Mas pode acabar recebendo o pódio de volta sem ter de pagar advogados.

O que eu acho? Não sei direito. É um episódio realmente complicado. Tendo a achar que o mais justo seria devolver os pontos a Trulli. Porque se é verdade que Hamilton não poderia parar o carro para esperar pela volta do piloto da Toyota à pista, também é verdade que Trulli, logo depois, viu Hamilton tirar o carro da frente e não teria como avaliar se ele tinha algum problema, se estava sendo gentil, ou se espirrou dentro do capacete.

Bom caso para a FIA resolver.