PUNIR QUEM?

SÃO PAULO (sei lá) – Polêmica à vista. Hamilton pode perder o terceiro lugar de Melbourne, depois que surgiram evidências de que Trulli não passou o inglês sob safety-car porque é um doido de pedra, ou estava distraído, ou é um canalha aproveitador. Vídeos amadores (um deles está no Grande Prêmio) mostram que Jarno deu mesmo uma escapada na última curva quando estava à frente de Lewis, sim, em fila quase indiana. Foi lá na grama. Hamilton passou porque era difícil não passar, não tinha como parar o carro e esperar para ver o que aconteceu.

Glock escapou também, porém, e quem vinha atrás não passou. Mas me parece que Vettel, com o carro arrebentado, era quem puxava a fila. E quem estava atrás de Vettel também não passou o alemãozinho de três rodas, com medo de punição.

A situação é confusa, porque Hamilton, logo depois, deixou Trulli passar — e por retomar a posição que, em tese, lhe foi devolvida, o italiano acabou sendo punido. Desconfia-se que quem deu a ordem para Hamilton devolver o posto tenha sido a McLaren. Nesse caso, por que punir Jarno?

A Toyota, curiosamente, avisou hoje que retirou o apelo contra a punição. Mas pode acabar recebendo o pódio de volta sem ter de pagar advogados.

O que eu acho? Não sei direito. É um episódio realmente complicado. Tendo a achar que o mais justo seria devolver os pontos a Trulli. Porque se é verdade que Hamilton não poderia parar o carro para esperar pela volta do piloto da Toyota à pista, também é verdade que Trulli, logo depois, viu Hamilton tirar o carro da frente e não teria como avaliar se ele tinha algum problema, se estava sendo gentil, ou se espirrou dentro do capacete.

Bom caso para a FIA resolver. 

Subscribe
Notify of
guest
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
13 anos atrás

Bem, depois da punição descabida ao Vettel, para mim ele já estava punido por não completar a prova depois da lambança com o Kubica, agora temos a verdade sobre o incidente entre o Trulli e o Hamilton. O que eu acho muito estranho é que o Glock saiu na mesma curva, só que não tão aberto quanto o italiano.

Plácido S B Campo
Plácido S B Campo
13 anos atrás

É mesmo, Wag !!! O video do Youtube foi pro vinagre…. E agora ? Alguém tem e pode me enviar por e-mail ??????? A imagem devia ser ótima pois a capa ainda está lá no Youtube.

wag
wag
13 anos atrás

O vídeo já foi pro espaço …
Alguém tem outro link?

Barichello
Barichello
13 anos atrás

“RESPOSTA DO FG:

Monta um site, dê suas notas e fique esperando alguém acessar para ler, espertão.”

Poxa, o cara tá se achando, só porque o site da bombando. Um pouco de umildade não faz mal não, viu?

RESPOSTA DO FG:

“Umildade”? Ai, ai, ai…

CARLOS MOURA - SIRENINHA
CARLOS MOURA - SIRENINHA
13 anos atrás

Flavio e amigos bom dia.
com 20 anos de bandeirinha em interlagos e 14 gp do brasil nas costas tenho a liberdade de falar que quem e o culpado disso tudo alem do Haminton e a propria FIA. eles tem esta mania besta de querer controlar tudo da torre de controle e nada sabem, com os seus 40 monitores de teve e apenas um “ze” que não sabe nada e não fazem consulta aos bandeirinhas porque não confiam neles.
acho tudo isso ridiculo, deveriamos valorizar os bandeirinhas, pois não acordamos no domingo as 4 horas da manha para fazer uma corrida de uma hora e meia as 3 da tarde. e nem sermos ouvido ou visto.

João Kohl
João Kohl
13 anos atrás

Tem mais gente que ultrapassou de forma errada e não se falou nada, esta lá no mesmo vídeo do Trulli e Hamilton.

fabio
fabio
13 anos atrás

Logo cedo e boas noticias, Hamilton desclassificado juntamente com a sua Equipe do GP da Austrália. Dai a Cesar o que é de Cesar ( esta frase é boa, hein?).

Alan
Alan
13 anos atrás

já fizeram a cagada, desclassificaram a mclaren por “iludir” os fiscais de prova mandando o hamilton deixar o trulli passar.

é uma piada essa FIA, será q colocaram dirigentes brasileiros ??

Prudente
Prudente
13 anos atrás

Agora que foi confirmada a desclassificação de Hamilton e que os pontos voltam para o Trulli, dá até pra tentar acreditar que a FIA, pelo menos nesse caso, tomou vergonha na cara e corrigiu a cagada.

Minha humilde opinião pessoal: Lewis foi correto na pista, mesmo que sob ordem da equipe, quando deixou Jarno recuperar a posição. Mas foi um tremendo de um safado (inclusa a McLaren) quando ficou calado e não contou nada para a FIA quando questionado do porque ter deixado Trulli passar.
A McLaren de Lewis mereceu a desclassificação.
E a justiça foi reestabelecida para Jarno, que foi o grande destaque na Austrália, largando dos boxes e chegando em terceiro.
Se não fosse o vídeo do torcedor denunciar tudo, as coisas ficariam como estavam. Viva a era digital !!

E o Alonso, que passou o Vettel na entrada da reta, será que vai ser punido também??

Mauro
Mauro
13 anos atrás

E aí Flávio bocão e companhia… vão rever a nota do Trulli agora? E o Hamilton “combativo” não perde nenhum décimo por mal comportamento?
Vocês precisam de um curso acadêmico de como se faz uma avaliação… pois são péssimos.
7 pro Barrica por causa da largada ruim (??) e só por que ele tem um carro bom… Se isso tivesse sido com o Schumi ou Alonso vocês dariam um notão chamando o cara farejador de oportunidades e gênio por se manter na pista. Dá licença né. Eu também vi a corrida!

RESPOSTA DO FG:

Monta um site, dê suas notas e fique esperando alguém acessar para ler, espertão.

nardo77
nardo77
13 anos atrás

Bom, no momento que o Hamilton passou, o Trulli estava fora da pista, na grama, área de escape, que segundo o regulamento, o mesmo utilizado pra punir o Hamilton ano passado, área de escape nao é pista, portanto, nao pode ser usada pra competir. Pelo regulamento, o Trulli estava fora da competicao. Quem vem atras nao tem que parar pra esperar. No caso do Glock, ele estava meio que fora, meio dentro. Mas a McLaren ficou na dúvida e disse ao Hamilton que devolvesse o lugar com medo de uma possível punicao. Certo. O Trulli passou sob bandeira amarela porque o Hamilton cedeu. Só que depois da corrida, a McLaren, por maldade ou nao, considerou como eu disse acima, O Trulli estava fora da pista. Entao, o Hamilton estaria certo em te-lo ultrapassado. É complicado, e eu acho que no final, deveriam devolver o lugar pro Trulli porque ninquém entendeu direito o que aconteceu e a própia McLaren pediu o Hamilton pra deixar o Trulli voltar pra 3… Enfim, os dois fizeram um corridao. E todas as partes disseram o mesmo desde o comeco. O Hamilton falou que viu o cara fora da pista, passou e a equipe mandou ele devolver. O Trulli disse que o Hamilton estava na frente e de repente desacelerou cedendo a possicao… No caso do Vetel, mesmo com o carro destruído, ele estava na pista, andando, com bandeira amarela nao passa… Até que ele encostou e parou!

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

Sinceramente, não tinha entendido quando li aqui, nos comentários das notas do Grandepremio, que Trulli tinha passado Hamilton num “despiste” deste. Já tinha ouvido e lido o contrário. Só não sabia em que condições.
Pois bem. Agora a dona Fia deve DEVOLVER a terceira posição ao Trulli e pronto. Hamilton fez o que tinha que fazer. Se pára o carro, corre o risco do motor morrer. E aí… Como ele cedeu novamente a posição e não foi pra cima para ultrapassar o trulli novamente, cumpriu o que impõe os costumes + regulamento. (lembrando que não há qualquer verossimilhança ao caso de Spa 2008).

Z.H.É.H
Z.H.É.H
13 anos atrás

“Pra” que facilitar, se podemos complicar!!!!!!!!!!! Essa FIA!!!!!!!!!!!
Agora arrumaram uma “sarna” pra coçar logo no início do campeonato. Vem coisa por aí!!!!

um abraço””””

Tiago S.
Tiago S.
13 anos atrás

Eu acho que tem que devolver a posição pro Trulli e não punir ninguém, nenhum dos dois errou eu acho, os dois fizeram o que acharam que deveriam fazer. A FIA que fica mudando tanto regra de tudo que o piloto corre com um pé atrás.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
13 anos atrás

E mais uma vez os caras que (muito provavelmente) nunca sentaram em um carro de alta performance surgem no cenário só para atrapalhar.
Parece a decisão equivocada do GP da Belgica do ano passado. A solução?
Simples, pega ex-pilotos com gabarito tipo M. Schumacher, A. Prost, M. Hakkinen, G. Berger, E. Fittipaldi, N. Lauda e usa os caras como comissários, em um sistema de rodizio, tipo 3 em cada GP, para não parecer que esse ou aquele estão defendendo algum interesse excuso, nem desgasta-los.
O que você acha?

Fabio Tust
Fabio Tust
13 anos atrás

Interessante também é que a F1 com sua tecnologia, transmissao de tv milionaria, 2358 cameras oficiais e quem pegou o furo foi um fã com uma filmadora/celular/fotografica amadora… heheheh são engraçados estes nossos novos tempos

Rodrigo Font
Rodrigo Font
13 anos atrás

Coincidencia ou não,sempre os fatos polemicos, tem como protagonista, LEWIS HAMILTON…Ora as gruas,ora o que fez noS GP´s da Hungria e Japão em 07, a porrada na traseira do Kimi,qdo o filandes e o Kubica estavam parados nos boxes,no ano passado….Ou seja….Só dá ele….

Ubiracy
Ubiracy
13 anos atrás

FG,
parece que não teremos uma competição esportiva, mas sim um campeonato de punições.Leva quem perder mais.
Se não se pode ultrapassar com o SC na pista, como fazer quando alguém escapar durante a presença dele?
Para todo mundo e coloca o carro em ponto morto até que o autor da peripécia retorne a pista?
Seria melhor, então, decidir as corridas em uma disputa de porrinha no lado de fora do autódromo, de preferência em um bar (se beber, não dirija!)

Luiz Carlos Silva
Luiz Carlos Silva
13 anos atrás

Acho que, nesse caso, não deve haver punição para nenhum. No máximo fica Hamilton em 3° e Trulli em 4°. Pronto.

Foca
13 anos atrás

esses comissarios tomam o mesmo remedio do salustiano.

fabio
fabio
13 anos atrás

Tomara que devolvam a taça para o Trulli. O cara é merecedor já algum tempo. Leva nas costas esta tranqueira de Toyota, e além do mais, é bota. Para ultrapassá- lo numa corrida o sujeito tem que ser muito arrojado, senão, nada feito. Quero mais que este aprendiz de piloto( Hamilton) leve chumbo e devolva o caneco para aquele que realmente é merecedor.

Eric
Eric
13 anos atrás

Xiiiiii….comecou errado essa FOTA….alias,seria ela que decide???

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

Caro FG

nenhum dos dois devem ser punidos !!!

Como alguém escreveu aqui. Os dois resolveram o assunto na pista. E nesse a FIA fez seu “barraco” sem nenhuma necessidade.
No ano passado a FIA passou dos limites metendo o bico onde não devia. E nesta temporada vai ser pior ainda.

Acho que o correto é simplesmente manter o resultado da bandeirada !!!
Gde abraço
JCS

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

O Hamilton não tem que ser punido, porque o Trulli é que errou.
Mas o Trulli merece o troféu de volta, não mereceu a punição.

geraldomesquita@uai.com.br
13 anos atrás

Concordo tb com o Maurício acima. É a logica! O que os velhinhos estão querendo afinal? aff

José Eduardo Rocha
José Eduardo Rocha
13 anos atrás

Acho que o Hamilton poderia ter esperado o Trulli. Tenho a impressão que ele acelera antes do necessário. Mas se ele devolveu a posição, eu não tenho que achar nada……nem os fiscais. Tem que ficar como acabou a corrida, Trulli 3º Hamilton 4º. Simples….

geraldomesquita@uai.com.br
13 anos atrás

FG, estes comissários já estão enchendo o s… (ops! Foi mal!). Estes comissários já estão extrapolando, vc concorda? Que tal uma enquete a respeito? Tenho aimpressão de que o resultado seria a maior balaiada das enquetes em todos os tempos. Fora com todos esses velhinhos gagás! (incluindo tb o Tio Bernie e o Max Danadinho).

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Injustiça mesmo é a punição de 10 posições para Vettel na próxima corrida. Tá certo que o cara teve lá sua dose de culpa, mas é acidente de corrida, os caras estão andando no limite e erros acontecem.
É assim que a FIA quer estimular ultrapassagens e briga por posições? Ao entrar numa disputa, o cara corre o risco de ficar fora da prova e ainda se ferrar na próxima.

geraldomesquita@uai.com.br
13 anos atrás

Concordo com o Danilo Gaidarji. Simples: esquecer a tal punição deixando tudo como estava quando a corrida terminou.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
13 anos atrás

Revendo o vídeo da corrida, aparece claramente, pela câmera do Hamilton, a escapada do Trulli. É só devolver os pontos do cara.

Vermeulen
Vermeulen
13 anos atrás

Hamilton foi bacana ao devolver a posição (embora haja a desconfiança de que só o fez por ordens da Mclaren), mas ele foi “esperto” ao não declarar aso comissários o que realmente havia acontecido, que Trulli só o ultrapassou de volta por ter perdido a posição por um erro seu sob bandeira amarela. Ele e a Mclaren não contavam com um torcedor que testemunhou toda a cena e a expôs na internet.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Flavio, voce acredita em complo contra a McLaren ou um resquicio dos problemas que aconteceram em 2007?
Abraco e bom final da semana!

Alex Martins
Alex Martins
13 anos atrás

Devolvam os pontos ao Trulli e bola pra frente!

Felipe Passos
Felipe Passos
13 anos atrás

Flávio, neste vídeo aparece claramente o Alonso ultrapassando o Vettel na entrada da reta. Será que ele merece punição segundo os critérios nebulosos da FIA?

Minha opinião é que Trulli deve ter sua punição cancelada! Agora, será que ele deveria voltar para terceiro ou para quarto já que Hamilton deixou ele retomar a posição com medo de uma punição?

Concordo com o Rodrigo Moraes, se os pilotos resolveram na pista pra que estes comissários entram em ação? Só pode ser para aparecer!

Abraços

Fernando Passos
Fernando Passos
13 anos atrás

Flávio, olhe no finzinho daquele video que o Alonso passou o Vetel sim, na entrada da reta… Meu irmão quem me alertou…

Abraços!

JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

Devolve a posição para Trulli e Hamilton fica com a posição que normalmente conquistaria. Esta opção já resolve tudo.

Porém, se Hamilton e a McLaren ficaram quietinhos, torcendo para que tudo desse certo e ficassem com o terceiro lugar, aí agiram de má fé, ou foram “espertos”?

Difícil, não?

E agora? Terão que monitorar as conversas entre piloto e equipe em tempo integral? Terão que espalhar cinegrafistas amadores por toda a pista?

Michel
Michel
13 anos atrás

A única coisa que precisa ser verificada, é se o vídeo é realmente no momento em que diz que é. Se for…tem alguma coisa pra pensar, senão rever a decisão da punição, e dar o troféu pro Trulli?

É bom que a FIA se mexa logo, isso sim.

Luiz Sergio de Andrade
Luiz Sergio de Andrade
13 anos atrás

FG,
O que vi foi que todos aqueles que usavam o KERS freavam forte para recarregar a bateria, com diversas travadas de roda, nas vezes em que o SC foi acionado.
Coisa de corrida, e quem criou a “caca” foram os comissários que quiseram aparecer, afinal, a McLaren que teria sido “prejudicada” pelo Trulli nada reclamou.
Um corrida tão interessante, onde os últimos foram os primeiros (do grupo B), com belas pilotagens, e os comissários querendo aparecer.
Esse velhinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Está aí a prova máxima de como esses comissários estão enchendo o saco. Os próprios pilotos resolveram o assunto na pista, mas os comissários da FIA têm que meter a colher.

Trulli saiu da pista, Hamilton não sabia se ele voltava, e passou. Como o Trulli voltou, ele devolveu a posição. Problema resolvido, até os comissários aparecerem pra “ajudar”.

Quanto a espirrar dentro do capacete, eu às vezes tinha esse problema, nas primeiras horas da manhã. Esquecia que estava de capacete e borrifava a viseira. Já há um tempo só uso capacete com divisão entre a parte “respiratória” e a parte “enxergatória”, e meus problemas se acabaram-se…