Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

SEM NOÇÃO DO RIDÍCULO

SÃO PAULO (mundo chato, sô) – Vocês se lembram, certamente, do blog do irmão do Décio. Tem esse nome mesmo, “irmão do Décio”. O Décio é um sujeito pacato, modesto colecionador de carros antigos do interior de SP. Digo “modesto” porque ele não tem 200 carros, dez Bugattis e 50 Ferraris. Gosta dos nacionais, tem […]

SÃO PAULO (mundo chato, sô) – Vocês se lembram, certamente, do blog do irmão do Décio. Tem esse nome mesmo, “irmão do Décio”. O Décio é um sujeito pacato, modesto colecionador de carros antigos do interior de SP. Digo “modesto” porque ele não tem 200 carros, dez Bugattis e 50 Ferraris. Gosta dos nacionais, tem um monte de DKWs e Lambrettas, é modesto como sou eu e os malucos que juntam carros que a maioria nem sabe que ainda existem. A coleção é demais, na verdade…

Pois o Du Oliveira, irmao do Décio, é designer, adora carros, e passa o tempo livre, quando encontra, fazendo “releituras” de modelos do passado. Faz trabalhos ótimos, sem nenhum interesse comercial, apenas exercitando sua criatividade e imaginação. De seu computador saíram “releituras” (estou usando entre aspas porque ele não está “relendo” nada, apenas criando; é que “releitura” está na moda) de carros como a Rural, o Fissore, o Opala, o Corcel, essas coisinhas miúdas que falam muito ao coração de quem os teve ou desejou um dia.

Algumas dessas “releituras” são de carros da Volkswagen. Gol, SP2, Brasília, Zé do Caixão, Karmann-Ghia… Trabalhos lindos. E como têm enorme qualidade, caíram na rede. As pessoas leem blogs, compartilham imagens, se divertem na internet, as coisas se espalham. Aqui mesmo o blog do irmão do Décio foi várias vezes citado, celebrando algumas dessas “releituras” que ficaram espetaculares, como essa do Gurgel X-12 que ilustra este post, e que escolhi a esmo.

E não é que nesta semana o irmão do Décio recebeu uma notificação judicial de um exército de advogados da VW, acusando-o de uso indevido da imagem? E solicitando a retirada do ar de todos os desenhos que fez de modelos antigos da marca?

Por que é que a VW e seus advogados não se preocupam com coisa mais séria? Por exemplo, as reclamações de seus consumidores que aparecem às dezenas na seções de cartas dos jornais e revistas especializados em automóveis? Não têm mais nada de importante a fazer?

Sempre que acontecem essas coisas, perco um pouco do respeito que tenho pela história de algumas montadoras. A VW me é caríssima, tenho uma porção de carros da marca, adoro Fusca, Kombi, Gol, Variant, Passat, Karmann-Ghia, tenho tudo isso na garagem, são pecinhas queridas do meu amontoado de velharias. Diante de uma atitude arbitrária e truculenta dessas, tenho a impressão de que esses caras não têm a menor ideia do que representam aquele V e aquele W dentro de um círculo, sua história, sua ligação com as pessoas comuns.

Zero para a Volkswagen e seus advogados. Ridículos. Devem ganhar salários altíssimos para ficar perdendo tempo com coisas inofensivas como os desenhos do irmão do Décio. Eu mandaria todos embora. Seus rendimentos devem ser suficientes para preservar os empregos de centenas de operários, que valem muito mais do que esses engravatados de merda.