Blog do Flavio Gomes
F-1

DANOU-SE

SÃO PAULO (agora que eu quero ver…) – Acabou agora há pouco a reunião entre FOTA, FIA e FOM em Londres. As primeiras informações dão conta de que Max Mosley bateu o pé no teto orçamentário. Não houve acordo. A Ferrari já teria anunciado que vai entrar na Justiça francesa contra o regulamento de 2010. […]

SÃO PAULO (agora que eu quero ver…) – Acabou agora há pouco a reunião entre FOTA, FIA e FOM em Londres. As primeiras informações dão conta de que Max Mosley bateu o pé no teto orçamentário. Não houve acordo. A Ferrari já teria anunciado que vai entrar na Justiça francesa contra o regulamento de 2010.

Breves e primeiras conclusões, enquando mais detalhes não vêm à tona…

1) Se a Ferrari vai entrar na Justiça, era cascata que iria sair da F-1. Bastaria sair e pronto, cumprindo a promessa feita por escrito no início da semana. Mas a equipe dá a impressão de que quer continuar, e por isso poderá brigar nos tribunais para mudar o regulamento. A informação de que os italianos vão recorrer à Justiça, porém, não é oficial no exato momento em que escrevo esta nota (depois atualizo, se for necessário).

2) Max está disposto a um confronto. Ao seu lado, por enquanto, apenas Brawn e Williams. Mas não duvidem que a McLaren se alinhe, levando junto a Force India. Se a Lola vier, mais a USGPE, seriam seis ao seu lado. Na outra trincheira, Ferrari, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e BMW Sauber. Esse grupo pode ser dividido em suas convicções. As três primeiras se manifestaram oficialmente contra o teto orçamentário. As outras três me parecem, digamos, mais flexíveis.

3) Bernie Ecclestone, o mediador, não deve ter mediado nada. Já foi, digamos, levado mais a sério pelas equipes.

Aguardemos os detalhes para tentar imaginar onde isso vai parar. Não nos esqueçamos que no dia 29 terminam as inscrições para o Mundial. Por via das dúvidas, imprimi um formulário e vou reservar o número 69.