Blog do Flavio Gomes
F-1

MONEGASCAS (7)

SÃO PAULO (justa lembrança) – É só no dia 3 de junho a passagem do 25º aniversário do histórico GP de Mônaco de 1984, a corrida que revelou Senna ao mundo. Acho que todos conhecem a história. Ayrton, de Toleman, fazia uma prova espetacular quando a corrida foi interrompida por um dilúvio de proporções bíblicas. Alain […]

SÃO PAULO (justa lembrança) – É só no dia 3 de junho a passagem do 25º aniversário do histórico GP de Mônaco de 1984, a corrida que revelou Senna ao mundo. Acho que todos conhecem a história. Ayrton, de Toleman, fazia uma prova espetacular quando a corrida foi interrompida por um dilúvio de proporções bíblicas. Alain Prost era o líder, provavelmente seria ultrapassado pelo brasileiro, e acabou ficando com a vitória, mas computou apenas metade dos pontos, 4,5 em vez de 9. Ironia do destino, perderia o título para Niki Lauda, no fim do ano, por apenas meio ponto.

Senna, merecidamente, ficou com todos os louros da vitória moral. Mas tem um cara que não deve ser esquecido, naquele domingo. O alemão Stefan Bellof, da Tyrrell, fazia prova igualmente espetacular, vindo lá de trás, e terminou em terceiro. Depois a FIA anularia todos os resultados da equipe no ano, mas foi ele quem recebeu o troféu no praticável do príncipe e da princesa.

Bellof tinha 26 anos e era uma das grandes esperanças do automobilismo alemão nos anos 80. Morreu tragicamente no ano seguinte, num acidente nos 1.000 Km de Spa-Francorchamps de Esporte Protótipo.

Quem mandou a foto foi o blogueiro Marcvs Avrelivs.