MONEGASCAS (7)

SÃO PAULO (justa lembrança) – É só no dia 3 de junho a passagem do 25º aniversário do histórico GP de Mônaco de 1984, a corrida que revelou Senna ao mundo. Acho que todos conhecem a história. Ayrton, de Toleman, fazia uma prova espetacular quando a corrida foi interrompida por um dilúvio de proporções bíblicas. Alain Prost era o líder, provavelmente seria ultrapassado pelo brasileiro, e acabou ficando com a vitória, mas computou apenas metade dos pontos, 4,5 em vez de 9. Ironia do destino, perderia o título para Niki Lauda, no fim do ano, por apenas meio ponto.

Senna, merecidamente, ficou com todos os louros da vitória moral. Mas tem um cara que não deve ser esquecido, naquele domingo. O alemão Stefan Bellof, da Tyrrell, fazia prova igualmente espetacular, vindo lá de trás, e terminou em terceiro. Depois a FIA anularia todos os resultados da equipe no ano, mas foi ele quem recebeu o troféu no praticável do príncipe e da princesa.

Bellof tinha 26 anos e era uma das grandes esperanças do automobilismo alemão nos anos 80. Morreu tragicamente no ano seguinte, num acidente nos 1.000 Km de Spa-Francorchamps de Esporte Protótipo.

Quem mandou a foto foi o blogueiro Marcvs Avrelivs.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo Machado
14 anos atrás

Gomes, o Stefan Bellof morreu pilotando um Porsche 956, para compensar este triste fato, este video on board de um 956 dando uma volta em Le Mans é o mais eletrizante que ja vi, quando chega na Mulsanne parece que o tempo para de tão rapido, deve estar a uns 400 km/h :

http://www.youtube.com/watch?v=yni-W7s3Hp4

Eu costumo baixar os videodo Youtube, tenho voltas onboard em Le Mans do GT-40, Ferrari 512, Porsche 917 mas esse é o melhor.

Outro video que faz tempo que queria mandar e da cena do filme “Vanishing Point (em português: Corrida contra o Destino”, a historia de um cara que foi veterano do Vietnã, policial, piloto de Nascar e por fim vai trabalhar numa loja de carros, tendo de entregar um Dodge Chalenger 1971 atravessando os EUA, ele faz uma aposta com um amigo de que entrega em um dia apenas, de cara já e parado pela policia, começando uma grande perseguição.
Este filme é considerado um “Cult Movie” e a cena em questão toca a musica que depois veio a ser tema do Globo Reporter,
“Freedom of Expression”, tocada pelo grupo J.B. Pickers, é um filme que me fez gostar de carros e não gostar, como você diz, dos “engravatados de merda”. Ele estava no Youtube, depois não achei mais, agora achei em outro lugar:

http://vodpod.com/watch/1482782-m%C3%BAsica-na-tela-vanishing-point

Hugo Becker
14 anos atrás

Pode ser uma baita idiotice ou uma mera associação infundada, mas o Vettel me lembra absurdamente o Bellof. Em quase todos os aspectos, até físicos. Ambos se destacam na chuva, surgiram como jovens promessas, são alemães e “surgiram” para a F-1 de forma bastante semelhante.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Depois da postagem sobre os 50 anos da revoluçao cubana, esta é o sua melhor postagem do ano, Flavio. Parabéns.

Márcio Heide
Márcio Heide
14 anos atrás

A cena do 962 bobrado ao meio e incendiado é uma das mais pavorosas que já se viu!

Foi uma covardia, uma pena!

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Eu vi a corrida novamente , e fiquei prestando so atencao na corrida deste alemao que o flavio falou ….eu diria que ele foi o mais rapido mas nao ultrapassava com tanta rapidez ….senna estava em 9 e rapidamente ja estava em 4 , e o bellof perdeu tempo ate chegar neste posicao……ficava muito tempo tempo atras dos carros é so ver a corrida

Antonio Marcos. Cristais-MG
Antonio Marcos. Cristais-MG
14 anos atrás

É triste como tem pessoas que gostam de ironizar qdo alguém faz algum comentário sobre o Senna. Parece que é proibido falar sobre o Senna aqui, que logo aparece um “superdotado” no conhecimento sobre o autombilismo, pra descascar o finado e seus fãs. Se o Senna como pessoa era isso ou aquilo, ele já teve seu julgamento, mas que ele deu muita alegria a muitos brasileiros isso os “pseudo genios” nunca poderão descascar e ponto….

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

3º de Tyrrel era genial também. E ele vinha mais rápido que o Senna no momento da interrupção da corrida.

ron12
14 anos atrás

A corrida de 84 não foi interrompida devido a chuva “de proporções bíblicas” como postou o Flávio, mas sim pelo interesse do Jack Ickx.
Bellof foi desclassificado porque o carro estava abaixo do peso.

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

fui caçar no you tube videos do beloff em monaço e vi ele mandando ver em cima da ferrari do arnoux,apos passar o alemão deu uma linda escorregada nas quatro na entrada do tunel,coisa linda de se ver e que coisa linda é o circuito de monaco,podem falar o que quiser mas acho essa pista um desafio,muito magica!bem lembrado o beloff pelo FG,esse cara era mesmo uma fera!!

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Detalhe mórbido:
Assistindo no Youtube o GP de Mônaco de 1984, dos 10 primeiros na tabela de classificação, após essa etapa 4 faleceram nas pistas:
Senna (GP Imola), Bellof (1000 Km Spa), Alboreto (Treino da Audi em Lausitzring) e de Angelis (Treino da Brabham em Paul Ricard).
R.I.P. guys.

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
14 anos atrás

Bellof era o cara!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz, a viuvada adora estas sessões remember!!!
Ahhh, das wunder fraulein Kelly!!! Dank, Gomov, danks!!!!

Marcello
Marcello
14 anos atrás

“Charmeston,

é verdade, mas Bellof treinou com um motor diferente, que o Ron Dennis disse que era uns 3 décimos mais lento que o que Senna tinha usado. E Bellof foi apenas 2 décimos mais lento que Senna.”

Motor 3 décimos mais lento? Deus do céu., cada um que aparece…

Antonio Marcos. Cristais-MG
Antonio Marcos. Cristais-MG
14 anos atrás

Luizfernando, o Prost rodou na volta de apresentação do GP de Imola de 1991 (to 99% de certeza), vibrei como se fosse uma vitória do Senna

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

é cada coisa que neguinho fala que sei não…dizem que a suspensão de Senna PODERIA quebrar pela pancadona (lembro) que el deu ao ultrapassoa o Lauda (acho)…é…se minha mãe tivesse duas rodas não seria minha mãe, seria uma bicicleta

Edson
Edson
14 anos atrás

Grande piloto foi o Stefan Bellof… muito rapido e muito tecnico. Seria com certeza uns dos grandes da F1 junto a Senna. Pelo que se sabia ja tinha contrato assinado com a Ferrari no ano seguinte ao acidente de sua morte… o destino nao deixou… Que descanse em paz.

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Ao Leonardo,

O Yuje Ide não, mas que o Takuma Sato de vez em quando dava um showzinho, isso dava, sobretudo, qdo corria com o Button na BAR. hahaha!

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

Sempre achei que se Beloff não tivesse morrido o Schumacher não teria aparecido,mesmo porque tinha tambem o Manfred Winkelhoc que morreu uma semana antes ou depois do Beloffs com uma Porshe tambem, e como dizem que o Frentzen nas categorias de base tinha mais moral que o Schummy…ouvi dizer que o Ickx seria culpado pela morte dele(Beloffs) mas sinceramente vendo as imagens a culpa foi toda do alemão

leonardo
leonardo
14 anos atrás

bellof correu muito pq tinha um carro fora do regulamento ora!! se não me engano o problema era no peso do carro. ai ate yuje ide dá show! hehehe

hugo
hugo
14 anos atrás

Realmente, como foi dito acima, o capacete parece com o do Boutsen. Muito bonito.

http://img387.imageshack.us/img387/7331/boutsenthierrybellofsteyi7.png

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Naquele ano de 1984, a Tyrrell foi desclassificada de todas as corridas do campeonato porque o carro estava correndo fora do regulamento, com um peso abaixo do limite mínimo. À propósito, o comentário do André Grigorevski foi o mais sensato que eu li neste post!

BOLOFT?
BOLOFT?
14 anos atrás

Alemão arregaçando brasileiro, que eu me lembre, foi o SCHUMACHER prá cima do PIQUET…o cara até pediu a aposentadoria proporcional (saiu recebendo menos) prá parar de apanhar do alemão…

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Lindos, o carro e o capacete.

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Citando:….Se você tiver com preguiça você so pega da Wikipedia e cola aqui….

Ah neim, tenho que ler cada coisa aqui…….

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Charmeston,

é verdade, mas Bellof treinou com um motor diferente, que o Ron Dennis disse que era uns 3 décimos mais lento que o que Senna tinha usado. E Bellof foi apenas 2 décimos mais lento que Senna.

The Driver
The Driver
14 anos atrás

Os dois foram muito bem naquela corrida, mas aí nos comentários ja estão falando que Bellof é melhor que Senna! Aí virou palhaçada! FG, faça posts frequentemente falando da historia de pilotos, é muito bom para saber de historias como a dessa corrida; Se você tiver com preguiça você so pega da Wikipedia e cola aqui.

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Flávio….uma curiosidade.

É apenas você quem libera todos os posts? Quanto tempo você gasta por dia?

Tem equipe para fazer isso? Quanto tempop por dia?

Abraços,

JR

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Citando:…Sempre vou dizer que MS ganhou mais títulos que merecia….

Sempre achei isso também. Um dos adversários do Shumi era o Barrica. Precisa dizer mais alguma coisa?????

Numa época de F1 de verdade ele teria ganho 2 ou 3 títulos. Baita piloto, mas não esse “genio” que alguns aclamam….

Ricardo Soares
Ricardo Soares
14 anos atrás

Stefan Bellof, bela lembrança…
são daqueles pilotos que caem bem na frase “aquilo que poderia ter sido”…
Os resultados da Tyrrell naquele ano foram anulados pois a mesma foi acusada de ter “batizado” a gasolina com “nãoseioquê”; talvez por isso a ajudasse a fazer frente com os motores turbos. Mas o Bellof era “bota” (ainda se fala isso?).

charmeston scheller
charmeston scheller
14 anos atrás

Lembram-se que Senna e Bellof ,fizeram um teste pela McLaren para a temporada de 1984,e Senna foi ligeiramente mais rápido,naquele teste.

charmeston scheller
charmeston scheller
14 anos atrás

A um detalhe sobre a performance de Bellof,que poucos levam em consideração.Dos três primeiros ao final da prova´´Prost,Senna e Bellof“,apenas o Alemão,que era pé pesado mesmo,utilizava um carro sem motor turbo.Na época os carros aspirados só encaravam os turbo,em pista de rua,e em corridas com chuva.Então a chuva e a pista de rua favoreceram a Bellof,já que o Toleman de Senna,era o pior carro turbo de 1984,e mais fraco que a Tyrrel.Prost já estava se afogaldo ,e seria facilmente ultrapassado pelos dois.Se não fosse o belga Ickx ,diretor da prova na época ,e considerado ´´rei da chuva“,e que se envolveu no acidente com Bellof um ano depois em Spa,nós teriamos visto um grande duelo entre novatos na F1,disputando vitória,e em Mônaco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

Ótima lembrança. Bellof foi co toda certeza o melhor piloto surgido naqueles tempos. Indiscutível.
Fale mais da carreira dele outra hora. VALEU!

Marcello
Marcello
14 anos atrás

Não é coincidência que os dois que deram show em Monaco morreram nas pistas. E é por esse tipo de gente que a F1 adquiriu a aura que tem, que surjam mais deles.

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
14 anos atrás

Se não me engano a McLaren queria contratar o Bellof pro ano seguinte no lugar do Lauda, por indicação da Porsche. A história poderia ser bem diferente e quem sabe a briga não seria Senna x Bellof ou Prost x Bellof ou Senna x Prost mesmo, mas com outros contornos…

Tom
Tom
14 anos atrás

Isso é natural tem pilotos geniais que morreram antes ,Pirroni era infinitas vezes melhor do que Prost e Piquet,seria o melhor piloto francês de todos os tempos ,mas sofreu um grave acidente na Alemanha e dançou .Vileneuve foi o cara que mais deu Show na chuva e também foi embora antes do combinado.O unico campão que não pegou rival à altura foi o Shumacher; e quando pegou (Alonso) pediu o boné…

rosemeyer
rosemeyer
14 anos atrás

Sem injustiças ,digo ,sobre alguns comentarios.Senna guiou uma barbaridade aquele dia,e Bellof tambem.Senti muito quando ,bateu em Spa.Seguramente seria um dos grandes ,Me lembrava um pouco Rindt e Peterson ,pelo estilo e velocidade.

DENIS PEDRO DA SILVA
DENIS PEDRO DA SILVA
14 anos atrás

DENIS PEDRO DA SILVA
PONTES GESTAL – SP

GRANDE FLAVIO… GOSTARIA DE SABER SE ESSE EMBROLIO DO REGULAMENTO PODE TRANSFORMAR A F1 EM DUAS CATEGORIAS COMPETITIVAS OU SE VAI ACABAR MESMO TENDO UM ENTENDIMENTO ENTRE AS PARTES…

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Caro Roberto Andrade, os títulos, as vitórias, a admiração e o respeito por parte de quem vive no (e do) automobilismo são tudo uma invenção global??? Ora meu camarada não confunda uma justificável antipatia por um (desprezível) veículo de mídia, com desdem em relação a um dos melhores pilotos que já entraram em uma pista.

John Player Special
John Player Special
14 anos atrás

Bem lembrado, Gustavo Terra!
Além do episódio Mônaco’84, em que Bellof era mais rápido que Senna (e largou bem mais atrás que o brasileiro), mas só este é lembrado, tivemos também o episódio Donnington’93, em que Rubinho ganhara muito mais posições do que Senna naquela primeira volta, e todos só falam na “volta espetacular do Senna”. Tudo bem que o cara era gênio, mas poderiam também dar créditos aos milagres dos outros, né não?

André Grigorevski
14 anos atrás

Muito legal conhecer um pouco mais da história e desses pilotos promissores que infelizmente não tiveram a chance de mostrar mais o seu valor na F-1.

Mas acho alguns (poucos, felizmente) comentários muito engraçados. Da mesma forma que criticam o Barrichello pela “teoria da conspiração” da Ferrari contra ele, inventam uma nova teoria da conspiração, agora da Globo a favor do Senna. Isso em 1984, quando o Senna não tinha conquistado nada! Está certo que não existe nada mais manipulador que a Globo, mas seria a Mãe Dinah contratada da emissora naquela época?

É simples, vamos inverter as coisas: se o Senna fosse alemão e o Bellof brasileiro, hoje em dia na Alemanha quando falassem da corrida de Mônaco de 1984, alguém ia lembrar do Bellof? Ou lembrariam apenas do precoce surpreendente resultado de um iniciante em uma equipe fraca, que havia acabado de ultrapassar o Prost e anos mais tarde se tornaria tricampeão mundial?

Vamos ser equilibrados na hora de comentar… Se os dois pilotos foram bem naquela corrida, um não tira o mérito do outro. Comemorem os bons resultados de ambos! Se um é mais lembrado que o outro, não se deve a emissora B ou C, mas apenas porque um posteriormente tornou-se mundialmente conhecido e o outro, por circunstâncias trágicas, não.

Tem horas que discussão de F-1 fica pior que discussão entre torcedores de time de futebol. Daqui a pouco vão colocar em dúvida algum título da categoria porque o piloto estava em impedimento ou o fiscal de pista não marcou um pênalti.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Tô com a galera: Belof era espetacular. Não sei se ganharia mais títulos que Schumi, mas era mais espetáculo. Ia ser campeão sem dúvida. Alias, quantidade é qualidade? Sempre vou dizer que MS ganhou mais títulos que merecia. Não teve adversário, aí é mole. F1 mercenária que deixa puros sangues de fora por uns tostões, cockpit pra quem pode pagar. Gilles Vileneuve não foi campeão, mais deixou sua marca de forma indelével, foi grande apesar da falta do campeonato. Como Brasil 1982/86, nem sempre os melhores vencem.

Bronca
Bronca
14 anos atrás

Era um baita piloto, mas com o carro irregular não vale.

Carlos Henrique  Mercio
Carlos Henrique Mercio
14 anos atrás

Jacky Ickx apareceu no caminho de Bellof duas vezes. Em ambas prejudicou-o. Em Mônaco, ao antecipar o final da corrida, impedindo o alemão, quiça, de superar Senna e Prost. No ano seguinte por não admitir ser superado pelo novato atrevido em seu “quintal” (Spa).

rubem r. gonzalez
rubem r. gonzalez
14 anos atrás

Vamos convencionar uma coisa de uma vez por todasd? o Senna era uma fraude, não pilotava nada, na realidade nunca ganhou uma corrida na vida , na realidade chegava em ultimo eo Galvão Bueno e´que invertia corrida para acharmos que ele tinha ganho, inclusive jamais ganhou uma corrida em Monaco. Tudo isso faz parte de uma arquitetura maquiavélica da Globo, e lá fora todos riem do Senna , isso quando alguém se lembra que ele existiu….. É o show de Trumann ao contrário, nesa corrida de Mônaco provavelmente chegaria em último dado ao pavor quer o mesmo tinha de chuva, ficamos assim o Senna jamais existiu ok?

Só escrevi isso depois de lêr tanto comentário idiota de um bando de recalcados, a proposito o Bellof foi um gênio ao volante, pena que não teve tempo nem oportunidade de mostrar todo o seu talento, segundo os sábios japoneses: Karma, ne? igualmente para Senna na tamburello, o resto é exercício furado de futorologia fajuta, o que dá para ser mensurado é o talento ímpar desse belga, provavelmente está na galeria dos grandes pilotos, independente dos resultado conquistados, o resto é Karma……..

R/T
R/T
14 anos atrás

Esse era genio, rapidissimo, pena que se foi muito cedo, dono da melhor volta em Nurburgring Nordschleife até hoje, 6’11”

Na época comentava se que em 1986 ele ia pra Scuderia ou pra McLaren, fosse principalmente pra McLaren, teria sido campeão em 1986 ou mesmo em 1988

Gustavo Terra
Gustavo Terra
14 anos atrás

Finalmente alguem para lembrar o desempenho do Beloff ( mas é claro que a próxima vez que se referirem a Monaco vão de novo citar Senna e só Senna e “haja” Senna).
É o mesmo com a primeira volta de senna em 93 no GP da Europa. O Barrichelo naquela mesma volta saiu de 12o para 4o no seu primeiro ano, na sua 3a corrida. Chegou a ser 2o, mas quebrou. Mas da próxima vez que forem referir-se a 1a volta vai ser que…

Caca
Caca
14 anos atrás

Bellof seria o vencedor desse GP, certamente.

Mas a dupla Globo/Galvão só lembra dos feitos do chefe de Jesus Cristo, Ayrton Senna.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Mais um morto em combate, por ora habitante do céu dos pilotos.
Da Porsche 962 estraçalhada, dobrada ao meio direto para o sedã branco. Uma pena.
Era uma bota de respeito, talvez fosse ele o primeiro alemão a levantar um título na F1, seu talento transbordava.
Não estou certo, precisa pesquisar, mas parece ser ele o detentor do recorde absoluto de Nurburgring, tambem conhecida como Inferno verde.
Se não o é, no mínimo foi por muito tempo, tambem a bordo de uma Porsche 962.
Um cara que destroça na chuva e em Monaco, é recordista de Nurburgring e morre de pé cravada na Eau Rouge não é nenhum tolinho. Podem apostar que é diferenciado e muitos degraus acima da média e de seus pares.
Esse céu dos pilotos tem cada fera que vou te contar… Um dia vou pra lá, com certeza.
Mas do jeito que tá, nem pra assistir de arquibancada vou servir…

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

E as viuvinhas fican chorando por causa do Encena e esquecem da espetacular corrida do Beloff.

Grande piloto, como alguns que não puderam mostrar seu talento!!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Acabo de me deparar com esse texto

http://www.gptotal.com.br/2005/Leitores/Help/20080829.asp

Além de ser um material muito ruim sobre “As Voltas mais rápias de Senna”, também traz mentiras sobre o tempo do Bellof!!!!!!!!!!!!!!!