Blog do Flavio Gomes
F-1

MONEGASCAS (8)

SÃO PAULO (por onde andava esse rapaz?) – Bela pole, não? Quarta em seis corridas, com chance de vencer a quinta prova no ano. É meio espantoso o que Button e a Brawn GP vêm fazendo. Meio, não. Muito. “Muito Além do Difusor” poderá ser o título de um documentário sobre esta temporada, se alguém […]

SÃO PAULO (por onde andava esse rapaz?) – Bela pole, não? Quarta em seis corridas, com chance de vencer a quinta prova no ano. É meio espantoso o que Button e a Brawn GP vêm fazendo. Meio, não. Muito. “Muito Além do Difusor” poderá ser o título de um documentário sobre esta temporada, se alguém quiser rodá-lo. Um domínio que foi visto, pela última vez, em 2004, quando a Ferrari ganhou tudo e mais um pouco e deu até pena dos concorrentes.

Pois neste ano não dá dó de ninguém, porque é o mocinho que está ganhando, deixando todos os vilões do passado para trás. As grandonas estão sentindo o tamanho da vara. Da vara mágica que faz carros estreantes voarem, bem-entendido. Já pensaram bobagem.

Button fez uma volta muito boa, com estilo, batendo Raikkonen por 0s025. Raikkonen, quem diria… Uma Ferrari na primeira fila, quem diria… Mas disso falamos daqui a pouco. Jenson ficou novamente à frente de Barrichello no grid, quinta vez no ano, se não me equivoco, com 0s175 de vantagem. Rubens, que hoje completa 37 anos, estava sorridente ao final da classificação, apesar de não ter feito a pole. Terá ao seu lado na segunda fila Sebastião Vettel. Massa, Rosberguinho, Kovalento, Marcos Webber, Alonsito e Nakajima-san fecham os dez primeiros.

O GP de Mônaco é legal, desde que alguém bata, ou chova. Não vai chover, pelo jeito, e pouquíssima gente bateu nos treinos. Os pilotos têm errado pouco, algo que espero que termine no ano que vem, com a entrada de novas equipes e pilotos-cabaço, nova categoria de condutores que acabo de criar. Hoje, por exemplo, só Hamilton deu uma ligeira estampada, logo no Q1, e sifu, porque quebrou a suspensão e vai largar lá atrás, em 16º.

No Q1, aliás, grandes surpresas. Nenhum carro da Force India, nem Piquet-pimpolho. Ficaram na degola, além do sinistrado Lewis, os dois da BMW Sauber, equipe que desandou de vez, e os dois da Toyota, com seus pilotos de Corolla muito instáveis neste ano, capazes de poles e últimas filas.

O Q2 foi bem normal, ceifando Tião Buemi, Piquet, Fisilerdo, Tião Bourdais e Sutil. Kimi fechou a melhor volta do fim de semana com 1min14s514, mostrando que iria brigar pela pole num claro momento de reação da Ferrari — algo a se lamentar, porque se a Ferrari voltar a andar bem, Gola Profonda sai de cena.

E aí, no Q3, Button colocou o brawn na mesa e cravou todo mundo.

Daqui a pouco eu volto.