Blog do Flavio Gomes
F-1

NINGUÉM DANÇOU

SÃO PAULO (segue o bonde) – A FOTA acaba de anunciar que todas as equipes associadas se inscreveram para o Mundial de 2010. Quem tem, tem medo. Mas não é bem isso. O texto da associação explica que a participação no campeonato e o compromisso com a FIA vêm associados a um plano trienal de […]

SÃO PAULO (segue o bonde) – A FOTA acaba de anunciar que todas as equipes associadas se inscreveram para o Mundial de 2010. Quem tem, tem medo. Mas não é bem isso. O texto da associação explica que a participação no campeonato e o compromisso com a FIA vêm associados a um plano trienal de redução de custos. Mas não há teto orçamentário estabelecido.

Um novo Pacto da Concórdia será assinado até o dia 12 de junho. O regulamento de 2010 será o mesmo de 2009 e não haverá regra dupla para quem gasta mais e para quem gasta menos. Será criado, nestes três anos de facão, um genérico e pouco claro “mecanismo que preserve a competição tecnológica, os desafios esportivos e facilite a entrada de novas equipes na F-1”.

Quem ganhou e quem perdeu? Ninguém. Max Mosley queria drástica redução de custos. Terá, com os tais três anos de cortes. As equipes não queriam teto orçamentário, nem regras de duas caras. Não haverá teto, e as regras serão as mesmas para todos.

Com dez times garantidos, mais as anunciadas inscrições de quatro novos times, alguém haverá de dançar, imaginará o mais atento leitor. Médio. Dentre essas quatro, e entre todas as que andaram falando que iriam correr em 2010, muitas certamente condicionaram sua participação ao teto de 40 milhões de libras. Sem teto, caem fora. Pode ser até que uma ou outra entre, como a US-Alguma-Coisa, que anunciou seus planos no ano passado antes de começarem as conversas sobre orçamento limitado.

Assim, ponto final no chatíssimo assunto quem-entra-quem-sai. Enterram-se os bate-bocas entre Ferrari e FIA, a gritaria das últimas semanas cairá no esquecimento, e, como sempre, o mundo continuará girando, a Lusitana rodando e a F-1 fazendo suas corridinhas com novas e velhas caras.