NINGUÉM DANÇOU
SÃO PAULO (segue o bonde) – A FOTA acaba de anunciar que todas as equipes associadas se inscreveram para o Mundial de 2010. Quem tem, tem medo. Mas não é bem isso. O texto da associação explica que a participação no campeonato e o compromisso com a FIA vêm associados a um plano trienal de redução de custos. Mas não há teto orçamentário estabelecido.
Um novo Pacto da Concórdia será assinado até o dia 12 de junho. O regulamento de 2010 será o mesmo de 2009 e não haverá regra dupla para quem gasta mais e para quem gasta menos. Será criado, nestes três anos de facão, um genérico e pouco claro “mecanismo que preserve a competição tecnológica, os desafios esportivos e facilite a entrada de novas equipes na F-1”.
Quem ganhou e quem perdeu? Ninguém. Max Mosley queria drástica redução de custos. Terá, com os tais três anos de cortes. As equipes não queriam teto orçamentário, nem regras de duas caras. Não haverá teto, e as regras serão as mesmas para todos.
Com dez times garantidos, mais as anunciadas inscrições de quatro novos times, alguém haverá de dançar, imaginará o mais atento leitor. Médio. Dentre essas quatro, e entre todas as que andaram falando que iriam correr em 2010, muitas certamente condicionaram sua participação ao teto de 40 milhões de libras. Sem teto, caem fora. Pode ser até que uma ou outra entre, como a US-Alguma-Coisa, que anunciou seus planos no ano passado antes de começarem as conversas sobre orçamento limitado.
Assim, ponto final no chatíssimo assunto quem-entra-quem-sai. Enterram-se os bate-bocas entre Ferrari e FIA, a gritaria das últimas semanas cairá no esquecimento, e, como sempre, o mundo continuará girando, a Lusitana rodando e a F-1 fazendo suas corridinhas com novas e velhas caras.
Por que o GRID só pode ter 26 carros. De onde esas antas da FIA tiraram isso? Não existe nem mais retardatário de verdade…..
Essa é verídica!
A Bridgestone têm contrato até o final de 2010 como única fornecedora de pneus. A Michelin e Goodyear podem retornar a categoria por causa dos slicks! E como disse a USFGP pode utilizar Goodyear! É ver pra crer!
Errata: Onde eu digitei escrever, o certo é inscrever!
Outra boa e curiosa!
Vamos ver se a Lotus e a Panoz entram também na jogada! Coisa de lôco!
Agora a March vai entrar também!
É uma pena pois eu ia escrever a minha equipe para correr ano que vêm!
-RSFGP TEAM
Eu vi numa matéria, mas não tenho certeza! Que a goodyear ia fornecer os pneus para a equipe USFGP, é verdade? A equipe ia ser quase 100% americana! É ver pra crer!
Pelo visto temos comentaristas que nem conhecem o assunto. A Ferrari saiu como sempre ganhando, as regras continuam as mesmas de 2009, exatamente como Montezemolo queria. Vittoria Ferrari su tutta la linea. Mosley, vai a casa!
Como o teto será bem maior que os 40 milhões em 2010 (claro, que o limite aumentará na assinatura do Pacto da Concórdia), acho que entram a USF12345xyz e a Prodrive tb, pois já falavam em correr na F1 antes da história do teto.
Sem teto, a Campos e Litlespeed devem cair fora. A Lola pode ser que continue, não sei como andam as finanças deles, mas claramente eles foram atraídos pelo teto do Mosley.
E assim, o problema estará resolvido, teremos 24 ou 26 carros no grid em 2010, uma beleza! Se eu não estiver enganado, a última vez que o grid teve esse número de equipes foi em 95.
Foi a primeira vez que ouvi falar nesse periodo de inscrições. E olha que acompanho muito a F1
A Fota saiu fortalecida nesse episódio, pelo menos pra 2010, não tem teto e o regulamento não será dubio. Já a Ferrari queimou o filme com a Fia, já que era “aliada” e foi a primeira a bradar, ameaçando pular fora; e queimou o filme com os outros times: 1) com esta história do poder de veto, que existia de 98 mas que só veio à tona c/ este barulho todo. 2) com o dinheiro à mais que recebia por sua lealdade para c/ a Fia . Não é só honestidade que falta em Maranello, falta também, inteligencia.
Uai, eu não estou onde a Ferrari perdeu. Não tem teto, não tem fiscalização e o regulamento será um só.
No fim o que a gente mais quer é ver os carros na pista correndo e brigando por posições. E seria interessante uma Fórmula Um com 26 ou 28 carros.
A USTOP entra.
A Pendrive está fazendo de tudo pra entrar.
A Campos de Goytacazes tem até túnel de vento.
A Lalola é construtora de chassis.
As quatro brigam por essas vagas. E vou além com o palpite: quem ficar de fora se une com uma mais fraca aí. Campos by Lola, ou algo assim.
A Littlespeed deve cair fora. Não tem condições nem pra F3 Inglesa, quanto mais pra F1.
Eu esperava muito a iPod, da GP2, maaaas…
Como complicam e “descomplicam” as coisas.
E como sabem conseguir páginas e páginas jornais, homes e homes de sites pelo mundo todo. Em cada notícia um carrinho, uma cada carrinho um patrocínio, etc. etc. etc
E garantem principalmente muita atenção a F1 o tempo todo.
Sobre 14 equipe não podia ser algo simples – que corrram todas, só tem 26 vagas? o dois carros mais lentos da classificação não largam, pronto. Isso funcionava tão bem no passado.
Para mim deveria ser tão simples como :
1- fica o teto de 40 milhões de libras;
2- as equipes que ultrapassarem esse teto (ao invés de penalidades técnicas) sofreriam penalidades financeiras como – para cada uma libra gasta acima do teto representaria uma libra a menos que a equipe receberia da FIA ao final da temporada como premiação; e
3- a libra a menos que a FIA deixaria de gastar com as equipes que ultrapassaram o teto seria revertido para as equipes menores e piores classificadas no campeonato para que seja investido no carro.
Sei lá , pra mim parece tão simples …
Abs
Alguem traduziu errado. Onde se lê teto leia-se piso…
Como ninguém vai dançar?
Se realmente tiverem 28 carros na próxima temporada, vai haver a necessidade de pré-classificação, então alguém vai dançar sim, ou talvez nem entre na dança.
Agora duas perguntas:
A Williams foi punida pela FOTA quando se inscreveu, e agora as outras vão se auto-punir?
Porque a “infração” foi a mesma, só que na Williams, eles foram menos hipócritas.
E qual vai ser a desculpa da Toyota e da Renault quando eles anunciarem suas respectivas retiradas? Vão reconhecer publicamente sua incopetencia em construir carros vencedores?
Porque a desculpa do teto orçamentário e do regulamento duplo não vai colar.
Pra variar , a turma de Maranelo achou que o mundo ia se curvar aos seus pés, e arregou com o rabo no meio das pernas .
Tirando as brincadeiras dos comentários acima, quando a FIA fala em diminuir custos, não faz nenhuma menção aos valores estratosféricos das super-licenças ou das inscrições das equipes. Se a entidade quer diminuir custos, deveria primeiro diminuir os valores que ela cobras das equipes, pois o exemplo vem de cima.
Não adianta cortar os valores que as equipes gastam com o desenvolvimento de seus carros e equipamentos, pois corrida de automoveis serve para desenvolver tecnologia e isso custa dinheiro
FERRARI, LUCA DE MONTZEMOLO E DOMINICALI, são B RO X A S
levaram boito do MAX MOSLEY !!!!
gritou gritou gritou, na hora da porrada, a FERRARI AFINOU !!!!!
marketing ridiculo
equipes palhaças do circo da F1 e do vovo Mosley !
FERRARI saiu extremamente enfrequecida ! só sabe blefar !
Ih, viajei, nem vi que a iSport nem se inscreveu… enfim, Prodrive então.
Gomov, mas isso de o regulamento de 2010 ser igual ao de 2009 é para o regulamento inteiro, ou somente para a parte financeira? Os reabastecimentos, por exemplo, continuam ou ficam mesmo proibidos? Só não entendi isso.
Quanto às equipes novas, Rubinho e Danica na USCorridas Ltda, e Bruno Senna e Pantano na iSport. Os outros alguéns vão dançar. Abraços
Fiquei sabendo que uma equipe da Stock Car brasuca acabou de enviar sua inscrição para a FIA! Será uma lição a esses ingleses gastadores, como correr uma temporada inteira com 150 pila!
Flávio, são 5 as equipes que se inscreveram: Campos, Litespeed, Lola, Prodrive e USGPE, mas como as equipes que já participam da F1, fizeram suas inscrições dentro do prazo, e tem pelo regulamento garantia de um lugar no grid… …ainda que todas estas 5 queiram realmente participar a FIA vai analizar e escolher apenas 3.. … mas eu acredito que algumas vão ficar pelo caminho, ou melhor, desistir antes mesmo da tal “peneira”.
Um grande abraço , Etel-Bauru-SP.
PS.: gostaria muito de ir domingo a interlagos prestigiar, mas como estou grávida de 9 meses quase não vai ser possível..rsrsr desejo bastante sucesso no seu evento, e agradeço ao convite!!!!!
E como fica a Williams nessa história?? Vai continuar suspensa da FOTA???
Como eu havia dito no início dessa novela: a turma vai se reunir para tomar seus vinhos caros, fumar charuto e dar risadas sobre essa bobagem. Essa novela foi bem previsível.
Essa confusão entre FIA e FOTA , lembra as CPIs no Congresso,muita discussão e uma enorme pizza com sobremesa de marmelada,como diz o Bóris Casoy.
hahaha
Não deverá acontecer, mas que seria uma maravilha um grid com 28 carros, ah, isto seria!!
Porque não 28, sem pré-classificação? Em Indianápolis correm 33, na Nascar correm “200” em ovais de 20 metros de extensão.
A pré-classificação é péssima para quem patrocina e sustenta as equipes pequenas. Imaginem um patrocinador que coloca dinheiro em uma equipa pequena, essa não se qualifica, e nem expõe o patrocínio na televisão e ao público.
28 carros, vão causar mais tráfego, dificuldade para os líderes, o que aumentaria a possibilidade de haver mais brigas por posições e ultrapassagens.
Continuo achando que o maior perigo é não ter 20 carros no grid ano que vem …
Acho que o grande problema para a Ferrari é a auditoria para garantir que a equipe está gastando somente o que foi acordado no Teto Orçamentário, imagina auditoria na Ferrari, uma organização italiana, lá deve ter caixa dois igual no Brasil!!!
Iam descobrir onde estão os milhões que a Shell, Marlboro e a Fiat colocam lá vai parar direto no bolso da cúpula ferrarista. Pelo menos acho eu, não tenho nada que diz isso, mas italiano tem histórico disso, vide o Calcio de anos atrás… (olha que eu sou descentente de italiano)…
Acompanho “assiduamente” Formula-1 desde o inicio dos anos 1980. Gosto muito de corridas, do tipo que fica acordado de madrugada para assistir e ler (quase) todas as revistas e bons sites sobre o tema.
Pra falar verdade, meu interesse sobre as categorias “top” de monopostos vem esfriando a cada ano.
Desde que proibiram a eletronica em1993 a F1 se tornou apenas marketing e entretenimento, não é nem pó do celeiro tecnológico de outrora. A industria automóbilistica já tomou um rumo e a F1 outro, quase nada do que se faz na F1 tem utilidade na indústria.
Sobre a Indy, nem se fale, desde que “racharam” em 1996 virou uma categoria monomarca enfadonha e burocratica. É tudo igual, só muda a pintura. Pior que eles nem podem promover aquelas maluqices que rola na Nascar, porque os monopostos não suportam fazer aquele “corpo a corpo” que os Opalões da Nascar tiram de letra (convenhamos que, entretenimento por entretenimento, as corridas da Nascar com seus totós e a forma com que eles trabalham o vácuo do carro da frente para ultrapassar, anda me divertindo muito mais).
Pow… eu já tava até inscrevendo uma equipe também!
Demorou em! Finalmente acabou a gracinha que não ia dar em nada mesmo. Assim Litespeed, Lola e Campos vão caír fora, Prodrive e USF1 devem continuar e já ta bom.
bom, eu jah sabia parece coisa do gaviao… mas q tava na cara, ah… isso tava!
coitado de quem se inscreveu pensando no teto… se tiverem pago alguma coisa jah, sentaram no quaibo…
soh tomara que ninguem vaze no fim do ano.. pq duvido q alguma dessas 4 ai alinhe ano q vem…
MAS… to torcendo pra estar errado!
Flávio
Ratifico meu comentário no tópico anterior, acho que ninguém irá sair, teremos pré-classificação ou uns “Q’s” a mais.
Marcello Lima
Como era de se esperar, tudo acabou em PIZZA, grande recheada de $$$$$, um recheio único e 10 sabores……
E que venha 2010!!!!!!!
pra variar, era tudo puro mkt e provocação.
só digo uma coisa sobre a Ferrari: FROUXA!