Blog do Flavio Gomes
F-1

A LISTA DE MOSLEY

SÃO PAULO (e me fez acordar cedo) – Saiu a lista de Max Mosley. As 13 equipes que vão disputar o Mundial de F-1 no ano que vem estão definidas. São as 10 desta temporada mais Campos, USF1 e Manor — delas falo daqui a pouco. A curiosidade da lista é que cinco times vieram […]

SÃO PAULO (e me fez acordar cedo) – Saiu a lista de Max Mosley. As 13 equipes que vão disputar o Mundial de F-1 no ano que vem estão definidas. São as 10 desta temporada mais Campos, USF1 e Manor — delas falo daqui a pouco.

A curiosidade da lista é que cinco times vieram acompanhados de asteriscos: McLaren, BMW Sauber, Renault, Toyota e Brawn. São todas da FOTA. A papeleta da FIA diz que estas cinco equipes submeteram suas inscrições de forma “condicional” e que elas serão convidadas a discutir essas condições e resolver a situação até, no máximo, sexta-feira da semana que vem, 19 de junho.

Informa a FIA, também, aquilo que já se sabia: que serão 13 times e que enquanto houver a pendência das cinco equipes com asteriscos, as demais que apresentaram seus formulários de inscrição continuarão sendo avaliadas pela entidade, podendo substituir qualquer uma delas no prazo final, dia 19.

Williams e Force India, das atuais participantes, aparecem sem asteriscos e estão confirmadíssimas.

E Ferrari, Red Bull e Toro Rosso? As três, mal saiu o comunicado da FIA, já estavam com seus próprios textos prontinhos para distribuírem à imprensa. Red Bull e Toro Rosso disseram que continuam alinhadas à FOTA e que as inscrições permanecem “condicionais”. A Ferrari é mais incisiva. Abre seu comunicado com título em negrito e tudo: A Ferrari não participará do Mundial de F-1 de 2010 da FIA até que suas condições sejam atendidas.

Ulalá. Maranello demonstra estranheza com sua apariçao na lista como se nada estivesse acontecendo e avisa que: 1) submeteu sua inscrição no dia 29 de maio sujeita a certas condições, e que até agora essas condições não foram atendidas; 2) não obstante, e apesar de a equipe ter solicitado à FIA que isso não fosse feito, a FIA incluiu a Ferrari como participante incondicional do Mundial de 2010. Para dirimir qualquer dúvida, a Ferrari reafirma que não participa do campeonato sob o regulamento adotado pela FIA, que viola os direitos da Ferrari assegurados por escrito em acordo com a entidade.

Esses direitos, só para deixar claro, são de veto. A Ferrari tem há algum tempo, por ser a equipe mais antiga do grid, um acordo firmado com a FIA, coisa meio nebulosa e recente, que lhe dá poder de vetar algumas coisas na F-1. Max Mosley, pelo jeito, não está dando muita bola a esse papel.

Toro Rosso e Red Bull teriam, de acordo com fontes na Inglaterra, cláusulas contratuais com a FIA que as obrigam a correr, e por isso apareceram sem asterisco algum. Também são papéis obscuros. E os times, assim como Max com a Ferrari, está se lixando para eles — tanto que seguiu a Ferrari ao condicionar sua participação.

Bem, o impasse continua. A diferença é que, agora, pelo menos se sabe quais são as novatas aprovadas. E o Dia D, que era hoje, foi transferido para sexta que vem. Até, as cinco “asteriscadas” terão de se manifestar. Essa será a parte mais fácil. Difícil será dobrar a Ferrari. A queda-de-braço ainda não teve um vencedor. Mas minha intuição diz que Mosley está virando o jogo de novo.