A LISTA DE MOSLEY

SÃO PAULO (e me fez acordar cedo) – Saiu a lista de Max Mosley. As 13 equipes que vão disputar o Mundial de F-1 no ano que vem estão definidas. São as 10 desta temporada mais Campos, USF1 e Manor — delas falo daqui a pouco.

A curiosidade da lista é que cinco times vieram acompanhados de asteriscos: McLaren, BMW Sauber, Renault, Toyota e Brawn. São todas da FOTA. A papeleta da FIA diz que estas cinco equipes submeteram suas inscrições de forma “condicional” e que elas serão convidadas a discutir essas condições e resolver a situação até, no máximo, sexta-feira da semana que vem, 19 de junho.

Informa a FIA, também, aquilo que já se sabia: que serão 13 times e que enquanto houver a pendência das cinco equipes com asteriscos, as demais que apresentaram seus formulários de inscrição continuarão sendo avaliadas pela entidade, podendo substituir qualquer uma delas no prazo final, dia 19.

Williams e Force India, das atuais participantes, aparecem sem asteriscos e estão confirmadíssimas.

E Ferrari, Red Bull e Toro Rosso? As três, mal saiu o comunicado da FIA, já estavam com seus próprios textos prontinhos para distribuírem à imprensa. Red Bull e Toro Rosso disseram que continuam alinhadas à FOTA e que as inscrições permanecem “condicionais”. A Ferrari é mais incisiva. Abre seu comunicado com título em negrito e tudo: A Ferrari não participará do Mundial de F-1 de 2010 da FIA até que suas condições sejam atendidas.

Ulalá. Maranello demonstra estranheza com sua apariçao na lista como se nada estivesse acontecendo e avisa que: 1) submeteu sua inscrição no dia 29 de maio sujeita a certas condições, e que até agora essas condições não foram atendidas; 2) não obstante, e apesar de a equipe ter solicitado à FIA que isso não fosse feito, a FIA incluiu a Ferrari como participante incondicional do Mundial de 2010. Para dirimir qualquer dúvida, a Ferrari reafirma que não participa do campeonato sob o regulamento adotado pela FIA, que viola os direitos da Ferrari assegurados por escrito em acordo com a entidade.

Esses direitos, só para deixar claro, são de veto. A Ferrari tem há algum tempo, por ser a equipe mais antiga do grid, um acordo firmado com a FIA, coisa meio nebulosa e recente, que lhe dá poder de vetar algumas coisas na F-1. Max Mosley, pelo jeito, não está dando muita bola a esse papel.

Toro Rosso e Red Bull teriam, de acordo com fontes na Inglaterra, cláusulas contratuais com a FIA que as obrigam a correr, e por isso apareceram sem asterisco algum. Também são papéis obscuros. E os times, assim como Max com a Ferrari, está se lixando para eles — tanto que seguiu a Ferrari ao condicionar sua participação.

Bem, o impasse continua. A diferença é que, agora, pelo menos se sabe quais são as novatas aprovadas. E o Dia D, que era hoje, foi transferido para sexta que vem. Até, as cinco “asteriscadas” terão de se manifestar. Essa será a parte mais fácil. Difícil será dobrar a Ferrari. A queda-de-braço ainda não teve um vencedor. Mas minha intuição diz que Mosley está virando o jogo de novo.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vitão
vitão
14 anos atrás

Carlos, t6o sem COHIBA, mas se quisaer mandar uma caixa agradeço. Quanto 1a estrebaria, não faz a menor falta. Esla está fora da categoria de protótipos a 40 35 anos, e não faz falta. Aliás, tentou voltar com a SP 333 , e tomou um nabo gigantesco.

Carlos Piaza
Carlos Piaza
14 anos atrás

Acho que a unica frase que merece comentario é a do Vitão.
“Ô meu !!!??? Para de fumar e vai dormir !!!

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Pura cascata da Ferrari e das dissidentes, se não conseguem fazer um bom carro, vão fazer a nova F1!
Não gosto do Max Mosley e nem do Bernie Eclestone, mas acho que as equipes tem que baixarem seus orçamentos, imediatamente, a crise mundial tende a piorar, e muitas equipes já estão em fase de falência declarada, como Renault, Toyotta e BMW e até a Mercedes cogita de repensar, continuação na F1.
A Brawn Gp, veio para ficar, é bom as outras se acostumarem, e correrem para fazerem um bom carro para 2010, se não vão continuarem levando pau, por que o Ross Brawn, mostrou que tem competência, e pensa em corridas, não em ficar perdendo tempo com discussões que de nada ajudam à categoria>

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

A equipe espanhola Campos Grand Prix, confirmada nesta sexta-feira, 12, pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) como uma das três novatas no campeonato 2010 de Fórmula 1, começa a se mexer na busca de pilotos para a disputa do Mundial.
A FIA apresentou a lista aprovada de inscritos para o ano que vem com as dez equipes que já participam desta temporada e mais, além da Campos, as escuderias Manor GP e USF1.
Entre os nomes cogitados por Adrian Campos, principal dirigente da nova equipe, estão os espanhóis Marc Genè e Pedro de la Rosa (testador da McLaren). Este último, inclusive, de acordo com o jornal As já estaria contratado pelo time.
Tanto a Campos GP como a Manor GP e a USF1 – que deve mudar de nome por imposição de Bernie Ecclestone – usarão motores Cosworth, que retorna a categoria depois de um bom período.
Nenhuma equipe vai sair da F1, estão fazendo charme, mas se não cederem as ordens do Max Mosley, vão ficar de fora sim! A Ferrari ou as que sairem, vão correr onde? Quem vai pagar as despesas das mesmas pelos continentes, quais gps vão disputar, quem vai transmitir pela tv?!
Pura cascata da Ferrari e das dissidentes, se não conseguem fazer um bom carro, vão fazer a nova F1!

Lionel
14 anos atrás

Essa briga ta ficando cada vez MELHOR…
Eu estou apoaindo a Ferrari e a FOTA…
.to cheio das neuras de Max Mosley, e Bernie …
acredito sim QUE SE MOSLEY NÃO CEDER TOTALMENTE….vai ser criado sim uma nova Formula 1 com equipes da FOTA e Mosley e Bernie vai sifu…
Mas no fundo acho que Max CEDE sexta feira e concorda com a FOTA…
LOUCO ELE É MAS NÃO RASGA DINHEIRO…
Bem só vamos saber sexta….que vem…
abraços Lionel

Ps Agora quem é esse Paul Dextilimer que postou aí….figura …risos…Tô achando que é primo de 4 grau do Flavio…

vitão
vitão
14 anos atrás

aposto um garrafão de vinho francês ( sangue du Bois, feito no RS) que a estrebaria arrega. E mais, a F-1 tá cheia de equipe média como o jeguinhos, precisa mesmo é de equipe e piloto de ponta. Portanto a rossa não faz a menor falta.

Carlos T.
Carlos T.
14 anos atrás

Sei não, to achando que esse momento que estamos passando é o começo do fim da F1…

Paulo Dexheimer
Paulo Dexheimer
14 anos atrás

Prezado, é sempre um renovado prazer ler seu blog. Mas observo que o exercício da leitura fica comprometido e desconfortavel, incomoda mesmo, afastando o leitor do texto. Acredito q a fonte (família) e a grande extensão (comprimento) da linha estejam causando essa situação. Sugiro, em nome de uma leitura confortável, a modificação dos padrões adotados. Abraço

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Tenho uma sensação em cima disso tudo. A FIA vai se superar e conseguir bons resultados no sentido de competição para o ano que vem, mais do que este ano.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Flavinho, parei com o tarado e com o caduco! Vamos as carreras e chega de cartolagens!!

Hugo Caldas
Hugo Caldas
14 anos atrás

To achando que Renault, Toyota e Ferrari se mandam. As duas primeiras pq já querem faz tempo, só precisavam de uma desculpa. A última pq italiano é sangue quente e Montezemolo não quer dar o braço a torcer numa questão conceitual.

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Pra mim, Ferrari e as Red Bulls estão dentro. Só não vão “dar pra trás” pra não quebrar a unidade da Fota. McLaren e Brawn também ficam, pois a Force India já confirmou motores Mercedes e as duas equipes ainda precisam muito do Tio Bernie (a McLaren tem ainda o rolo da espionagem, e a Brawn tem a inscrição aos 45 do segundo tempo).A BMW é dúvida e Renault e Toyota só estavam esperando uma desculpa pra cair fora. Agora já tem.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Já dizia Zaratustra, que no fim da era do automóvel,ninguém falaria a mesma língua.

Zézinho
Zézinho
14 anos atrás

Depois da lista divulgada acredito que haverá a desistência de 3 equipes – Renault (pode ser adquirida tal qual foi a Honda), Toyota (Depende de interessados a adquirir espólio) e BMW (essa menos provavel, mas com possibilidade) E as demais?
Ficam todas, haverá acordo que será bom para ambos os lados…

askjao
askjao
14 anos atrás

F1 sem Ferrari para mim é plenamente plausível. Claro que os carros vermelhos trazem além do charme uma boa dose de história, mas o mundo dá voltas, e numa eventual F1 (vou ter que pagar por ter usado as siglas juntas, FG?) 2010 sem eles, garanto que voltam em 2011 quando perceberem que a categoria continua forte sem eles.

Não acredito em liga nenhuma. As raposas (MM e BE) sabem amarrar os contratos direitinho…

Taxi Driver
Taxi Driver
14 anos atrás

Essa F1 já era! Acabou!!!
Não me espantarei se houver disistência desse campeonato antes do final da temporada das grandes equipes, Ferrari e Mclaren, levando as outras Renault, RBR, BMW, etc.
Agora é só esperar uma nova categoria com as equipes de primeira linha ou quem preferir a F1 com equipes de terceira categoria a exemplo da Indy!

Glailson
Glailson
14 anos atrás

Qual seria o nome do outro campeonato??? F 01 (fórmula zero um)???
Pede pra sair!!!! Chama o Cap Nascimento!!!!

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
14 anos atrás

Para manter a briga da forma que ele está fazendo, dá a impressão de cartas na manga, mas o tio Bernardo sabe que tem de por o dedo na hemorragia ou a coisa vai desandar.

Imaginar F1 sem Ferrari é complicado…

De minha parte declaro boicote unilateral (como fiz com a Estoque Car em decorrência das transmissões menos do que rídiculas da Rede que faz a gente de BOBO).

Enquanto não resolverem a lista eu não assisto mais as transmissões e se ficar esta p….ia em 2010, boicoto de vez…. (tá bom, meu boicote não faz diferença alguma prá eles, mas ao menos exponho minha posição em face do desrespeito que não sou obrigado a engolir..)

Cristiano
14 anos atrás

Bom dia Flavio !! Não sei não em, acho q a “queda de braço ” não está assim a favor do velho gaga não. Ele usou a artimanha, já q estava na mão dele , de incluir as equipes de maneira tal a desmoraliza-las .Porém o efeito pode ser contrario , pois apartir do momento que forem saindo os comunicados de cada uma , é que realmente teremos uma ideia mais proxima a respeito.Só a forma como a Ferrari se manifestou , digamos q a divergencia entre eles parece não estar tão simple de ser resolvida !!! Abraçoa todos !!!

Marcio Menezes
Marcio Menezes
14 anos atrás

Ou seja, Max conseguiu uma semana de prazo para dobrar as outras cinco (tenho certeza que só bastam três, Brawn GP, Maclaren e BMW) e isolar a Ferrari. Para os dois times do energético, ele tá pouco ligando.

Andre Benevides - Fortaleza/CE
Andre Benevides - Fortaleza/CE
14 anos atrás

Essa lista é mais uma jogada política do velho Max para pressionar a Ferrari. Não é definitiva, pois pode ser alterada conforme a intensidade da dor de barriga do Mosley. Marmelada pura. Um desrespeito ao torcedor. A F1 (“pega eu” Bernie por digitar F1) já era. Faz tempo que desejo abandonar essa paixão.Motivos não me faltam.

Fabricio Reis - Coringão
Fabricio Reis - Coringão
14 anos atrás

A minha intuição ainda é de que Mosley vai ceder.

HC
HC
14 anos atrás

Isso é uma peça tola encenada por atores ruins.
A mim não enganam.

EdisPJ
EdisPJ
14 anos atrás

Quando Max chicotinho acenou, dizendo ‘venham que a gente conversa’, eu já esperava mais uma trairagem por parte dele…está tudo sendo desenhado para mais uma chantagenzinha barata…

H. Romeu Pinto
H. Romeu Pinto
14 anos atrás

Flavinho,
Você disse, num de seus post, que acha difícil ser criada uma liga paralela à F1, por força de contratos firmados, etc.
Do jeito que a coisa está indo, esta não seria uma opção real?

tilzil
tilzil
14 anos atrás

manor??? que isso????