Blog do Flavio Gomes
F-1

A NOVA F-1 (3)

SÃO PAULO (dá pro gasto) – Em nosso terrível esforço de reportagem para desvendar os projetos da F-1 popular de 2010, conseguimos hoje um esboço do novo carro da Toro Rosso. Equipe de parcos recursos, a simpática filial da Red Bull optou por um modelo robusto, é verdade, mas que traz algumas inovações que poderão […]

SÃO PAULO (dá pro gasto) – Em nosso terrível esforço de reportagem para desvendar os projetos da F-1 popular de 2010, conseguimos hoje um esboço do novo carro da Toro Rosso.

Equipe de parcos recursos, a simpática filial da Red Bull optou por um modelo robusto, é verdade, mas que traz algumas inovações que poderão ser seguidas pela concorrência no ano que vem.

Nota-se, por exemplo, o arrojo no desenho dos defletores traseiros, que acompanham mais uma novidade: o uso de quatro pneus atrás para evitar que o carro fique muito “oversteering”, reclamação que Buemi e Bourdais têm feito nesta temporada. O KERS de tamanho avantajado, de acordo com Adrian Newey (colocado do lado esquerdo), serve para aprimorar a distribuição de peso e abaixar o centro de gravidade. Nas pistas anti-horárias, será instalado do outro lado.

O escapamento em forma de chaminé é outra bossa do projeto da Toro Rosso, que incorpora as câmeras on-board. A suspensão dianteira é um primor, com amortecedores centrais. O uso das calotas apenas nas rodas dianteiras não foi muito bem explicado pelo projetista.