Blog do Flavio Gomes
F-1

NÃO IMPORTA

SÃO PAULO (cinza e feia) – Faz dois dias que Felipe Massa sofreu seu pior acidente e muita gente se preocupa com sua volta às pistas. Preocupação compreensível, claro. Afinal, é sua vida, sua carreira, o que sabe fazer, e bem. Não dá para dizer nada por enquanto. Hakkinen sofreu acidente violentíssimo em Adelaide/1995, muita […]

SÃO PAULO (cinza e feia) – Faz dois dias que Felipe Massa sofreu seu pior acidente e muita gente se preocupa com sua volta às pistas. Preocupação compreensível, claro. Afinal, é sua vida, sua carreira, o que sabe fazer, e bem.

Não dá para dizer nada por enquanto. Hakkinen sofreu acidente violentíssimo em Adelaide/1995, muita gente achava que não voltaria a correr, mas voltou, e foi bicampeão mundial. Wendlinger bateu em Mônaco/1994, ficou em coma, e não voltou bem. Não para a F-1. Mas corre até hoje em outras categorias. Burti se arrebentou em Spa, ficou um tempão parado, hoje corre na Stock. Cada caso é diferente do outro, depende da extensão das lesões, do tipo de acidente, da reação do organismo, que é absolutamente individual.

O que mais preocupa no caso de Massa, agora (digo agora porque hoje os médicos que o assistem afastaram, felizmente, o risco de morte, depois de realizar mais exames; é a grande notícia do dia), é sua visão. Há suspeitas de que o olho esquerdo tenha sido afetado. Mas, de novo, é precipitado dizer qualquer coisa. Todo estado clínico evolui. Melhora ou piora. Assim, afirmar que ele nunca mais vai correr, ou que estará de volta 100% sem problema algum, é mero chute.

O que já dá para afirmar, sem muito medo de errar, é que a recuperação será lenta e bem gradual. E que, hoje, as chances maiores são de que ele não corra mais nesta temporada. O que, venho insistindo, não tem a menor importância. Só o que importa agora é que Felipe se recupere plenamente, seja bem assistido, volte à vida. O resto, quanto tempo, se corre ou não corre, quem será seu substituto, é irrelevante.

Ah, pelo Twitter do Pizzonia, soube que a irmã do Felipe passou notícias animadoras do hospital, dizendo que ele está acordando e se mexendo. Ótimo, ótimo e ótimo.