NÃO IMPORTA

SÃO PAULO (cinza e feia) – Faz dois dias que Felipe Massa sofreu seu pior acidente e muita gente se preocupa com sua volta às pistas. Preocupação compreensível, claro. Afinal, é sua vida, sua carreira, o que sabe fazer, e bem.

Não dá para dizer nada por enquanto. Hakkinen sofreu acidente violentíssimo em Adelaide/1995, muita gente achava que não voltaria a correr, mas voltou, e foi bicampeão mundial. Wendlinger bateu em Mônaco/1994, ficou em coma, e não voltou bem. Não para a F-1. Mas corre até hoje em outras categorias. Burti se arrebentou em Spa, ficou um tempão parado, hoje corre na Stock. Cada caso é diferente do outro, depende da extensão das lesões, do tipo de acidente, da reação do organismo, que é absolutamente individual.

O que mais preocupa no caso de Massa, agora (digo agora porque hoje os médicos que o assistem afastaram, felizmente, o risco de morte, depois de realizar mais exames; é a grande notícia do dia), é sua visão. Há suspeitas de que o olho esquerdo tenha sido afetado. Mas, de novo, é precipitado dizer qualquer coisa. Todo estado clínico evolui. Melhora ou piora. Assim, afirmar que ele nunca mais vai correr, ou que estará de volta 100% sem problema algum, é mero chute.

O que já dá para afirmar, sem muito medo de errar, é que a recuperação será lenta e bem gradual. E que, hoje, as chances maiores são de que ele não corra mais nesta temporada. O que, venho insistindo, não tem a menor importância. Só o que importa agora é que Felipe se recupere plenamente, seja bem assistido, volte à vida. O resto, quanto tempo, se corre ou não corre, quem será seu substituto, é irrelevante.

Ah, pelo Twitter do Pizzonia, soube que a irmã do Felipe passou notícias animadoras do hospital, dizendo que ele está acordando e se mexendo. Ótimo, ótimo e ótimo.

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

Grande resposta, Flavio. A opinião de Altmann deve ser respeitada, sim, mas são os médicos do Hospital AEK que tem maior propriedade para falar de Felipe.

E foi bom lembrar, também, do antidopping…

José Leal
José Leal
14 anos atrás

Força Felipe, com certeza estaremos torcendo por você e o Rubens em Interlagos. Aribaaa!!!!!

Tiago Negreiros
Tiago Negreiros
14 anos atrás

Para de falar bobagens, Flávio. O médico pessoal do Felipe disse que ele poderá voltar em 60 dias! Você e seu site ficam repercutindo o pessimismo húngaro e esquecem de destacar o que o médico Dino Altman anda falando.

RESPOSTA DO FG:

Que eu saiba, são os médicos húngaros que operaram e assistem Massa. E o salvaram. Dino Altmann, o médico que oculta os resultados dos antidopings da Stock, está lá apenas como observador e amigo da família.

cidadao brasileiro
cidadao brasileiro
14 anos atrás

Caro Flavio:
Compartilho com voce de o mais importante é que o Filipe Massa se recupere, se não ficar sem nenhuma sequela melhor ainda , quanto voltar as pistas, só o tempo dirá, não creio que pilotar um carro, seja a coisa mais importante para uma pessoa, há muitas pessoas deficientes fisicos que dão um show de superação, e muitos que não tem deficiencia alguma, é os que tem deficiencia, pois lhes faltam coragem. Saude Filipe, estamos torcendo por voce!

camargo
camargo
14 anos atrás

o sr galvao bueno o boom, escondeu tudo desde o inicio
sera que qq idiota por mais ignorante que seja nao ve que o menino iria morrer ?
lembram-se do senna? balancando a cabeca ja morto?
acabou massa, acabou…

izes (SP)
izes (SP)
14 anos atrás

NO SABADO QDO MEU PAI ME DEU A NOTICIA DO ACIDENTE DO FELIPE, QUASE TIVE UM TRECO E ME VEIO A MEMÓRIA O ACIDENTE DO SENNA EM 94, E PENSEI COMO PODERIA TER ACONTECIDO JUSTAMENTE COM O MASSA, Q ALÉM DE SER UM GRANDE PILOTO, É UMA GRANDE PESSOA, MAS DEUS QUIZ Q NÃO ACONTECESSE NOVAMENTE TUDO AQUILO….ELE VAI MELHORAR A CADA DIA E ACREDITO Q VOLTE SÓ NO ANO Q VEM COM TODO AQUELE TALENTO Q SÓ ELE TEM…………

mario santa cruz neto
mario santa cruz neto
14 anos atrás

Sou fã da formula 1 e a acompanho a mais de 20 anos. Felipe Massa é nosso campeão nas pistas e conquistará agora sua maior vitória, após este acidente. Estamos todos com ele. Força guerreiro !!! ´ Valeu Flávio ! Sou de Cabo Frio, RJ.

Venax
Venax
14 anos atrás

A recuperação do Massa vai ser muito rápida, isso de ficar meses de molho e besteira. Se o cérebro não teve lesão, apenas o edema sara em poucos dias e ele j´´a estaria apto a disputar a próxima corrida daqui a 3 semanas. O que vai demorar mais é o inchaço do olho.

veber
veber
14 anos atrás

Ele volta daqui a 60 ou 90 dias,,,,,,

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

Definitivamente não é uma questão de se a imprensa deve ser otimista ou dramática. Vejo apenas pela ótica pessoal do próprio piloto, e vamos nos ater a fatos.
Concussão envolve risco imediato de vida, o que já foi contornado pelo coma induzido, e de danos permanentes (pois provisórios certamente existem) nas funções cerebrais em geral. Esse tipo de coisa só pode ser verificado depois dos danos provisórios sararem.
Burti, por exemplo, não teve nada permanente dos seu acidente de 2001. Já Bernoldi teve, mas conseguiu contorná-los a longo prazo, o que é outra história.
Já o olho, não existe dúvida de que ele está machucado, está com danos e ainda deve estar bem inchado. Se o dano não é dúvida, apenas a recuperação é. De qualquer forma, esse dano no olho joga por terra aquela história de recuperação em seis semanas.
Não acho também que especulações sobre a carreira dele agora sejam de bom gosto. Me parece precipitado e nada positivo. O importante é que ele vença o desafio, por ele e pela família.

gilmar
14 anos atrás

melhoras para voc estamos na torcida cara

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Me importo sim com sua carreira, pois não tenho dúvidas que sua saúde será plenamente restabelecida, agora só penso no dia em que terei novamente um Massa competitivo na F-1.

Antonio Neto
Antonio Neto
14 anos atrás

Sou fã incondicional do Felipe. Se não tem o talento de outros renomados pilotos para mim isso é de menos. O Felipe está neste esporte porque ama. Poucos pilotos corre com tanto prazer e vontade de ganhar. Ele vai se recuperar e com a ajuda de DEUS vai voltar a correr, não porque quero mas porque o automobilismo é sua vida.
Já o Barrichello podemos brincar com seus desempenho dentro das corridas, por ser um profissional. Mas é um rapaz de um coração imenso, íntegro e de um carater fantástico. Não à toa deve estar sofrendo muito com toda situação e, principalmente com o estado de seu amigo.

Correa
Correa
14 anos atrás

Tudo bem, o discurso é bonitinho e politicamento correto. Mas é um tanto quanto hipócrita dizer que não importa quando o Massa volta a correr ou quem eventualmente o substituirá… Na real, em um esporte cujos participantes chegam a gastar 400 milhões em uma temporada, é um tanto quanto anacrônico dizer que nada disso importa agora. O cara tá bem, felizmente não morreu e parece que vai se recuperar bem. Eu mesmo fico feliz, por se tratar de um ser humano. Por isso fazer drama fica meio chato… fica parecendo que o cara não tem toda a estrutura do mundo e um batalhão de gente em volta dando a ele toda a atenção que 99% da população mundial nunca vai ter acesso.
Menos drama né ;)

jooa rosa
jooa rosa
14 anos atrás

se realmente o massa nao puder voltar as pistas, o melhor e me colacar la,pois eu garanto que corro mais que o barrichello.

Renato Gonçalves Duarte
14 anos atrás

Força Felipe pelo seu caráter vc vai superar tudo isso e voltar vencedor em 2010.

claudio barroso
claudio barroso
14 anos atrás

Acredito que DEUS sempre guia as pessoas pelos melhores caminhos. No sábado não foi diferente. MASSA apenas estava ao volante dirigindo o carro, mas quem o guiou foi DEUS.
Vida longa e próspera. Se vc não voltar para as pistas, tudo bem, mas volte para a vida que é o mais importante.

Edson Gomes
Edson Gomes
14 anos atrás

Bem a respeito de felipe, quando eu o vi se mexendo na maca fiquei tranquilo. Não dando atenção para sensacionalismo de algumas pessoas que falavam em estado grave ou te mesmo de possivel morte. Eu gostaria de sabr sua opnião sobre a neura do galvão sobre a contratação do novo piloto Alguersuari da Toro Rosso. ficou a corrida toda criticando tudo e todos, se o rapaz esta la é porque mostrou competencia para isso, a onde não interessa, ele deveria criticar as equipes que não favorecem os pilotos brasileiros.brigado

Tom
Tom
14 anos atrás

Todos os campeões venceram porque tinha bons carros ,Hakinem fez a mais bela ultrapasagem da F1 do final da decada de 90 e foi o unico companheiro de equipe de Senna que conseguiu andar em algumas vezes mais rapido do que o brasileiro,,se a Mclaren não quebrasse como quebrou em 2000 em Indianapolis teria faturado o campeonato com sobras ,Shumacher tinha um defeito grande não sabia fazer ultrapassagens na pista ,(Alonso,Hakinem e Raikonem) todos eles seguraram o alemão com maestria com carros inferiores ,como o Alonso em San Marino(era tipo tenista saque e voleio),o carro infinitamente superior ajudava,aliás o unico que ele ultrapassava com facilidade era o Barrica…

Adolfo Coutinho
Adolfo Coutinho
14 anos atrás

Desejo toda sorte e recuperação do Mundo para o Felipe Massa, todos nós aqui do Brasil e do resto do mundo estamos torcendo pela recuperação desse baixinho que é um espetáculo nas pistas, infelizmente estamos sujeito a todas as dificuldades em nossas vidas, mas sempre temos que enfrentá-las de cabeça erguida e com força, garanto que vc irá tirar de letra essa situação que ocorreu no momento em sua carreira….. Abraços e uma ótima recuperação!!!!!!

FELIPE FELIPE FELIPE MASSA DO BRASILLLLLLLLLLLLLL

Dirceu
Dirceu
14 anos atrás

Concordo com vc FG. A mídia solta muita merda pra gente ler….vamos esperar só um pouquinho q o Massinha vai ficar Ok rapidinho…Um Abraço!!!
Ah!!!
Quanto o substituto para as próximas provas(se é q ele vai ficar muito tempo sem correr)…A Ferrari podia contratar o Piquezinho(chatinho ele não?) e mandava o babaca do Briatore ir pentear macaco!!!!!!!!(brincadeirinha..)

NICOLA
NICOLA
14 anos atrás

Uma tremenda fal ta de sorte , agora ó mais importante é Felipe se recuperar no pessoal e depois pensar no piloto , as coisa podem ficar ruim como piloto a ferrari pode optar por alonso e kimi já no proximo ano e felipe fica fora .

sds
Nicola

Diomedio Teles
Diomedio Teles
14 anos atrás

Recuperar, com certeza ele vai, com fé em DEUS ele logo vai estar no seu carro nos danos alegrias. Mas o duro e aguentar o Galvão e Reginaldo achando isso e aquilo na transmição. Um abraço.

Nilton Thomaz Firmo Jr
Nilton Thomaz Firmo Jr
14 anos atrás

Agora é certo, o globo ocular do massa não foi atingido e ele vê normalmente! Boas notícias… E FG te enviei um video da decada de 70 em que havia corrida de automoveis em BH, vc por acaso assistiu? se sim, coloque-o para que outros fãns seus possam ver! Grato.

Lúcia
Lúcia
14 anos atrás

Força Felipe, e que DEUS esteja sempre aí ao seu lado e principalmente guiando as mãos dos médicos, para que nada de ruim possa te acontecer(+).

paolo
paolo
14 anos atrás

Força Felipe

São os votos de todos os brasileiros que torcem em novamente ver um brasileiro campeão mundial de Fórmula 1. O único com chances, pois Rubinho “Vicechello” com sua passividade, jamais conseguirá alguma coisa em sua carreira.

Se não der este ano o provável, e favorito ao lugar dele até o fim do ano é o Michael Schumacher o que vcs acham…

Força Felipe, volta logo

Abrçs a todos

charly
charly
14 anos atrás

Muito obrigado FG! Eu faço um comentário te elogiando, e você simplesmente retira do ar, valeu, obrigado mesmo!!

RESPOSTA DO FG:

De nada. Mas do que é que você está falando, mesmo?

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Não importa, mesmo. Um carro de F-1 é apenas um monte de lata (carríssima), e um capeonato é só uma vitrine para os fabricantes se exibirem. A vida vale muito mais relevante do que isso.

Sobre o estado do Massa, fiquei pensando se além do trauma na cabeça, não houve fratura nas mãos ou nas pernas. Ninguém falou a respeito, mas olhando bem a imagem do acidente, como ele tava desacordado e segurando o volante, quando bate na proteção dá um tranco lascado nas mãos dele. Elas saem de cena nessa hora… E as pernas, lembrando o acidente do Schumacher em 99, q foi bem parecido o impacto, será que não houve um trauma nas pernas do Massa?

Isso pode acontecer, lebrando um acidente q aconteceu com um tio meu muitos anos atrás. Ele teve tantas fraturas, dentes quebrados e tudo mais, que só percebeu uma semana depois que tinha quebrado duas costelas, fora o resto. Doía todos os ossos q nem dava pra saber o que tava quebrado e o que não tava.

Força, Massa!!! Vai ficar bom….

Daniel
Daniel
14 anos atrás

FG,

Não tem relação com o assunto, mas quando vi o nome Hakkinen lembrei-me de algo: existem alguns campeões de F1, como o próprio Hakkinen, que não era o melhor da época, mas tinha um grande carro, assim como, no meu ver, Villeneuve, Damon Hill. Você poderia escrever uma crônica sobre esse tema: Quem foi o campeão: o piloto ou o carro?

Abraços e todas as melhoras para o Massa

Guilherme Sto André
Guilherme Sto André
14 anos atrás

Não sou fã de Massa, mas como FG disse, isso não importa. Torço muito para sua recuperação completa, e para que sua visão tenha saído ilesa desse acidente.

Força Massa, saúde pra você.

Paulo R P Toledo
Paulo R P Toledo
14 anos atrás

Massa..vida longa e melhoras !!! Por favor..não nos deixe nas mãos de Barrichello e Nelsinho !!!!!

hilson m.breckenfeld filho
hilson m.breckenfeld filho
14 anos atrás

em um acidente como este não ocorre o efeito da desaceleração sob o cérebro ? por que não se fala sob o dano causado ao cérebro devido a parada repentina ?

Vitor
14 anos atrás

Acho que existe todo um sensacionalismo em volta. O cara sofreu um acidente, mas estava lúcido e ficou até de pé ao ser colocado na maca para ser removido…acho que todos puderam ver isso, o que, ao meu ver, afasta a hipótese de risco de vida. Entretanto, nosso querido Galvão Bueno, na transmissão, insistia em falar em risco de vida e, certamente, foi ele quem pediu a repórter que fazia a cobertura na frente do Hospital que perguntasse ao médico que a família estava levando, se ele corria risco de vida. Todo esse sensaciolismo, sem se preocupar com o terror, a preocupação da família com as notícias desencontradas…enfim! Ao meu ver, lamentável!

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
14 anos atrás

Torço muito pela sua pronta recuperação. Mas também torço pelo seu retorno as pistas.

Depois do acidente de Senna, foi o único piloto Brasileiro que me deu alegria e entusiasmo de assistir em um GP de F1.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Good News, Gomov, very good news! What about the mighty MEDIANUEV?? How was it ?

joao evangelista / pb
joao evangelista / pb
14 anos atrás

não, não, não… felipe estará de volta já em valencia totalmente recuperado, porque o bom da F1 eh massa…

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Não esperem muito do noticiário oficial, pois, para a emissora oficial, Massa só estará oficialmente recuperado se seu narrador oficial anunciar oficalmente o fato à Nação. Portanto, tudo o que podemos fazer agora é torcer e orar pela plena recuperação de Massa.

Cícero Araújo
Cícero Araújo
14 anos atrás

FG… Se todos fossem iguais a você… (feioso) mas, putz… que competência, pé no chão. Tú é phoda mesmo.

Edjair
Edjair
14 anos atrás

ALguem de bom senso conhece alguem da area jueridica para abrir um processo contra esse site ?
http://kibeloco.com.br/kibeloco/2009/07/25/proibido-para-menores/

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
14 anos atrás

Eu me entrego, na sexta comentei que gostaria de ver o “gênio” Hamilton vencer com sua atual McLarem “mequetrefe” um GP este ano, pois bem; ele venceu, e com meritos, pois a turma da RBR estava na parada e o ingles mandou ver, parabens Hamilton, bela corrida.

Mas … venceu com uma versão atualizada, não se esqueçam, o que não lhe tira os méritos de forma alguma, foi só pra lembrar.

O FELIPE MASSA vae sair dessa, a panca foi séria, mas ele já esta reangindo bem, se vae voltar a piloptar este ano, impossivel saber neses recentes dias, temos q dar um tempo a ele e a Ferrari.

Quanto a um seu provavel substituto, não tem nada de mais um time do porte da FERRARI já estiver pensando nisso, é por ser grande que tem q gerenciar, e um bom gerente tem que se antecipar e olhar um pouco mais a frente. Eles estrão certo.

Aos provaveis substitutos, claro, todos nós gostariamos de ver um brasuca no cockpit da Rossa, mas acho dificil neste momento, els vão optar pela segurança de um piloto esperiente,talvez façam opção caseira mesmo, neste caso, aposto do BADOER,o Gené não passa muita confiança.

Se, “se”; fosse um brasuca, claro, o DiGRASSI é o mais indicado pelo atual momento, pela velocidade, juventude e experiência com monopostos, tbm a experi como Test Driver Renault pesda a seu favor, façamos nossas apostas.

Boa sorte e boa recuperação ao FELIPE MASSA.

Fernando Marques
Fernando Marques
14 anos atrás

É isso mesmo Flavio. Esqueçam as especulações e aguardemos a evolução natural do quadro clínico.
O acidente foi grave e a recuperação de Massa é o que vem na frente de tudo.
Força Massa!!!!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Boa notícia mesmo. No mais ainda é cedo pra dizer o que será de Felipe. Uma coisa de cada vez. Ficar bom é o passo 1.

Airton
Airton
14 anos atrás

Concordo com tudo que o Giba Rossi escreveu. Há, só para lembrar sou MCLAREN, força Hamilton.

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Claro que seria muito triste se ficasse com alguma sequela que o impedisse de continuar na F-1.

De qualquer forma o mais importante ele terá, que é a vida. Com ela, ele poderá fazer muitas coisas.

De qualquer forma torço para que ele fique completamente curado.

Rosane
Rosane
14 anos atrás

Não da para negar que quando vi o acidente do Felipe Massa no sábado, veio em minha mente todo o desespero que senti quando o Sena sofreu aquele acidente fatal em 94, porém graças ao nosso bom Deus, o final desta vez é diferente.
Todo Brasil está orando por vc Massa.
Boa recuperação.

capu
capu
14 anos atrás

FG, desculpa se já tiver falado a respeito, mas se a Renault foi punida pela roda solta, não deveria ser punida a Brawn pela mola solta , que inclusive causou danos muito maiores? abraço!

Giba Rossi
Giba Rossi
14 anos atrás

Flávio, respeito a sua opinião sempre. Aliás, respeito a opinião de todo mundo sempre.

Bem, blog é uma ferramenta pessoal e o blogueiro pode e deve dar sua opinião. Como você faz !

Jornal, Revista, Transmissão e etc…. é diferente. O que deve se “destacar” são as notícias, os fatos.

Sou brasileiro (sem muito orgulho e sem muito amor), sou ferrarista e em primeiro lugar sou ser humano.

Digo isso tudo para dizer que:

Sábado me irritou a incapacidade de observação dos globetes que não enxergavam os fatos, apenas faziam sensacionalismo e ufanismo barato. Fiquei extremamente irritado, quando o Reginaldo foi dar a ordem de largada e o Babão Bueno disse que isso não era o que importava. Calma ai cara pálida…… como o Babão sabia o que importava prá mim e para centenas naquele momento.

Lá, eu estava assistindo 1 treino de Fórmula 1 e nos treinos o que se quer saber é quem vai largar na frente.

Então, por mais que “pessoalmente” para a equipe Globo não importasse…… jornalisticamente importava.

Aquilo (transmissão do evento) num é um blog em que o dono decide o que dizer e como dizer.

Robson Monte
Robson Monte
14 anos atrás

Valeu Flavio. Não interessa nesta hora quem vai ganhar, mas sim o estado de saúde do nosso Felipe Massa. Vamos torcer por sua recuperação ampla.

Flavio ALmeida
Flavio ALmeida
14 anos atrás

Flávio, vc disse bem o que importa e sempre importará é a plena recuperação do Felipe, corrida, seja ela qual for tem de monte por ai…claro F1 é F1 mas no momento sorte ao Felipe, que continue se restabelecendo.

Valeu

FL

Luiz Alberto
Luiz Alberto
14 anos atrás

Força Felipe.