Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

40 HP DE EMOÇÃO

SÃO PAULO (boa) – Era especulação, agora está confirmado. A Renault vai ressuscitar a marca Gordini para batizar séries especiais do Twingo e do Clio, por exemplo. Aqui no Brasil, a Willys trocou o nome do Dauphine para Gordini quando mudou várias coisas no motor, chamando a atenção em sua publicidade para os “40 HP […]

SÃO PAULO (boa) – Era especulação, agora está confirmado. A Renault vai ressuscitar a marca Gordini para batizar séries especiais do Twingo e do Clio, por exemplo. Aqui no Brasil, a Willys trocou o nome do Dauphine para Gordini quando mudou várias coisas no motor, chamando a atenção em sua publicidade para os “40 HP de emoção” do carrinho. No BestCars está toda a história do modelo por aqui, brilhantemente contada pelo Fabrício Samahá.

Para quem não sabe, carros feitos por Amédeé Gordini chegaram a disputar o Mundial de F-1 entre 1950 e 1956. Foram 40 GPs disputados e o registro de uma melhor volta no GP da Inglaterra de 1954 cravada por Jean Behra. Curiosidade: como os sistemas de cronometragem eram manuais, sem grande precisão, essa prova registra sete pilotos com a volta mais rápida da prova, todos com 1min50s cravados.