MENU

quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 14:52Indústria automobilística

40 HP DE EMOÇÃO

SÃO PAULO (boa) – Era especulação, agora está confirmado. A Renault vai ressuscitar a marca Gordini para batizar séries especiais do Twingo e do Clio, por exemplo. Aqui no Brasil, a Willys trocou o nome do Dauphine para Gordini quando mudou várias coisas no motor, chamando a atenção em sua publicidade para os “40 HP de emoção” do carrinho. No BestCars está toda a história do modelo por aqui, brilhantemente contada pelo Fabrício Samahá.

Para quem não sabe, carros feitos por Amédeé Gordini chegaram a disputar o Mundial de F-1 entre 1950 e 1956. Foram 40 GPs disputados e o registro de uma melhor volta no GP da Inglaterra de 1954 cravada por Jean Behra. Curiosidade: como os sistemas de cronometragem eram manuais, sem grande precisão, essa prova registra sete pilotos com a volta mais rápida da prova, todos com 1min50s cravados.

19 comentários

  1. é flávio quer invenção melhor que o pneu de sobressalente que tinha o gordini não tinha que deitar debaixo do carro esvaziar porta malas, sem contar com as luzes de cortezia dentro do porta malas e o motor sendo que os carros novos nem isso traz. paulo cesar

  2. nilton disse:

    aquele gp do brasil em interlagos vencido por rene arnoux com um renault, a tampa de válvulas do motor tinha impresso em relevo GORDINI .

  3. Ronaldo disse:

    A marca Gordini estava estampada nas tampas de valvulas dos motores Renaut turbo da década de 80, se não me engano apenas nos Renault de fábrica, lembra disso ?

  4. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Justiça seja feita ao Dauphine/Gordini quanto à suspensão . Não se pode esquecer que êle foi projetado para as condições de ruas e estradas européias que , ao que se sabe , eram muito melhores que as daqui ! E também tinha aquela peça que ficava entre o volante e o assento ………

  5. Mario Mesquita disse:

    Muito legais, os Gordinis. Não são tão lerdos assim não. Mas a suspensão era fraquinha mesmo…

  6. Saulo disse:

    Esses carrinhos tem um detalhe unico que pouca gente sabe. Possuia 2 sons na busina. A lavanca da esquerda, onde hoje é a seta, tem uma alavanca onde vc pode selecionar qual o som que vc quer, mas grave ou mais agudo. Acho que é o unico carro do mundo com esse negocio.

  7. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    O considerado franco-brasileiro , Hermano da Silva Ramos , ex-piloto dos azulzinhos da Gordini , já foi matéria de entrevista (muito simpática por sinal) em uma das já saudosas edições da revista “Clássicos”!

  8. Jeambro disse:

    Os famosos Leite Glória. O Fábio Seixas ainda peleja com um desses?
    Masoquismo puro.

  9. Antonio Carlos disse:

    Acho os gordinis os carros antigos mais simpaticos que teve por aqui.
    Dão de dez nos Ladas e similares.

  10. Leonardo Vasconcelos disse:

    Será que o tal anúncio da renault sobre sua participação na F1 estaria ligado a reviver a marca Gordini? Afinal, o nome da renault ficou manchado com o episódio de Cingapura/2008. Imagine: Gordini F1 Team, carrinhos azuis, seria uam coisa legal, afinal a Gordini foi a pioneira francesa na F1. O que você acha Flávio?

  11. ricardo bifulco disse:

    Olá Flávio! Olá pessoal!

    Eu amo gordini!! O brasileiro Nano Silva Ramos(Hermano João da Silva Ramos), disputou algumas provas do mundial de F1 pela equipe Gordini, se não me engano no período de 1955-1956.

    Inclusive, existe o Gordini dele em autorama, fabricado pela Cartrix.

    Um grande abraço! :)

  12. Wilson Cardoso disse:

    A Willys não trocou o nome do Dauphine para Gordini. Os dois modelos coexistiram durante algum tempo, um com 31 HP e tres marchas, o outro com 40 HP e quatro marchas.

  13. Luizinho disse:

    Nesta época do politicamente correto, eles vão rebatizá-lo como “Obesini”, ou “Balofini”.

  14. Thiago Sala disse:

    Só assim mesmo pra um carro desse fazer a volta mais rápida né FG? rsrsrs

  15. ALEX B. disse:

    Putz, Flavinho, sei não! Estas voltas de carros antigos nunca são como o esperado, não? E eles vem com motor eletrico, hibridos ou os velhos 40 HP de “pura velocidade”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>