Blog do Flavio Gomes
F-1

INDULTO DE ANO NOVO

SÃO PAULO (xi, choveu) – E não é que um tribunal parisiense livrou Flavio Briatore do banimento imposto pela FIA? É direito dele procurar a Justiça, claro, e lutar por aquilo que acha que merece. Mas não gosto muito de ver a Justiça Comum se metendo em assuntos esportivos. De qualquer forma, é assim que […]

SÃO PAULO (xi, choveu) – E não é que um tribunal parisiense livrou Flavio Briatore do banimento imposto pela FIA? É direito dele procurar a Justiça, claro, e lutar por aquilo que acha que merece. Mas não gosto muito de ver a Justiça Comum se metendo em assuntos esportivos. De qualquer forma, é assim que funciona. E Briatore pode voltar aos autódromos, desde que alguém lhe arrume uma credencial. Porque se é verdade que ele conseguiu reverter a proibição, também o é que a FIA tem todo o direito de não emitir credenciais em seu nome se ele não tiver função alguma em lugar nenhum. Convites de empresas, porém, podem ser feitos. VIP, sacumé?

Não sei muito bem o que Briatore teria a fazer num autódromo hoje. Mas, livre do banimento, pode continuar no negócio, se quiser. Comprando um time, por exemplo, ou se tornando sócio. Aí, a FIA seria obrigada a credenciá-lo. Vamos ver qual será a reação do presidente Jean Todt.

Os três condenados pelo escândalo de Cingapura, de qualquer forma, continuam pagando pelo que fizeram. Pat Symonds desapareceu, Nelsinho não arruma lugar para correr e Briatore, mesmo livre da punição da FIA, não é exatamente um convidado bem-vindo em qualquer paddock. Além disso, seus nomes estão eternamente manchados pelo que fizeram.