Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

O FUSCA E O “RECALL”

SÃO PAULO (tinha um grilo aqui) – Nunca na história deste planeta aconteceram tantos “recalls” na indústria automobilística, com a Toyota liderando o vexame e tendo de chamar mais de oito milhões de carros para dar uma olhada — aqui no Brasil, embora a montadora diga que nossos Corollas são melhores que os deles, tem gente […]

SÃO PAULO (tinha um grilo aqui) – Nunca na história deste planeta aconteceram tantos “recalls” na indústria automobilística, com a Toyota liderando o vexame e tendo de chamar mais de oito milhões de carros para dar uma olhada — aqui no Brasil, embora a montadora diga que nossos Corollas são melhores que os deles, tem gente relatando problemas no acelerador, como informa o sempre atento Boris Feldman.

“Recall” não é legal, arranha a imagem de qualquer empresa e, pior, mostra que há produtos por aí que colocam em risco as vidas das pessoas. Por outro lado, é ótimo que as montadoras assumam seus erros e tratem de consertar tudo. O que é difícil de entender é o fato de, com tanta tecnologia disponível e milhões de horas em computadores e quilômetros de testes, um carro, hoje em dia, saia de fábrica com defeito.

Seria compreensível décadas atrás, quando os recursos das empresas eram menores e tudo se fazia numa prancheta e na ponta do lápis. Mas, como diz o iG, Fusca nunca teve recall. Desconfio que as atuais gerações de engenheiros andam pisando no tomate e confiando demais em chips, softwares & similares.