O FUSCA E O “RECALL”

SÃO PAULO (tinha um grilo aqui) – Nunca na história deste planeta aconteceram tantos “recalls” na indústria automobilística, com a Toyota liderando o vexame e tendo de chamar mais de oito milhões de carros para dar uma olhada — aqui no Brasil, embora a montadora diga que nossos Corollas são melhores que os deles, tem gente relatando problemas no acelerador, como informa o sempre atento Boris Feldman.

“Recall” não é legal, arranha a imagem de qualquer empresa e, pior, mostra que há produtos por aí que colocam em risco as vidas das pessoas. Por outro lado, é ótimo que as montadoras assumam seus erros e tratem de consertar tudo. O que é difícil de entender é o fato de, com tanta tecnologia disponível e milhões de horas em computadores e quilômetros de testes, um carro, hoje em dia, saia de fábrica com defeito.

Seria compreensível décadas atrás, quando os recursos das empresas eram menores e tudo se fazia numa prancheta e na ponta do lápis. Mas, como diz o iG, Fusca nunca teve recall. Desconfio que as atuais gerações de engenheiros andam pisando no tomate e confiando demais em chips, softwares & similares.

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Cranio
Cranio
14 anos atrás

Podemos ainda incluir os aviões nesta mesma história… Quem aqui já voôu na ponte aérea com aqueles bravos Elektra?? Faziam um barulho infernal, mas nunca caiu um sequer.

Hoje boeings com a maior tecnologia disponível caem aos montes, toda semana tem notícia de boeing caindo… Não seria uma boa convocar um recall para as aeronaves também???

Cranio
Cranio
Reply to  Cranio
14 anos atrás

Tudo parecia tão bom para a Volkswagen…

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u692421.shtml

geraldo nunes
geraldo nunes
14 anos atrás

Dizer que Fusca e Kombi nunca sofreram “recall” é verdade, mas ao menos as Kombis nos anos 80 e 90 mereciam muitos “recalls”, me lembro da faciliadde de o motor e a traseira pegarem fogo. Só perto da USP, onde estudava, vi dois incêndios na mesma semana…

Rafael GTO
Rafael GTO
14 anos atrás

Como o saudoso VW Fusca foi mencionado, quero deixar registrada uma dica. No E-bay há um kit da Lego que recria o nosso amado Besouro.
Dica dada!!!
Forte Abraço!
Rafa

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Gosto é gosto. Mas acho que tanto os carros antigos quanto os modernos têm seus defeitos e qualidades. Quando um modelo consegue unir as duas coisas, dá um bom produto. Mas ainda acho que nada substitui o olho e a mão humana para detectar falhas em projetos.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Flávio, você só pode estar de gozação. O motivo pelo aumento do número de recalls está não só relacionado ao aumento da proteção ao consumidor o que leva as empresas a agirem preventivamente mas também ao grande avanço tecnológico que houe na indústria autmobilística. Acho legal carros antigos como o Fusca, Opala (eu tive), passat (eu tive), etc, mas basta lembrar que um Fusca 1600 gerava apenas 65CV, potência hoje conseguida em qualquer motor 1.0 decente com muito menos impacto ao meio ambiente. Infelizmente os Chips, softwares e similares são o que mantém os níveis de emissão dentro de padrões aceitáveis.

Já imaginou uma frota de quase 7 milhões de Fuscas, Opalas, Mavericks, Dodges, etc rodando em São Paulo todos sem os chips e softwares? Seria uma beleza….os carros sem recall e nós sem pulmões.

luidhi
luidhi
Reply to  Marcelo
14 anos atrás

Marcelo concordo com você. Mas acho que o FG quis dizer é referente aos bloqueios que o departamento de Marketing põe no departamento de Engenharia para não sanar pequenos defeitos em razão de custos.
Hoje tudo é custo, como dizia Bob Sharp, custo, o fantasminha. Já trabalhei em engenharia de indústria e chega a ser vergonhoso para a engenharia ter que fazer gambiarra para não gerar custos.
Lógico, tinha tudo para os carros serem melhores, mas não é o que acontece.

luidhi
luidhi
Reply to  Marcelo
14 anos atrás

Outra Marcelo, os carros de hojem não poluem tanto por causa de legislação.

Se dependesse das fábricas, os escapamentos soltariam gases suficiente para matar toda vegetação em volta quando passa.

Alisson
Alisson
Reply to  Marcelo
6 anos atrás

Apenas ? Único carro que nada mais que meu fusca é o up. Já fui pra pistas não dá graça de acelerar com 1.0. Isso que o meu é 1600 original. Se informe melhor antes de sair falando abobrinha.

Saul
Saul
14 anos atrás

E o Gerd, teve recall?

Aurélio
Aurélio
14 anos atrás

Fusca nunca teve recall, pq eh da volkswagen!!!!!!!!
Recall é para os troxas, empresa inteligente é aquela q tenta esconder o máximo, e negar o máximo. Dedo a menos, motor q n aguenta 5mil km. Isso é mal uso, eh pq consumidor não lê manual. No máximo CONVIDAM proprietários para uma visita de rotina.

André Grigorevski
14 anos atrás

Dá pra instalar o pedal de acelerador dos Bandeirante nos Corolla? Resolvia o problema…

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

Caro Flavio, me lembro que voce escreveu a respeito desses recall e claramente culpando os motoristas Americanos pelos acidentes e tendo muitos de seus seguidores fazendo piadas a respeito desses acidentes, bom pela dimensao desses recalls da pra ter uma ideia de que pessoas perderam suas vidas em um tipo de acidentes horrivel, gosto muito do seu blog e o acompanho diariamente mais vamos ser sincero, voces nao tinham o direito de fazer piadas com toda essa situacao.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

aliás, dizer que o Fusca não quebrava porque tinha poucas peças é esquecer que o total de peças para se montar um Fusca é 40% maior do que o de um carro moderno.

Wolf
Wolf
14 anos atrás

Fusca não teve recall porquê quando apresentava um defeito, batia e todos dentro morriam.

Não sobrava ninguém para processar a VW……

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

Desenvolvimento dos carros mais nos simuladores e computadores que nas pistas de testes e estradas de verdade……

Sandro Alves
Sandro Alves
14 anos atrás

Quer dizer que a culpa é da tecnologia?
O fusca não teve recall porque quando inventaram o recall quase não se fabricavam fuscas.
A propósito, tente projetar um carro, mesmo um fusca, em 12 meses com direcional de custo e apenas com prancheta e esquadro.
Os engenheiros de outras épocas são heróis mas, sem a tecnologia atual, não teríamos o padrão de tecnologia e qualidade que temos hoje.

João Paulo
João Paulo
14 anos atrás

Prefiro olhar o “copo cheio”, ou seja, o reconhecimento dos erros e a iniciativa em promover recalls.

Apesar de ser saudosista, quase todos os nossos adoráveis antigos saíam de fábrica, ou com defeitos, ou com falhas de projeto:

Nos Opalas, as longarinas que rachavam e as portas que enferrujavam precocemente;

No Escortes e Veronas, as mesmas longarinas e a infiltração de água debaixo da bateria, culpa da falta de uma canaleta por ali;

Na geração “quadrada” da Volks, a gente não consegue pisar todo o pedal da embreagem por causa do paralamas.

Nos Fiestas antigos, o estepe que fica embaixo do carro e que cai na nossa mão quando a gente o remove.

Sem contar o Fusca e algumas caracterísitcas que a Volks exaltava, mas que na prática, só representavam desconforto para os donos, como a suspensão sem molas e o uso do dínamo até quase o final da produção.

jbchaves
jbchaves
Reply to  João Paulo
14 anos atrás

João, a VW ainda é assim…veja o Fox guilhotina e os novos gol, voyage e fox com motor bichado…e ela ainda não deu uma explicação convincente!

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Vamos com calma, né? Como diriam por aí, “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. O fato do Fusca nunca ter tido “recall” não significa que a qualidade do carro era melhor do que a dos produtos atuais. Nunca é demais lembrar que, durante anos, a indústria em geral (e a automobilística em particular) preferia esconder os problemas e lidar com as reclamações a admitir os seus erros e convocar os clientes para um reparo “de graça”. Hoje, com a velocidade de propagação de notícias e boatos proporcionada pelas ferramentas de comunicação, passou a ser quase impossível enconder os problemas. Algumas empresas que tentaram foram processadas por alguns consumidores e gastaram alguns milhões em indenizações, antes de serem forçadas pela justiça (nos EUA) a fazer o “recall”. Quando se diz que o Fusca nunca passou por um “recall”, estamos esquecendo em quanto tempo esses carros apresentavam ferrugem na carroceria, marchas escapando da sua “fantástica” caixa de câmbio e, principalmente, quantos quilometros duravam os seus motores (um Corolla passa dos 150 mil Km brincando). Gostar dos carros do passado tudo bem, é uma opção, mas a comparação …..

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Concordo contigo que o numero de recalls é absurdo, mas comparar com a época do fusca é apelação. naquela época não havia nem sombra do que é hoje o codigo de defesa do consumidor.
Falando francamente: há alguns anos atrás o consumidor levava para casa produtos com validade vencida, fora das especificções e os automoveis estavam nesse bojo, já estou na faixa dos 40 + ( 46 anos de idade) e conheci os medos e temores dos consumidores de carros das decadas de 70 até início da decada de 90. Todos tinham receio de lançamentos da industria automotiva, só compravam depois de ver o resultado do desempenho da jabiraca, conheci inclusive várias pessoas que não compravam carros zero, apesar de terem condição finaceira para isso, preferiam comprar carros conhecidos já “testados” pelo primeiro dono.
Um conhecido meu que trabalhou na linha de montagem do del rey na década de 80 me disse que quando acabavam os carburadores do modelo a alcool a ordem era montar os outros motores com carburadores a gasolina mesmo, sem critério algum, depois quem quiser que reclamasse, naquela época salvo uma biela que voasse do bloco tudo era culpa do usuário ou como se dizia : “azar” de ter comprado um carro ruim, reza a lenda ainda nestes tempos de montagem sem padronização que os carros zero eram distribuidos assim: a cada dez , oito eram normais, um excepicional e outro seria uma bomba; azar de quem pegasse a bomba…. era só uma lenda, mas com um fundo de verdade bem lastreado, haaj vista os “saudosos” orquestra, leite glória e outros adjetivos menos publicáveis.
Em suma os carros perderam em personalidade, mas ganharam muito em confiabilidade. saudosista eu também sou, agora não dá para encobrir o óbvio……

Peacemaker
Peacemaker
14 anos atrás

O recall geralmente está ligado umbilicalmente aos gênios da área financeira das empresas. maximizem os lucros, coloquem
muitos plásticos, borrachas, componentes elétricos e eletrônicos vagabundos, e, está feita a mágica.

marco pavilonis
marco pavilonis
14 anos atrás

…Moro no Japao e trabalho na industria automobilistica na area de controle de qualidade.Posso garantir que os japoneses sao paranoicos com a qualidade de seus produtos, um pequeno micro detalhe fora do padrao e vai tudo para o lixo, eu contando e dificilimo de acreditar, mas…e verdade. Essa falha da Toyota ocorreu a nivel de projeto, e nos, os operarios produzimos exatamente o que os engenheiros equivocadamente projetaram. Pelo menos assumiram a culpa e nao fizeram como num nebuloso caso ocorrido com os Ford Explorer com mortes e tudo o mais…nao foi tudo p debaixo do tapete.

Mirax
Mirax
Reply to  marco pavilonis
14 anos atrás

Nem ao Fox “Corta Dedo”, que depois de muita briga a VW consertou.

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

O Fusca nunca teve recall, mas a Kombi já teve. Em 1997, a Volks teve que mudar o direcionamento de uma das mangueiras de combustível, por passar muito próximo ao distribuidor. Corria risco de incêndio caso houvesse vazamento na mangueira.

Flavio Maciel
Flavio Maciel
14 anos atrás

O sucesso subiu a cabeça. Querer ser a maior (ao inves de melhor) montadora foi o erro da Toyota. Nao foi assim tambem com a GM ?

Celso
Celso
14 anos atrás

Viva o Fusca !

John
John
14 anos atrás

Fusca nunca teve Recall porque na época as empresas estavam cagando para isso.

Alguem se lembra da mangueira de combustivel passando ao lado do distribuidor ? Quantos incendios aquela merda mal projetada não causou ?

Felipe Montanheiro
14 anos atrás

Rural também nunca teve Recall…..

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
14 anos atrás

Sei la, ainda acho que tudo é passível de erro.
Fusca e um carrinho bom, simples, mas q matou muita gente tb, com aquele freiinho bombado no pedal… e a estabilidade q é uma maravilha…. talvez pelo fato de ter sido o mais vendido, sei la… mas…..

Lembro de uma historia que meu paai contava sobre um amigo que tinha um fusca; dizia o cara que fusca nao podia fazer zig zag em estrada de chao com trepidações senao capotava, o colega foi demostrar que a teoria estava certa e não é de ver q o fusca capotou?

Dizem,dizem q um tal de pitot derrubou um aviao…vai saber qq esta oculto em todos os carros por ai sem a gente saber

Freehider
Freehider
14 anos atrás

As leis de segurança antes não eram tão exigentes. Nem se tinham tantas ongs/órgãos/comites e assembléias em busca de de alguém p/ ajudar.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

recall é uma maneira de a indústria limitar sua responsabilidade, caso ocorra alguma coisa. simples assim.

provavelmente o que ocorre hoje é que se busca e se “pega” mais erros do que se fazia antigamente.

os carros de 40, 50 anos atrás duravam (às vezes) mais não porque os processos construtivos de hoje sejam piores, mas porque os projetos antigos eram superdimensionados, em função do baixo grau de precisão possível e também das menores exigências (por exemplo, a Mecânica Popular da década de 60 louvava o carro que tinha velocidade de cruzeiro de 90 km/h – lembrando que velocidade de cruzeiro é a “maior” velocidade que pode ser conseguida com o menor consumo e o menor desgaste, dentro da maior faixa de rendimento, ou, em outras palavras, a velocidade do carro em última marcha e em rotação próxima da rotação de torque máximo. hoje a velocidade de cruzeiro está entre 110 e 160 km/h, o que é um salto brutal.)

joâo Paulo
joâo Paulo
Reply to  petrafan
14 anos atrás

E na época do Fusca, o conceito de qualidade era igual a durabilidade. Nada além.

Fusca é sinônimo de eficiência e antônimo de eficácia.

Makoto
Makoto
14 anos atrás

O problema que é que vivemos uma situação em que a ordem é obter lucro a qualquer custo, para satisfazer os acionistas. Isto, aliado ao avanço da tecnologia, que permite cálculos precisos, faz com que os projetos saiam no limite. Em outras palavras, o fusca nunca teve um recall por que tinha, sei lá, seis parafusos para fixar o para-lamas, quando dois são suficientes. Ou um pedal do acelerador que suportava três vezes mais pressão que o necessário.

Ambra
Ambra
14 anos atrás

o Escort Hobby tb não teve recall, ehuahuahu

Juan
Juan
14 anos atrás

Flávio,

na época do Fusca as empresas davam uma banana para o tal direito do consumidor. Se o carro dava problema com 5 mil km, a culpa era do dono, que não tratou do produto com o cuidado que ele merecia.
Nesse meio tempo, surgiram leis, órgãos de defesa do consumidor, advogados salivando pelos honorários de causas dessa espécie e uma maior conscientização do comprador.
Hoje, a preocupação com imagem e ações legais faz com que as empresas se antecipem.
De qualquer forma, se a concepção e produção de um automóvel fossem conduzidas de forma compatível com os preços extorsivos que pagamos, não deveriam ocorrer “rechamadas”.

Juan

Fábio Amparo
Fábio Amparo
14 anos atrás

Na minha opinião isto se deve à constante busca por redução de custos das montadoras. Estão sempre dispostas a tudo para economizar R$ 0,01 por carro, e creio que com isto estão assumindo riscos.

De certa forma, para eles, um recall não deveria ser surpresa, já que foram eles mesmos que buscaram tudo isto.

Grande abraço

Alexandre
Alexandre
Reply to  Fábio Amparo
14 anos atrás

Tenho que concordar.
Po, tem um monte de carro que sai só com uma luz de ré. Chave só na porta do motorista. Carro sem desembaçador traseiro. Sem retrovisor no lado direito.
Imaginem em tudo que economizam nas partes que a gente não vê.
E dão muito importância para eletrônica com babaquices que ninguém precisa enquanto a parte mecânica as vezes parece regredir.

Ruan Carlo Pinzetta
Ruan Carlo Pinzetta
14 anos atrás

Gomes veja a lista de recalls da Lada e escreva sobre isso!

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
14 anos atrás

Sabe que eu não acho de todo ruim ? É uma forma da empresa mostrar que se preocupa com o pós-venda.

Pior faz a FIAT, que mesmo sabendo de falhas crônicas em quase todos os seus modelos, abafa a questão e faz os proprietários morrerem de ódio.

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Isso sim era carro………. O resto é o resto…………

Lucas Martin
Lucas Martin
14 anos atrás

Isso é culpa do próprio consumidor, que compra o que é novo, não importando se é bom. Assim as montadoras correm contra o tempo pra lançar novos modelos antes da concorrente… e óbviamente todas acabam passando por cima de etapas importantíssimas, porém demoradas, do desenvolvimento de um veículo. Também precisam contratar dezenas de funcionários para aumentar a velocidade, mas não têm tempo de treiná-los adequadamente, e os treinados custam muito caro se for pensar em uma equipe de dez… enfim para que um carro de 5 lugares com de 200hp se ando sozinho 10km por dia a 15km/h?? E, claro, as viagens faço de avião!!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

The beetle was the best!

Acizans
Acizans
14 anos atrás

Isso vale pra “forde” com seu “FODE” fiesta. Vou comprar um fusca que é melhor…

Dú
14 anos atrás

Nunca teve pois a lei não existia. Do fusca até que eram poucos os problemas, tipo enferrujar assoalho pelo líquido da bateria ou vazar gasolina pelo respiro qdo. se estacionava meio inclinado.
Mas a Kombi… quantas não pegaram fogo….

Minervino
Minervino
14 anos atrás

Um dos meus sonhos automobilísticos é ter um Fusca, outro, um Opala.
Agora me orgulho mais ainda desse carrinho que só falta falar.

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Caro Flávio,
Fusca nunca teve recall porque até alguns anos atrás este procedimento simplesmente não existia. Se ele fosse produzido hoje, provavelmente teria. Não dá para comparar essas dua realidades.
Por outro lado, antes um projeto demorava anos desde sua concepção até o produto final. Hoje são alguns poucos meses. Em alguns casos não há teste em todas as estações do ano e os “testes finais” ficam por conta do usuário.
Finalizando, vc. abordou a qualidade de nossos engenheiros. Concordo com vc. pois os cursos de engenharia, quando muito, estão formando técnicos de nível superior que não conseguem analisar os resultados cuspidos pelos programas de engenharia. Se a figura está azulzinha, ok. E aí começam os recalls.
Abraços.

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Pois é, na epoca dos fuscas não se usava desse recurso, mas com certeza o sistema do cabo do acelerador e o embuchamento da suspensão dianteira seriam motivo fácil fácil. . .

Ricardo Divila
Ricardo Divila
14 anos atrás

…mas ate o Lada teve um recall!
vide= http://www.youtube.com/watch?v=ScmlxVe5Gx4
rsrsrs

EMF
EMF
14 anos atrás

O Corolla é um ótimo carro, no seu seguimento é um dos melhores. Muito superior ao vectra que tem um motor 2.0 obsoleto e pobre em acamamento interno e ligeiramente superior ao civic que tem um porta mala ridiculo, 340 litros, contra 470 do Corolla, sem falar que o consumo de combustivel do corolla é referência para outros carros. O Focus e o C4 Pallas são os unicos que da para comparar com o Corolla. Sobre o Recall, acredito que não vai afetar os carros no Brasil , no tapete do motorista existem duas presilhas que fixam o tapete muito bem, é até complicado de tirar o tapete quando precisa lavar, para o tapete enroscar no acelerador tem que estar fora da presilha o que é considerado uso incorreto.

Eric
Eric
14 anos atrás

Tem muito “recall branco” que é feito ainda quando se volta a revisão…..

Bugre
Bugre
14 anos atrás

O problema é que as montadoras projetam cada parte do carro e entregam esses projetos para terceiros, escolhidos pelo melhor preço, fabricarem. Quem tem o menor preço quase nunca é a melhor opção.

Rael
Rael
14 anos atrás

Flávio, recall ao menos mostra que a empresa tem respeito com os consumidores. Que admite um erro.

Algo que a Volks não demonstrou com o caso do Fox e seu cortador de dedos de série.

Fábio
Fábio
14 anos atrás

Fusca nunca teve recall, mas isso não quer dizer que nunca teve defeitos. alias tudo se consertava com um alicate, arame e um pouco de praticidade.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Realmente isto é uma vergonha para a montadora.

O problema é os proprietarios preguiçosos e que se fazem de desavisados e simplesmente não correm (literalmente) atras do prejuízo.

A conta disto fica para o proximo dono do carro que pode ficar na mão por não saber se atendeu ao recall ou não.

Fusca nunca teve recall, pq a VW nunca achou que aquela mangueira de combustível passando entre os cabos de velas, distribuidor e partes quentes do motor, não causaria incêndio.

Jr
Jr
14 anos atrás

Um carro com air bag vai ter mais valor aos olhos do comprador do que um carro que tenha uma estrutura adequada.
Um carro com sensor de ré vai ter mais valor aos olhos do comprador do que um carro que tenha um estudo adequado das posições dos espelhos pra que o motorista consiga ver algo atrás (como o Honda Civic novo).
Colocar ABS vai ter mais valor do que passar dois meses acertando a distribuição dos freios e testando pastilhas diferentes.
Então, já que esses gadgets de sensores e eletrônica e penduricalhos têm mais valor, pra que desenvolver a engenharia? O carro fica dependente de pedaços de eletrônica cada vez mais complexos, commodities pouco testados feitos na China, sem sistema ou engenharia que possa suplementá-los em caso de falha já que estes sistemas e engenharia foram removidos para alcançar economia em escala.
Usar eletrônica num carro de boa engenharia é animal. Mas ser tão dependente como são os carros de hoje?

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
14 anos atrás

Viu só…eles tinham razão em querer sair da F1 por ter gasto demais…faltou a grana do tiozinho da ultima revisão antes dos carros sairem da fábrica rsrs

abç

Guilherme Corrêa

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Se as montadoras tivessem de fazer recall de todos defeitos que os carros nacionais apresentavam antigamente estavam falidas,no regime militar elas já estavam acostumadas a fazer cagadas e ninguem ousava reclamar, os carros saiam já com defeitos e não tinha lei que faziam eles consertarem, acho que houve grande progresso nas leis dos consumidores principalmente no Brasil, logico que existem algumas falhas , mas melhorou muito em relação ao passado, talvez por isto o fusca nunca teve recall, rs, simplesmente não existia recall, pelo menos no Brasil