Blog do Flavio Gomes
F-1

AUSSIES (6)

SÃO PAULO (boa!) – E para fechar sobre a classificação, polêmicas à vista. A primeira, menos importante. Schumacher foi a Charlie Whiting para pedir que se faça algo sobre a questão dos pilotos que atrapalham aqueles que estão em voltas rápidas. Ele reclamou de Alonso e Hamilton. Mas evitou ataques pessoais. Referiu-se às equipes, que […]

SÃO PAULO (boa!) – E para fechar sobre a classificação, polêmicas à vista. A primeira, menos importante. Schumacher foi a Charlie Whiting para pedir que se faça algo sobre a questão dos pilotos que atrapalham aqueles que estão em voltas rápidas. Ele reclamou de Alonso e Hamilton. Mas evitou ataques pessoais. Referiu-se às equipes, que não avisam seus pilotos, quando estão retornando aos boxes, que tem alguém chegando numa flying lap. Considerou-se prejudicado. No Parque Fechado, foi ao cockpit de Alonso conversar com o espanhol.

Acho que não dá em nada.

A outra já é mais forte. O diz-que-diz do paddock agora é que a Red Bull tem uma espécie de suspensão ativa. Na verdade, nada eletrônico cheio de sensores, como aquelas dos anos 90. Mas um sistema engenhoso de catracas (quem tem carro rebaixado sabe como é)  que mantem o carro com a mesma altura do solo, esteja ele sem nada de gasolina, como na classificação, esteja ele abarrotado de combustível, como na corrida.

Explico. Entre a classificação e a corrida, as equipes não podem mexer nos carros. Nada de regulagens na suspensão, portanto. No máximo, calibragem de pneus. Assim, têm de sacrificar algo no sábado, porque na largada seus carros estarão mais baixos, com o peso da gasolina. Na classificação, eles ficam mais altos do que precisariam. No domingo, com o peso, voltam à altura ideal em relação ao asfalto.

A Red Bull teria um sistema que vai controlando essa altura independentemente do peso que se carrega de combustível. Assim, mesmo com o carro levinho, ele vai colado no chão. Enfia gasolina, mexe na catraca, sobe um pouco a suspensão, e ele fica na mesma altura, mesmo pesado. Estou descrevendo o sistema bem a grosso modo. Claro que é mais sofisticado que isso.

Está cheio de gente desconfiada. E pedindo esclarecimentos à FIA.