Blog do Flavio Gomes
F-1

MALACAS (4)

SÃO PAULO (vou ou não vou?) – Giorgio Piola faz desenhos de carros de F-1 há 800 anos. É um italiano que se especializou em desenhos técnicos feitos a partir das fotos que tira de tudo nos boxes. Tem o olhar para os detalhes. Nota quando uma equipe muda uma asinha. Ou a posição do […]

SÃO PAULO (vou ou não vou?) – Giorgio Piola faz desenhos de carros de F-1 há 800 anos. É um italiano que se especializou em desenhos técnicos feitos a partir das fotos que tira de tudo nos boxes. Tem o olhar para os detalhes. Nota quando uma equipe muda uma asinha. Ou a posição do escapamento. Ou o formato de um espelho.

Seus desenhos são famosos, publicados em jornais e revistas do mundo inteiro. Piola escreve também. Edita livros baseados nos desenhos que faz. Muitos o consideram grosso e antipático. Eu, por exemplo, devo ter trocado cinco palavras com o cabra em quase 20 anos de coberturas. Senna, uma vez, lhe deu um murro na cara em Hockenheim. É um personagem, enfim, conhecidíssimo no paddock.

Mas, na Globo, virou “O Espião da F-1”. Como se se esgueirasse sorrateiramente por trás das portas dos boxes para descobrir segredos alheios a mando de seus chefes do Jardim Botânico. Um “Doutor Stock” do mal, já transformado em personagem infantiloide. Por que será que a Globo acha que tudo tem de ser assim, bobo e infantil? Piola não espiona nada, nem ninguém. Seu acesso é consentido. Tem livre trânsito por onde circula. Para fazer seus desenhos, fotografa os carros parados nos boxes ou no grid. Como qualquer jornalista pode fazer.

E quero ver é o que a emissora vai fazer com os patrocínios nos desenhos do Piola. Porque ele é muito fiel a tudo que fotografa e desenha. E os nomes dos patrocinadores estão incluídos nos seus traços…