MENU

sábado, 3 de abril de 2010 - 11:20F-1

MALACAS (4)

SÃO PAULO (vou ou não vou?) – Giorgio Piola faz desenhos de carros de F-1 há 800 anos. É um italiano que se especializou em desenhos técnicos feitos a partir das fotos que tira de tudo nos boxes. Tem o olhar para os detalhes. Nota quando uma equipe muda uma asinha. Ou a posição do escapamento. Ou o formato de um espelho.

Seus desenhos são famosos, publicados em jornais e revistas do mundo inteiro. Piola escreve também. Edita livros baseados nos desenhos que faz. Muitos o consideram grosso e antipático. Eu, por exemplo, devo ter trocado cinco palavras com o cabra em quase 20 anos de coberturas. Senna, uma vez, lhe deu um murro na cara em Hockenheim. É um personagem, enfim, conhecidíssimo no paddock.

Mas, na Globo, virou “O Espião da F-1″. Como se se esgueirasse sorrateiramente por trás das portas dos boxes para descobrir segredos alheios a mando de seus chefes do Jardim Botânico. Um “Doutor Stock” do mal, já transformado em personagem infantiloide. Por que será que a Globo acha que tudo tem de ser assim, bobo e infantil? Piola não espiona nada, nem ninguém. Seu acesso é consentido. Tem livre trânsito por onde circula. Para fazer seus desenhos, fotografa os carros parados nos boxes ou no grid. Como qualquer jornalista pode fazer.

E quero ver é o que a emissora vai fazer com os patrocínios nos desenhos do Piola. Porque ele é muito fiel a tudo que fotografa e desenha. E os nomes dos patrocinadores estão incluídos nos seus traços…

89 comentários

  1. Frederico Della Noce disse:

    Estimado Jornalista,
    Em seu ensaio biografico sobre Giorgio Piola, faltou o momento culminante de sua carreira que acontece quando o antipatico Piola desenha um carro de Formula 1 para Arturo Merzario.Foi um retumbante fiasco.Desde entao ele se contenta em desenhar o que ja foi desenhado.

  2. Ricardo Porto disse:

    Bobo e infantil é você, Flavio Gomes. Em vez de admirar quem traz o conhecimento do velho Piola – que você parece detestar – para a galera, você prefere chamar de bobo e infantil o apelido de espião. Só você não parece entender a brincadeira. Ou será que entende e se faz de esperto, como sempre? Pra cima de nóis? E ainda fica preocupado com patrocínios dos outros. Brincadeira…

  3. celso disse:

    Se você pode falar que a Lada-Renault é uma equipe de formula 1 e o Petrov é um piloto de F1, porque a Globo não pode vender o peixe dela como ela acha que é?

    Ou o que você fala é lei e o resto é resto?

  4. Luciano disse:

    Muito interessante os comentários e também gosto desse tipo de abertura para falarmos de certas coisas desagradáveis e patéticas que vemos e ouvimos por aí…
    Temos também de sermos prudentes e observarmos nossos comentários para não deixarmos transparecer que somos arrogantes e algo mais.
    Flávio… de boa, o que parece e sempre observo pela TV…blog e outros meios, é que vc é louco para ter a oportunidade na Globo. Talvez tenha méritos de sobra e todos nós seríamos beneficiados com o seu conhecimento, sem dúvida. Mas vc acha que não seria criticado por alguma atitude ou palavra descabida no momento da transmissão?é ao vivo …temos que maneirar nos escrachos que fazemos aos caras…to me lixando pro GB e acho que merecíamos algo melhor.

  5. Eduardo disse:

    Olha que o Galvão deu uma alfinetada em quem colocou o desenho com o patrocinador, falou que “não deveria ser tão fiel” ou algo do gênero….essa RG…sei não…..acha um absurdo aparecer algum patrocinador em reportagens, como a de um capacete com um sistema de resfriamento da cabeça para o caso de pancadas que eles descaradamente ofuscaram o nome da marca, mas em compensação fazer uns “merchan” ridículos nas novelas…..tenha santa paciência

  6. Alan Lopes disse:

    Heheheh, o próprio Galvão falou na transmissão (olha,rimou): “Faltou tirar o patrocínio.” ao mostrar os desenhos.

  7. Itamar disse:

    Realmente essa história de “espião” é mais uma bobagem inventada pela RGL, deve ser coisa dos redatores do Zorra Total, que também é “divertidissimo”, qto aos patrocinios, no treino de classificação de sábado já mereceu ressalvas do Galvão, numa materia sobre o volante da Ferrari, ele disse algo do tipo “os desenhos dele são tão perfeitos que até o patrocínio apareceu, da próxima vez poderiam colocar uma tarja..”
    è bom o Giorgio Piola tomar cuidado, senão daqui a pouco vão passar a chamá-lo de GPT…

  8. Lima disse:

    Flávio,

    Só p/saber vc ouviu oq o GB disse após o quadro do ‘espião’?
    Foi algo do tipo… “É… Ele desenha tão bem que deixou até os patrocinadores, não pode.”

    Rídiculo
    Abraços

  9. Kaio disse:

    Por morar fora do Brasil, eu tenho a imensa felicidade de não precisar assistir a transmissão da Globo. Aqui na Austrália eles transmitem a narração da BBC e sempre começando a transmissão 1h antes da corrida com entrevistas no padock e muito jornalismo e profissionalismo, ao contrá da Globo.

    Quem entende de inglês sugiro experimentar assitir pela BBC pelo menos 1 corrida e vocês não vão se arrepender. É possível achar o link no Jus***.tv na hora na corrida.

    Abraços!

  10. gorpo disse:

    num sei pq mngm salientou o hulk na frente do mestre das chuvas RUBINHO….. rosberg…na frente do senhir das armas schummi….

  11. gorpo disse:

    bons comentarios? pinha lástima é não poder ouvir os coments do lito cavalcanti ao vivo…eis o cara mais senasato….. apesar de swer um MASSISTA assumido.

  12. Luiz Eduardo disse:

    Aproveitando que todo o mundo tá descendo o pau na RGT, deixa eu dar minha porradinha: aturava o GB porque achava que ruim com ele, pior sem ele. Mas o cara passou dos limites, é um pentelho, e hoje, como muitos, aciono o mute e ouço no rádio. Pena, porque perco alguns bons comentários do Reginaldo e do Burti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>