Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

A VEMAG, ENFIM

SÃO PAULO (um dia chega) – Essa foto é emblemática. O presidente Lula deu umas bandas com o Audi e-tron, o elétrico das quatro argolas, na 10ª edição do Michelin Challenge Bibendum, no Rio. É um evento importante e tal. Mas não é dele que quero falar. A foto me fez lembrar de uma passagem […]

SÃO PAULO (um dia chega) – Essa foto é emblemática. O presidente Lula deu umas bandas com o Audi e-tron, o elétrico das quatro argolas, na 10ª edição do Michelin Challenge Bibendum, no Rio. É um evento importante e tal. Mas não é dele que quero falar. A foto me fez lembrar de uma passagem de sua biografia, no livro “Lula, o filho do Brasil”, de Denise Paraná. Ele conta que quando estudava para ser torneiro mecânico no SENAI, a escola ficava perto da fábrica da Vemag, no Ipiranga/Vila Prudente/Vila Carioca, dependendo do ponto de vista do morador. E seu sonho era trabalhar na empresa, que deu o pontapé inicial à indústria automobilística brasileira. Diz o Lula, no livro, que todos queriam vestir o macacão azul da Vemag.

Bem, talvez o presidente nem saiba, mas esse eletrocarro aí embaixo, no fundo, é descendente direto daqueles que eram feitos na velha, boa e desejada Vemag. Só que não eram elétricos…