Blog do Flavio Gomes
#69

SEXTA NO PARK

PORTO ALEGRE (inesquecível) – Bom dia, macacada. Sim, tá escuro, já, mas já falei mais de uma vez que o dia só acaba à meia-noite. E dias como o de hoje poderiam não acabar nunca. Como vocês talvez saibam, estou em Porto Alegre para correr, neste fim de semana, duas provas com o pessoal da […]

PORTO ALEGRE (inesquecível) – Bom dia, macacada. Sim, tá escuro, já, mas já falei mais de uma vez que o dia só acaba à meia-noite. E dias como o de hoje poderiam não acabar nunca.

Como vocês talvez saibam, estou em Porto Alegre para correr, neste fim de semana, duas provas com o pessoal da F-Classic gaúcha no Velopark. Eu e mais cinco pilotos da LF, convidados que fomos pelo pessoal do autódromo e pelo incrível Paulo Trevisan, proprietário do Museu do Automobilismo Brasileiro de Passo Fundo.

É impressionante a gentileza de todos. E é impressionante o Velopark. Aliás, chamar esse complexo de autódromo é contar uma meia-verdade. Tem um autódromo, sim. Mas tem um oval de kart, também. E mais duas pistas fabulosas de kart. E restaurante, loja, lanchonete, oficinas, pistas para crianças, um verdadeiro parque voltado para o automobilismo. E tem ainda os inacreditáveis protótipos Veloce, dez mil vezes mais bonitos e melhores que os Stock Jr., carros feitos pelo Moro com mecânica Fiat.

Vai ser difícil lembrar o nome de todo mundo para agradecer a acolhida que estamos tendo. Jhonny Bonilla, Paulo Torino (autor das fotos acima), seu irmão-artista Roberto, o diretor Sérgio, Jorge Fleck (sim, aquele da Truck, rali, Turismo, que foi meu instrutor hoje), Alemão… Muita, muita gente. Além da gauchada da F-Classic, com carros lindos e um grid maravilhoso.

Treinamos hoje pouco tempo, com muitas bandeiras vermelhas. Andei com o Meianov e amanhã devo correr a primeira bateria com o #96, a quem reencontrei, emocionado. Mas vou ficar emocionado, mesmo, quando colocá-lo para andar. Dizem que vai chover. Se chover, tanto melhor. E tem mais DKW correndo, o que será muito divertido.

A pista é ótima, e muito difícil. É preciso engatar umas cinco voltas seguidas para pegar um ritmo, algo que nenhum de nós conseguiu hoje. Mas foi o bastante para sacar que é técnica, tinhosa, traiçoeira. O traçado é diferente do usado pela Stock em maio. Fizeram uma nova Curva 1, no fim da reta dos boxes, aumentando a extensão em cerca de 200 metros. A F-3 Sul-americana também anda conosco no fim de semana, assim como a turma do Endurance do RS.

Depois do treino, fomos conhecer o complexo inteiro. Me deram a chance de andar com o Veloce e fiquei andando sem parar num dos kartódromos, o maior, com 1.500 m de extensão, largo, espetacular. Só parei porque mandaram, senão ficava até anoitecer. Carrinho fenomenal, rápido, um formulinha com carroceria. Coisa mais linda.

Estou arrebentado de cansaço, porque o dia começou cedíssimo em SP. Mas valeu cada minuto. No fim do dia, uma surpresa carinhosa e inesquecível: o Roberto Mucillo, que pinta carros de corrida, me deu de presente um acrílico do Meianov. Vejam nas fotos. Lindo demais! Aliás, conheçam o site dele. Um baita artista, que morou em Portugal, ama corridas, conhece tudo.

Agora preciso dar um gás neste blog. Tem bastante coisa pra falar ainda hoje…