Blog do Flavio Gomes
F-1

“ORDEM” E “ESTRATÉGIA”

SÃO PAULO (escolha uma) – É uma boa peça de leitura o relatório de Lars Osterlind, designado pela FIA para investigar o espisódio de Hockenheim. Ele sugeriu ao Conselho Mundial que Alonso perdesse 5s de seu tempo final de prova e a Ferrari, os 43 pontos obtidos no GP da Alemanha. Mas a Ferrari não […]

SÃO PAULO (escolha uma) – É uma boa peça de leitura o relatório de Lars Osterlind, designado pela FIA para investigar o espisódio de Hockenheim. Ele sugeriu ao Conselho Mundial que Alonso perdesse 5s de seu tempo final de prova e a Ferrari, os 43 pontos obtidos no GP da Alemanha.

Mas a Ferrari não é boba. A FIA explicou hoje por que não puniu o time além dos 100 mil dinheiros.

(Aqui, vale uma observação aos que acham que não houve pena alguma. Houve esta multa. Pode-se achar leve, inócua, o que for. Mas é uma punição. O regulamento, quando trata de ordens de equipe, não especifica penas. O artigo 39.1 do F15945D0941C12576C7005308AE/$FILE/1-2010%20SPORTING%20REGULATIONS%2023-06-2010.pdf" target="_blank">Regulamento Esportivo diz apenas que “ordens de equipe que interfiram no resultado da corrida são proibidas”. Mais vago que isso, impossível.)

A explicação da FIA veio da defesa da equipe: “Do ponto de vista da Ferrari, há uma distinção clara entre ‘ordens de equipe’, por um lado, e ‘estratégias e táticas de equipe’, por outro. A comunicação da disputa deve ser considerada como estratégia e tática de equipe”.

Ou seja: a Ferrari “tucanou” as ordens de equipe e transformou as mensagens de rádio em “estratégias”. E como o regulamento não proíbe “estratégias” ou “táticas”, ponto final.

Dá para contestar o time? Pior é que não. Por isso que está na hora, mesmo, de riscar esse artigo besta do livro de regras. É lei que nasceu morta.