Blog do Flavio Gomes
F-1

KOREANAS (2)

SÃO PAULO (acertei no bolão) – Já é quase hora de dormir lá do outro lado do mundo. Mas tem um cara que não vai conseguir pegar no sono. Christian Horner deve estar se revirando na cama imaginando o que será a largada de daqui a algumas horas, com Vettel na pole e Webber em […]

SÃO PAULO (acertei no bolão) – Já é quase hora de dormir lá do outro lado do mundo. Mas tem um cara que não vai conseguir pegar no sono. Christian Horner deve estar se revirando na cama imaginando o que será a largada de daqui a algumas horas, com Vettel na pole e Webber em segundo. Numa pista que, logo depois das duas primeiras curvas, leva a uma reta monumental, boa de váculo, boa para acontecer alguma enorme cagada na freada seguinte, para um cotovelo feito em marcha-à-ré.

Foi esta a nona pole de Vettel na temporada, 14ª na carreira. Já igualou Barrichello nas estatísticas e com mais uma empata com Massa. É um fenômeno, sim, esse rapaz, embora ainda cometa erros e seja vítima de azares. Um futuro campeão, sem dúvida. Para dizer a verdade, estou começando a achar que vai ser em 2010, já. Porque se vencer na madrugada e Webber ficar em segundo, o que seria mais óbvio em Yeongam pelo que fez a Red Bull nos treinos, a diferença entre o australopitecus e Tião Alemão cai para 7 pontos, a duas corridas do fim da temporada. Aí, quem vai pirar é Webber.

Alonso segue cercando lourenço ali por perto. Quase fez a pole, acabou em terceiro. Tira leite de pedra e corre sozinho, sem a menor ajuda de Massa, que se arrasta em posições intermediárias. O brasileiro parte em sexto. E deve perder a posição para Button, o sétimo, nos primeiros metros. Isso porque larga do lado sujo da pista. E quando a gente fala em sujeira no circuito coreano, é sujeira mesmo. Poeira de construção, sabem como é? Aquela que só sai com paninho molhado. Ou uma esguichada de pressão com Wap. Ainda existe Wap?

Hamilton em quarto indica que a McLaren ainda respira, mas por aparelhos. Ele não tem muito a perder. Também vai buscar o que for possível na largada. Alonso que se cuide. Quem se estabelecer em posições boas na primeira volta tem chances de mantê-las porque vai ser difícil passar nessa pista. A enorme reta pode até ajudar nas tentativas, mas os carros com duto frontal, caso da McLaren, serão presas difíceis.

O top 10 teve Rosberg em quinto se enfiando no meio dos favoritos, Kubica em oitavo, apenas, Schumacher em nono e Barrichello em décimo reclamando que o alemão o atrapalhou. Kubica tinha colocado seu Lada em primeiro no último treino livre, mas despencou. A Sauber, que andara bem nas primeiras práticas, também acabou ficando com gostinho de que podia mais e terminou em 12º com o mito Kobayashi e em 13º com Heidfeld. Lucas de Grassi e Bruno Senna foram superados por seus companheiros de equipe com folgas lá no grupo das nanicas.

E foi o que aconteceu de madrugada, para quem não viu.