Blog do Flavio Gomes
F-1

OS GAROTOS

SÃO PAULO (que coisa) – Daniel Ricciardo, que apesar do nome é australiano, foi o mais rápido hoje no primeiro dia dos testes de estreantes em Abu Dhabi. Seu tempo, 1min39s616, foi apenas 0s222 pior que o da pole de Vettel no sábado, como lembra o indigitado Fábio Seixas em seu blog. O que chamou […]

SÃO PAULO (que coisa) – Daniel Ricciardo, que apesar do nome é australiano, foi o mais rápido hoje no primeiro dia dos testes de estreantes em Abu Dhabi. Seu tempo, 1min39s616, foi apenas 0s222 pior que o da pole de Vettel no sábado, como lembra o indigitado Fábio Seixas em seu blog.

O que chamou a atenção foi o desempenho de Pastor Maldonado, andando com a Hispania. O venezuelano, que será piloto da Williams no ano que vem, aproveitou a deixa para ter sua primeira experiência com um F-1 no time que, por sua vez, anunciou há alguns dias uma parceria técnica com a própria Williams. Parceria que pode não dar em nada porque a Hispania tem seu futuro bastante comprometido. Curioso é que foi o primeiro teste da história da equipe, que estreou no Bahrein sem um quilômetro rodado sequer.

Mas eu dizia que seu tempo chamou a atenção porque ele virou a melhor volta em 1min43s750, contra 1min45s085 de Bruno Senna na classificação de três dias atrás. É muita diferença. Explicações? Difícil acreditar que o cara é bom o bastante para sentar no carro e de imediato virar quase 1s5 mais rápido que alguém que correu a temporada toda. Os bons tempos da molecada, Ricciardo, especialmente, indicam que as equipes podem não ter sido lá muito rigorosas com algumas exigências do regulamento. Peso mínimo, por exemplo. Em testes, meio que vale tudo.

Em todo caso, sigamos estes treinos com atenção. Afinal, são garotos que, em breve, podem estar assumindo lugares importantes nos próximos anos. E como a F-1 proíbe testes durante a temporada, essa é a chance que cada um deles tentará agarrar de todas as formas. Uns estão pagando para andar. Outros são apostas de certos times e/ou patrocinadores. A Ferrari, por exemplo, investe forte nesse francês Jules Bianchi, que andou mal hoje. A Renault enfiou um russo no cockpit.

Detalhe: estão todos ainda com pneus Bridgestone. Amanhã a petizada anda de novo. Depois, um dia de folga e na sexta e sábado entra a Pirelli em campo. Aí, sem estreantes. Mas nem todos os titulares de 2010 vão andar.