Blog do Flavio Gomes
F-1

KUBICA

SÃO PAULO – Muito bem, o que se sabe até agora… Kubica estava disputando um rali na Itália. Ele gosta de rali e tem uma cláusula em seu contrato que o libera para participar dessas provas. Bateu forte seu Skoda Fabia no guard-rail, perto de uma igreja. Foi levado para o hospital. As primeiras informações […]

SÃO PAULO – Muito bem, o que se sabe até agora… Kubica estava disputando um rali na Itália. Ele gosta de rali e tem uma cláusula em seu contrato que o libera para participar dessas provas. Bateu forte seu Skoda Fabia no guard-rail, perto de uma igreja. Foi levado para o hospital. As primeiras informações dão conta de fraturas no braço e na perna direita. Alguns relatos dão conta da possibilidade até de ter uma mão amputada, o que espero, sinceramente, que seja alarmismo. Não corre risco de vida (me recuso a escrever “risco de morte”, acho ridículo; se a vida está em risco, é risco de vida e pronto), mas estaria em coma induzido. A Renault, por enquanto, confirma as múltiplas fraturas e menciona a mão. Daqui a uma hora (escrevo ao meio-dia de Brasília) será divulgado um boletim médico. O Grande Prêmio acompanha tudo e recomendo seguir as notícias pelo site.

Claro que dos testes da semana que vem, para vislumbrar apenas o futuro mais imediato, ele está fora. Da abertura do Mundial, dia 13 de março no Bahrein, é impossível dizer sem uma avaliação dos médicos, algo que ainda não foi feito por ser muito prematuro. Pelo quadro pintado até aqui, se voltar a guiar um carro de F-1 já estará no lucro. Claro que, a essa altura, muita gente está pensando na chance que Bruno Senna pode ganhar. E é verdade, será uma chance de ouro. Mas piloto nenhum gosta dessas coisas, de correr no lugar de alguém que se machuca. Além disso, é evidente que seja quem for o substituto de Kubica, caso ele tenha de ficar fora das pistas algum tempo, perde a vaga se o polonês se recuperar. E a possibilidade de ele não voltar a correr não garante que Senna, ou qualquer outro do time de reservas, seja promovido a titular. Talvez a equipe tenha de pensar em algum outro nome para a titularidade. Só que, sinceramente, ficar especulando sobre isso agora é algo que me parece sádico demais. Torço, e muito, para que se recupere logo. É um dos grandes dessa geração que tem Alonso, Vettel e Hamilton como maiores expoentes.

E aí entra o X da questão, o negócio de um piloto de F-1 arriscar o pescoço em outras modalidades fora do calendário de Mr. Ecclestone. Ele vai se recuperar? Lembremo-nos de que sofreu um acidente seríssimo no Canadá alguns anos atrás. Ficou fora de uma corrida (e deu a chance a Vettel de estrear na F-1). Mas não se machucou seriamente. Não correu em Indianápolis só por precaução.

Alguns anos atrás, talvez eu deitasse regra aqui sobre a “responsabilidade que todo piloto tem de ter” etc, malhando Kubica implacavelmente por dividir sua atividade de piloto entre a F-1, profissionalmente, e rali, de forma amadora. Foi o que fiz, por exemplo, quando Montoya se espatifou de motocicleta. Outro dia foi Webber que se machucou feio de bicicleta — mais de uma vez, diga-se.

Mas, hoje, não julgo ninguém. Quem sou eu para julgar a paixão dos outros? Se Webber ama bicicleta e assume os riscos de tomar um tombo, é algo que diz respeito a ele, e só ele. Achei errado esconder da Red Bull a contusão, mas não andar de bike. No caso de Montoya, acho que fui injusto. Mas lembro que, na época, o que se criticou no colombiano foi menos andar de moto, e mais inventar uma cascata qualquer como desculpa, sem assumir o que fez.

No caso de Kubica, a paixão pelo rali é imensa, e ninguém deve escrachá-lo por isso. Se o cara gosta, que corra. As críticas, em geral, vêm daqueles — como eu, alguns anos atrás — que insistem em colocar a F-1 acima de tudo e de todos, como se fosse a única coisa importante do mundo.

Não é. Na verdade, é um ambiente aborrecido e massacrante, no qual se exige, de cada um de seus participantes, uma devoção cega a um mundo que é muito menor do que seus habitantes querem fazer crer que seja.

Kubica gosta de rali, estava lá se divertindo, e ninguém deve ser punido por se divertir. Deu um azar desgraçado, mas acontece. Que volte logo, que fique bom, que não perca a mão, que possa continuar sorrindo.

ATUALIZANDO…

Aqui há algumas fotos de Kubica sendo atendido, enviadas pelo Dú Cardim pelo Twitter.