Blog do Flavio Gomes
F-1

AUSTRALOPITACOS (2)

SÃO PAULO (is gonna be allright) – Mais do que a degradação, é a diferença de desempenho entre os dois compostos que vai ser decisiva no GP da Austrália. Todos os pilotos e equipes acharam que os pneus, tanto os duros (inscrição em cor prata na lateral) quanto os macios (amarela) resistiram mais do que […]

SÃO PAULO (is gonna be allright) – Mais do que a degradação, é a diferença de desempenho entre os dois compostos que vai ser decisiva no GP da Austrália. Todos os pilotos e equipes acharam que os pneus, tanto os duros (inscrição em cor prata na lateral) quanto os macios (amarela) resistiram mais do que se esperava. Massa falou que isso aconteceu porque em Barcelona, onde se realizou a maior parte da pré-temporada, o asfalto pune a borracha sem dó. Alonso disse que os pneus macios podem durar umas 10 voltas. Ou 30. “A gente não sabe ainda”, admitiu.

Isso vai acontecer o ano todo. Os parâmetros obtidos até agora se referem ao circuito catalão, e com frio. Em cada nova pista, novas lições serão aprendidas sobre os estreantes pneus Pirelli. Muda o asfalto de circuito para circuito, mudam também as condições climáticas. Por isso que primeiro ano de qualquer marca de pneu é sempre divertido.

A Pirelli informou, através de seu bom serviço de imprensa, que 1.072 voltas foram completadas no primeiro dia de treinos em Melbourne. Cada equipe pôde usar três jogos de pneus duros e um jogo de pneus macios. Os tempos já são ligeiramente melhores que no ano passado, em que pese o fato de a FIA ter abolido os difusores duplos e os dutos frontais. Mas o KERS e as benditas asas móveis compensam a perda desses componentes aerodinâmicos.

Os novos borracheiros informaram também a diferença de “dureza” entre seus compostos disponíveis para o ano. Segundo a Pirelli, o supermacio (que não será usado em Melbourne) é 25% mais mole que o macio (disponível na Austrália). E o duro é 170% mais… duro que o supermacio. Portanto, há uma diferença de 145% na “dureza” relativa entre os dois compostos levados para a primeira corrida do ano. Não sei qual a unidade de medida da “dureza”, mas vá lá. Está dada a informação.