Isso vai acontecer o ano todo. Os parâmetros obtidos até agora se referem ao circuito catalão, e com frio. Em cada nova pista, novas lições serão aprendidas sobre os estreantes pneus Pirelli. Muda o asfalto de circuito para circuito, mudam também as condições climáticas. Por isso que primeiro ano de qualquer marca de pneu é sempre divertido.
A Pirelli informou, através de seu bom serviço de imprensa, que 1.072 voltas foram completadas no primeiro dia de treinos em Melbourne. Cada equipe pôde usar três jogos de pneus duros e um jogo de pneus macios. Os tempos já são ligeiramente melhores que no ano passado, em que pese o fato de a FIA ter abolido os difusores duplos e os dutos frontais. Mas o KERS e as benditas asas móveis compensam a perda desses componentes aerodinâmicos.
Os novos borracheiros informaram também a diferença de “dureza” entre seus compostos disponíveis para o ano. Segundo a Pirelli, o supermacio (que não será usado em Melbourne) é 25% mais mole que o macio (disponível na Austrália). E o duro é 170% mais… duro que o supermacio. Portanto, há uma diferença de 145% na “dureza” relativa entre os dois compostos levados para a primeira corrida do ano. Não sei qual a unidade de medida da “dureza”, mas vá lá. Está dada a informação.