AUSTRALOPITACOS (2)

SÃO PAULO (is gonna be allright) – Mais do que a degradação, é a diferença de desempenho entre os dois compostos que vai ser decisiva no GP da Austrália. Todos os pilotos e equipes acharam que os pneus, tanto os duros (inscrição em cor prata na lateral) quanto os macios (amarela) resistiram mais do que se esperava. Massa falou que isso aconteceu porque em Barcelona, onde se realizou a maior parte da pré-temporada, o asfalto pune a borracha sem dó. Alonso disse que os pneus macios podem durar umas 10 voltas. Ou 30. “A gente não sabe ainda”, admitiu.

Isso vai acontecer o ano todo. Os parâmetros obtidos até agora se referem ao circuito catalão, e com frio. Em cada nova pista, novas lições serão aprendidas sobre os estreantes pneus Pirelli. Muda o asfalto de circuito para circuito, mudam também as condições climáticas. Por isso que primeiro ano de qualquer marca de pneu é sempre divertido.

A Pirelli informou, através de seu bom serviço de imprensa, que 1.072 voltas foram completadas no primeiro dia de treinos em Melbourne. Cada equipe pôde usar três jogos de pneus duros e um jogo de pneus macios. Os tempos já são ligeiramente melhores que no ano passado, em que pese o fato de a FIA ter abolido os difusores duplos e os dutos frontais. Mas o KERS e as benditas asas móveis compensam a perda desses componentes aerodinâmicos.

Os novos borracheiros informaram também a diferença de “dureza” entre seus compostos disponíveis para o ano. Segundo a Pirelli, o supermacio (que não será usado em Melbourne) é 25% mais mole que o macio (disponível na Austrália). E o duro é 170% mais… duro que o supermacio. Portanto, há uma diferença de 145% na “dureza” relativa entre os dois compostos levados para a primeira corrida do ano. Não sei qual a unidade de medida da “dureza”, mas vá lá. Está dada a informação.

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ricardo
ricardo
13 anos atrás

rapaz, a HRT tomou 10 (isso mesmo, dez) segundos de diferença para a primeira.
é muita coisa.

o bruno senna não perdeu nada saindo de uma equipe dessas.

acho que não dura até o meio do ano.

massa hoje = barrichello ontem.

muita reclamação, muita choradeira e alonso vai metendo tempo nele.

é um piloto de segunda categoria. o alonso é melhor.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Eu acredito que este inicio de ano o Felipeta Moça está tendo problema de super aquecimento dos pneus ,a frente gruda muito e ele não tem força para fazer a tomada da curva adequadamente,más quem sabe até a sua 19 temporada na F1 ele aprenda alguma coisa(tal como sair de fininho pondo culpa em contrato ou patrocinador,estas coisas que torcedores adoram ouvir ou pelo menos suspeitar em entrevitas cuidadosamente preparadas em suas perguntas e respostas).A esperança é a ultima que morre,tem gente que ainda acha que o outro ex-segundo da rossa será campeão,porque então( ou antão) não ter alguma esperança.Confiança pessoal ele ainda é jovem e tem muita vontade de ……………………………………Ou assistam a formula Indy,a formula da emoção ou do piloto bração, que na europa nunca consegui passar da F3 inglesa. E lá no EUA dominam as carreras,é só ver os resultados ,ver a biografia do piloto vencedor para ver que não estou tão exagerado,assim. Para quem vai assistir, boa corrida que vença o melhor, apesar das baboseiras do Tio Bernie Tilkodromez e suas pardalescas idéias,que nunca funcionam perfeitamente.

Nelson
Nelson
13 anos atrás

Caro Flavio,

Sem querer ser muito chato, há um engano na matemática. Pequeno, mas considerável. Na verdade, os pneus duros são aproximadamente 100% mais duros que os macios e não 145%.

Imaginemos que os macios tenham a dureza 100 qqc (qualquer coisa)
Então supermacios terão 75% disso = 75 qqc
Os duros são 170% mais duros que os super macios = 202,5 qqc
C.Q.D.

Tá certa essa conta?

Abraços e sucesso,
Nelson

Sidney
Sidney
13 anos atrás

Nas duas primeiras voltas ninguém poderá utilizar a asa móvel.

Sidney
Sidney
13 anos atrás

No blog do Capelli ( http://www.blogdocapelli.com.br/ ), tem um post muito bom sobre essas e outras dúvidas.

alexandre
alexandre
13 anos atrás

New Mercedes TV spot with Nico Rosberg, Michael Schumacher and Mika Häkkinen

http://www.youtube.com/watch?v=BvovA9cjJFo

Lincoln
Lincoln
13 anos atrás

A foto do coala é igualzinha a foto do FG no alto da pagina….pode ver….mesmo angulo até…..
Sugiro trocar…..a do coala é mais bonita…..ahahahahahaha

Doidão
Doidão
13 anos atrás

Dona FIA podia fazer sorteio dos compostos a serem levados antes de cada etapa. E não deixar a critério da fabricante.

Williams Head
Williams Head
13 anos atrás

A unidade de medida de dureza para metais são Brinell, Rockwell e Meyer. Para metais e cerâmicos é o Vickers e o Knoop. Para polímeros, elastômeros e borrachas o Shore. Para alumínio, borrachas, couros e resinas é o Barcol. Jà o IRHD é utilizado apenas para borrachas.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Boa tarde Flávio!
Apenas um pouco de cultura “inútil”, a dureza é medida em SHORE para polímeros e borrachas, como segue o link.

http://www.blogdamecanica.com.br/2010/05/dureza-shore.html

abraço e excelente início de campeonato para todos os Brasileiros.

pc
pc
13 anos atrás

Do jeito que a coisa vai indo, Massa vai ser rapidamente ejetado da Ferrari para acomodar-se um piloto novo e rapido como Hulkenberg e Ricciardo. É muito Cara de Pau nas entrevistas. Forte concorrente ao Troféu Oleo de Peroba.

pc
pc
13 anos atrás

Massa não está tendo problemas com os pneus. Está tendo problemas com o Alonso. Quase 0,8 segs de showcolate e o cara faz que nem é com ele. Cara de pau.

gustavo figueiredo
gustavo figueiredo
13 anos atrás

flávio, posta esse video do promo da mercedes para a temporada 2011 da f1.
http://www.youtube.com/watch?v=5XpcIogIRN4

SENSACIONAL !

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

O que sei é que esses pneus vão garantir muitos “macarrõezinhos” para o Burti comentar nas manhãs de domingo, hehehehehe…

tevez
tevez
13 anos atrás

Sem surpresas…

2SIX
2SIX
13 anos atrás

Problemas advindos do aerofólio traseiro móvel: qual sera a carga aerodinâmica do aerofólio dianteiro? Como agora há duas cargas diferentes atrás não há como otimizar a carga dianteira que deverá ser “de compromisso”. Se a equipe optar por equililbrar o carro nas curvas (cargas altas) haverá um desequilíbrio direcional perigosíssimo nas retas, quando a carga traseira for diminuída. Pior ainda, com o carro na vácuo de um na frente, quando a carga dianteira será diminuída também : nestes casos o carro tenderá a decolar com facilidade. Em contrapartida, se “aliviar a carga dianteira o carro se tornará subesterçante. Haja projeto de suspensão dianteira (“chão”) para compensar !!!

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
Reply to  2SIX
13 anos atrás

Perfeito!!!! E a possibilidade disso descolar? Já pensaramn nisso?

FES
FES
13 anos atrás

Eu vi uma foto dos pneus usados do Felipe Massa e tinha muito daqueles flocos de borracha que se soltam do pneu lá pela 8ª volta. Parece compromete muito o desempenho e estabilidade do carro.
Os pneus serão a chave para se ganhar uma corrida. Quem detonar menos os pneus tem chances de se dar muito bem.

Nick B.
Nick B.
13 anos atrás

Que coalinha lindo, Fla!
Grande foto!

Williams
Williams
13 anos atrás

essa asa móvel é uma piada! quero ver nas primeiras voltas… que estão muitos carros ali juntos. Pra quem eles vão liberar a asa? pra todo mundo menos pro primeiro? é uma piada mesmo… regra artificial fudida! bando de cavalos pra inventar uma porcaria dessas. Dá desanimo da F1 por essas idiotices que inventam.

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
Reply to  Williams
13 anos atrás

Para ficar totalmente RIDICULO, vamos liberar a “CHUVA ARTIFICIAL” e o “OLEO ARTIFICIAL”. Esse tio Bernie é louco…….

ricardo
ricardo
Reply to  Williams
13 anos atrás

o pior e que fizeram isso como se fosse um diferencial

como pode ser um diferencial se todos têm ?

bernie tá gagá.

Joaquim
Joaquim
13 anos atrás

Essa foi boa…
E ai? Como será aplicada a regra???

gorpo
gorpo
13 anos atrás

o Massa já começou com as velhas desculpas, o pingo de chuva, o pneu, a temperatura. O fato é que ele fica analisando as adversárias e acaba se esquecendo que esta levando pau dentro da própria equipe , e faz tempo.

Massa, pede pra sair.

thiago
thiago
13 anos atrás

A dureza utilizada para materiais á base de borracha e/ou plásticos de engenharia(PVC entre outros) é a escala Shore.que contêm 12 “subescalas” classificadas por letras(A,B,C,OO etc)…

Abraços

Winston
Winston
13 anos atrás

Flavio a edição de ano da revista Warm Up ainda não esta ddisponivel para douload no iPad.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
13 anos atrás

Numa freiada o Massa conseguiu deixar o pneu tão quadrado que saiu cambaleando da curva dado a diferença de um pneu pro outro

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Opaleiro, eu não sou o tal do Galileo , o rei dos pitacos, mas vamos lá,
Vickers, Rocwell ou Brinell são utilizadas em metais, geralmente aço, Rocwell C especialmente para aços tratados (temperados), mais duros.
Para borracha o mais adequado é utilizar Shore A.

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

´Caro Flávio,

é tudo muito simples … como todas as mudançcas são pra todos … na verdade mesmo nada mudou !!! A Red Bull tem o melhor projetista e vai continuar voando na frente. O resto vai tentar algumas alterações no projeto original pra chegar perto. Na Ferrari quem esperava um último suspiro do Massa apenas se certificou de que quem manda mesmo é o espanhol. Apesar do péssimo caráter é melhor piloto que Massa. Além disso negócios são negócios, a Ferrari fez um carro ainda mais a mão do espanhol e os patrocinadores apostam tudo no melhor piloto da equipe. Se Massa pretende algum futuro na F1 é melhor torcer pro espanhol se arrebentar numa curva qualquer ou então procurar vaga em outra equipe.

Assim como em 2010 serão as brigas na turma do meião que ajudarão no espetáculo !!!

JCS

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
Reply to  JC Simonassi
13 anos atrás

DEPOIS DAQUELE EPISÓDIO RIDÍCULO DA ALEMANHA DO ANO PASSADO, torço contra a Ferrari e Alonso em todos os segundos do ano.

E perdi o respeito por Massa. Rubinho é um #$%. ¨

Então vou torcer para o Hamilton que tem 3 balls….

Helton Fernandes
Helton Fernandes
13 anos atrás

Melhor de tudo foi ver o Tovarich Petrov botando tempo no Heidfeld…

fernando zimmermann
fernando zimmermann
13 anos atrás

tanta gente atras de uma dureza e não consegue……kkkkkk

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
13 anos atrás

Sei que vai ser difícil o Massa jogar a culpa do seu mau desempenho em cima dos pneus. Ou não. Ele pode dizer que ficou perdido com tantas opções. Cazzo quase um segundo para o espanhol é dureza …

Sidney
Sidney
13 anos atrás

Flávio,

Sobre a regra dos 107%. Será considerado somente os tempos obtidos no Q1 ou então os tempos de todas as três partes da qualificação?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Sidney
13 anos atrás

Q1.

Christian Capato
Christian Capato
13 anos atrás

Atualmente, não seria exagero medir a dureza na escala “Massa”

Luiz Ronaldo
Luiz Ronaldo
13 anos atrás

No fim das contas, entre todas as babaquices introduzidas a seco, sem KY, no regulamento 2011, só a mais sutil, que é justamente essa tendência a pneus de gelatina da Pirelli vão ajudar nas ultrapassagens.

Andre
Andre
13 anos atrás

Com relação a asa traseira móvel, eu tenho uma pergunta:
E se tiverem 3 carros há menos de 1s um do outro?

Imagina que é o 1º, 2º e 3º colocados da corrida.

O 2º aciona para passar o 1º, mas ao mesmo tempo, o 3º aciona para passar o 2º.

E aí, o que acontece?

O 2º vai poder acionar, já que ao mesmo tempo em que ataca está sendo atacado?

Acho melhor chamar o Profº Pasquale…

José Brabham
José Brabham
Reply to  Andre
13 anos atrás

No meu entender essa é a “falha-raiz” desta regra ridícula.

fernando zimmermann
fernando zimmermann
Reply to  Andre
13 anos atrás

provavelmente o 4º colocado vai liderar a prova

Ron
Ron
Reply to  Andre
13 anos atrás

Ou o Arnaldo César Coelho.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Andre
13 anos atrás

Flavio, o primeiro colocado jamais usará a asa movel?

André_Pacheco
André_Pacheco
13 anos atrás

Até agora só sei de uma coisa… O Phascolarctos cinereus, vulgo Coala, de tão feio é uma gracinha Ui! Neste começo ano ninguém de fora vai entender nada da real distribuição de forças e desempenho dos pneus. Muitas variáveis…

Carlos Lins
Carlos Lins
13 anos atrás

A dureza é medida na escala de Dreher

Igor
Igor
Reply to  Carlos Lins
13 anos atrás

Boa!! rsrs

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Carlos Lins
13 anos atrás

Boa!!! Deu Drury’s, tome um Dreher!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Carlos Lins
13 anos atrás

E dependendo da coisa, melhor chamar o “velho”…

Ruiter Miranda
Ruiter Miranda
Reply to  Carlos Lins
13 anos atrás

Qual o último piloto alcoólatra quen tivemos na F1?

JC
JC
13 anos atrás

Exatamente, e no caso da borracha usa-se também a shore.
Um abraço

Opaleiro MG
Opaleiro MG
13 anos atrás

A dureza pode ser medida nas escalas Vickers, Rocwell ou Brinell.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
Reply to  Opaleiro MG
13 anos atrás

Essas escalas que você mencionou são para metais. Para polímeros o que vale são as escalas Shore A, B ou D.

rubinho
rubinho
Reply to  Opaleiro MG
13 anos atrás

unidade de dureza = volta por pneu.
1 pneu supermacio = 10 voltas
1 pneu macio = 12,5 voltas (vai ser engraçado ver o pneu furar no meio da volta)
1 pneu duro = 27 voltas

Acho que é isso.
O que acha?

Fermoseli
Fermoseli
Reply to  Opaleiro MG
13 anos atrás

Errado, estas são medidas para metal, na borracha pode ser Shore, Barcol ou IRHD.
O mais comum é o uso em escala Shore.

Dú
13 anos atrás

Que falta vai fazer o Galvão nesta 1ª etapa. Seriam tantas coisas para ele bravejar, os 107%, asa quando abre, quando fecha, o bump da pista. Volta Galvão.

Igor
Igor
Reply to 
13 anos atrás

Apoiado!!

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to 
13 anos atrás

Boa tarde colega,
Eu, acredito que esse ano o Galvão vai ficar loco no ar, vai ser tantas coisas a dizer que…. rsrsrsrs
Para mim Gomes 69, esse ano vai ser uma bagunça essas corridas!!