AUSTRALOPITACOS (2)
SÃO PAULO (is gonna be allright) – Mais do que a degradação, é a diferença de desempenho entre os dois compostos que vai ser decisiva no GP da Austrália. Todos os pilotos e equipes acharam que os pneus, tanto os duros (inscrição em cor prata na lateral) quanto os macios (amarela) resistiram mais do que se esperava. Massa falou que isso aconteceu porque em Barcelona, onde se realizou a maior parte da pré-temporada, o asfalto pune a borracha sem dó. Alonso disse que os pneus macios podem durar umas 10 voltas. Ou 30. “A gente não sabe ainda”, admitiu.
Isso vai acontecer o ano todo. Os parâmetros obtidos até agora se referem ao circuito catalão, e com frio. Em cada nova pista, novas lições serão aprendidas sobre os estreantes pneus Pirelli. Muda o asfalto de circuito para circuito, mudam também as condições climáticas. Por isso que primeiro ano de qualquer marca de pneu é sempre divertido.
A Pirelli informou, através de seu bom serviço de imprensa, que 1.072 voltas foram completadas no primeiro dia de treinos em Melbourne. Cada equipe pôde usar três jogos de pneus duros e um jogo de pneus macios. Os tempos já são ligeiramente melhores que no ano passado, em que pese o fato de a FIA ter abolido os difusores duplos e os dutos frontais. Mas o KERS e as benditas asas móveis compensam a perda desses componentes aerodinâmicos.
Os novos borracheiros informaram também a diferença de “dureza” entre seus compostos disponíveis para o ano. Segundo a Pirelli, o supermacio (que não será usado em Melbourne) é 25% mais mole que o macio (disponível na Austrália). E o duro é 170% mais… duro que o supermacio. Portanto, há uma diferença de 145% na “dureza” relativa entre os dois compostos levados para a primeira corrida do ano. Não sei qual a unidade de medida da “dureza”, mas vá lá. Está dada a informação.
rapaz, a HRT tomou 10 (isso mesmo, dez) segundos de diferença para a primeira.
é muita coisa.
o bruno senna não perdeu nada saindo de uma equipe dessas.
acho que não dura até o meio do ano.
massa hoje = barrichello ontem.
muita reclamação, muita choradeira e alonso vai metendo tempo nele.
é um piloto de segunda categoria. o alonso é melhor.
Eu acredito que este inicio de ano o Felipeta Moça está tendo problema de super aquecimento dos pneus ,a frente gruda muito e ele não tem força para fazer a tomada da curva adequadamente,más quem sabe até a sua 19 temporada na F1 ele aprenda alguma coisa(tal como sair de fininho pondo culpa em contrato ou patrocinador,estas coisas que torcedores adoram ouvir ou pelo menos suspeitar em entrevitas cuidadosamente preparadas em suas perguntas e respostas).A esperança é a ultima que morre,tem gente que ainda acha que o outro ex-segundo da rossa será campeão,porque então( ou antão) não ter alguma esperança.Confiança pessoal ele ainda é jovem e tem muita vontade de ……………………………………Ou assistam a formula Indy,a formula da emoção ou do piloto bração, que na europa nunca consegui passar da F3 inglesa. E lá no EUA dominam as carreras,é só ver os resultados ,ver a biografia do piloto vencedor para ver que não estou tão exagerado,assim. Para quem vai assistir, boa corrida que vença o melhor, apesar das baboseiras do Tio Bernie Tilkodromez e suas pardalescas idéias,que nunca funcionam perfeitamente.
Caro Flavio,
Sem querer ser muito chato, há um engano na matemática. Pequeno, mas considerável. Na verdade, os pneus duros são aproximadamente 100% mais duros que os macios e não 145%.
Imaginemos que os macios tenham a dureza 100 qqc (qualquer coisa)
Então supermacios terão 75% disso = 75 qqc
Os duros são 170% mais duros que os super macios = 202,5 qqc
C.Q.D.
Tá certa essa conta?
Abraços e sucesso,
Nelson
Nas duas primeiras voltas ninguém poderá utilizar a asa móvel.
No blog do Capelli ( http://www.blogdocapelli.com.br/ ), tem um post muito bom sobre essas e outras dúvidas.
New Mercedes TV spot with Nico Rosberg, Michael Schumacher and Mika Häkkinen
http://www.youtube.com/watch?v=BvovA9cjJFo
A foto do coala é igualzinha a foto do FG no alto da pagina….pode ver….mesmo angulo até…..
Sugiro trocar…..a do coala é mais bonita…..ahahahahahaha
Dona FIA podia fazer sorteio dos compostos a serem levados antes de cada etapa. E não deixar a critério da fabricante.
A unidade de medida de dureza para metais são Brinell, Rockwell e Meyer. Para metais e cerâmicos é o Vickers e o Knoop. Para polímeros, elastômeros e borrachas o Shore. Para alumínio, borrachas, couros e resinas é o Barcol. Jà o IRHD é utilizado apenas para borrachas.
Boa tarde Flávio!
Apenas um pouco de cultura “inútil”, a dureza é medida em SHORE para polímeros e borrachas, como segue o link.
http://www.blogdamecanica.com.br/2010/05/dureza-shore.html
abraço e excelente início de campeonato para todos os Brasileiros.
Do jeito que a coisa vai indo, Massa vai ser rapidamente ejetado da Ferrari para acomodar-se um piloto novo e rapido como Hulkenberg e Ricciardo. É muito Cara de Pau nas entrevistas. Forte concorrente ao Troféu Oleo de Peroba.
Massa não está tendo problemas com os pneus. Está tendo problemas com o Alonso. Quase 0,8 segs de showcolate e o cara faz que nem é com ele. Cara de pau.
flávio, posta esse video do promo da mercedes para a temporada 2011 da f1.
http://www.youtube.com/watch?v=5XpcIogIRN4
SENSACIONAL !
O que sei é que esses pneus vão garantir muitos “macarrõezinhos” para o Burti comentar nas manhãs de domingo, hehehehehe…
Sem surpresas…
Problemas advindos do aerofólio traseiro móvel: qual sera a carga aerodinâmica do aerofólio dianteiro? Como agora há duas cargas diferentes atrás não há como otimizar a carga dianteira que deverá ser “de compromisso”. Se a equipe optar por equililbrar o carro nas curvas (cargas altas) haverá um desequilíbrio direcional perigosíssimo nas retas, quando a carga traseira for diminuída. Pior ainda, com o carro na vácuo de um na frente, quando a carga dianteira será diminuída também : nestes casos o carro tenderá a decolar com facilidade. Em contrapartida, se “aliviar a carga dianteira o carro se tornará subesterçante. Haja projeto de suspensão dianteira (“chão”) para compensar !!!
Perfeito!!!! E a possibilidade disso descolar? Já pensaramn nisso?
Eu vi uma foto dos pneus usados do Felipe Massa e tinha muito daqueles flocos de borracha que se soltam do pneu lá pela 8ª volta. Parece compromete muito o desempenho e estabilidade do carro.
Os pneus serão a chave para se ganhar uma corrida. Quem detonar menos os pneus tem chances de se dar muito bem.
Que coalinha lindo, Fla!
Grande foto!
essa asa móvel é uma piada! quero ver nas primeiras voltas… que estão muitos carros ali juntos. Pra quem eles vão liberar a asa? pra todo mundo menos pro primeiro? é uma piada mesmo… regra artificial fudida! bando de cavalos pra inventar uma porcaria dessas. Dá desanimo da F1 por essas idiotices que inventam.
Para ficar totalmente RIDICULO, vamos liberar a “CHUVA ARTIFICIAL” e o “OLEO ARTIFICIAL”. Esse tio Bernie é louco…….
o pior e que fizeram isso como se fosse um diferencial
como pode ser um diferencial se todos têm ?
bernie tá gagá.
Essa foi boa…
E ai? Como será aplicada a regra???
o Massa já começou com as velhas desculpas, o pingo de chuva, o pneu, a temperatura. O fato é que ele fica analisando as adversárias e acaba se esquecendo que esta levando pau dentro da própria equipe , e faz tempo.
Massa, pede pra sair.
A dureza utilizada para materiais á base de borracha e/ou plásticos de engenharia(PVC entre outros) é a escala Shore.que contêm 12 “subescalas” classificadas por letras(A,B,C,OO etc)…
Abraços
Flavio a edição de ano da revista Warm Up ainda não esta ddisponivel para douload no iPad.
Numa freiada o Massa conseguiu deixar o pneu tão quadrado que saiu cambaleando da curva dado a diferença de um pneu pro outro
Opaleiro, eu não sou o tal do Galileo , o rei dos pitacos, mas vamos lá,
Vickers, Rocwell ou Brinell são utilizadas em metais, geralmente aço, Rocwell C especialmente para aços tratados (temperados), mais duros.
Para borracha o mais adequado é utilizar Shore A.
´Caro Flávio,
é tudo muito simples … como todas as mudançcas são pra todos … na verdade mesmo nada mudou !!! A Red Bull tem o melhor projetista e vai continuar voando na frente. O resto vai tentar algumas alterações no projeto original pra chegar perto. Na Ferrari quem esperava um último suspiro do Massa apenas se certificou de que quem manda mesmo é o espanhol. Apesar do péssimo caráter é melhor piloto que Massa. Além disso negócios são negócios, a Ferrari fez um carro ainda mais a mão do espanhol e os patrocinadores apostam tudo no melhor piloto da equipe. Se Massa pretende algum futuro na F1 é melhor torcer pro espanhol se arrebentar numa curva qualquer ou então procurar vaga em outra equipe.
Assim como em 2010 serão as brigas na turma do meião que ajudarão no espetáculo !!!
JCS
DEPOIS DAQUELE EPISÓDIO RIDÍCULO DA ALEMANHA DO ANO PASSADO, torço contra a Ferrari e Alonso em todos os segundos do ano.
E perdi o respeito por Massa. Rubinho é um @#$%. ¨
Então vou torcer para o Hamilton que tem 3 balls….
Melhor de tudo foi ver o Tovarich Petrov botando tempo no Heidfeld…
tanta gente atras de uma dureza e não consegue……kkkkkk
Sei que vai ser difícil o Massa jogar a culpa do seu mau desempenho em cima dos pneus. Ou não. Ele pode dizer que ficou perdido com tantas opções. Cazzo quase um segundo para o espanhol é dureza …
Flávio,
Sobre a regra dos 107%. Será considerado somente os tempos obtidos no Q1 ou então os tempos de todas as três partes da qualificação?
Q1.
Atualmente, não seria exagero medir a dureza na escala “Massa”
No fim das contas, entre todas as babaquices introduzidas a seco, sem KY, no regulamento 2011, só a mais sutil, que é justamente essa tendência a pneus de gelatina da Pirelli vão ajudar nas ultrapassagens.
Com relação a asa traseira móvel, eu tenho uma pergunta:
E se tiverem 3 carros há menos de 1s um do outro?
Imagina que é o 1º, 2º e 3º colocados da corrida.
O 2º aciona para passar o 1º, mas ao mesmo tempo, o 3º aciona para passar o 2º.
E aí, o que acontece?
O 2º vai poder acionar, já que ao mesmo tempo em que ataca está sendo atacado?
Acho melhor chamar o Profº Pasquale…
No meu entender essa é a “falha-raiz” desta regra ridícula.
provavelmente o 4º colocado vai liderar a prova
Ou o Arnaldo César Coelho.
Flavio, o primeiro colocado jamais usará a asa movel?
Até agora só sei de uma coisa… O Phascolarctos cinereus, vulgo Coala, de tão feio é uma gracinha Ui! Neste começo ano ninguém de fora vai entender nada da real distribuição de forças e desempenho dos pneus. Muitas variáveis…
A dureza é medida na escala de Dreher
Boa!! rsrs
Boa!!! Deu Drury’s, tome um Dreher!
E dependendo da coisa, melhor chamar o “velho”…
Qual o último piloto alcoólatra quen tivemos na F1?
Exatamente, e no caso da borracha usa-se também a shore.
Um abraço
A dureza pode ser medida nas escalas Vickers, Rocwell ou Brinell.
Essas escalas que você mencionou são para metais. Para polímeros o que vale são as escalas Shore A, B ou D.
unidade de dureza = volta por pneu.
1 pneu supermacio = 10 voltas
1 pneu macio = 12,5 voltas (vai ser engraçado ver o pneu furar no meio da volta)
1 pneu duro = 27 voltas
Acho que é isso.
O que acha?
Errado, estas são medidas para metal, na borracha pode ser Shore, Barcol ou IRHD.
O mais comum é o uso em escala Shore.
Que falta vai fazer o Galvão nesta 1ª etapa. Seriam tantas coisas para ele bravejar, os 107%, asa quando abre, quando fecha, o bump da pista. Volta Galvão.
Apoiado!!
Boa tarde colega,
Eu, acredito que esse ano o Galvão vai ficar loco no ar, vai ser tantas coisas a dizer que…. rsrsrsrs
Para mim Gomes 69, esse ano vai ser uma bagunça essas corridas!!