Blog do Flavio Gomes
Autódromos

AMARELOU

SÃO PAULO (que seja um dia melhor) – O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, resolveu que enquanto não se tomar uma decisão sobre a curva do Café, todas as corridas disputadas em Interlagos terão bandeira amarela no local. Ultrapassagens serão proibidas ali. A decisão foi revelada ao Victor Martins ontem. É uma solução sem pé, […]

SÃO PAULO (que seja um dia melhor) – O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, resolveu que enquanto não se tomar uma decisão sobre a curva do Café, todas as corridas disputadas em Interlagos terão bandeira amarela no local. Ultrapassagens serão proibidas ali. A decisão foi revelada ao Victor Martins ontem.

É uma solução sem pé, nem cabeça. Mais um pouco, colocam um radar ali. Qualquer um que já viu uma corrida em Interlagos sabe que em provas que têm carros muito diferentes, e são várias as categorias assim, a subida do Café é ponto até seguro para ultrapassar. Não precisa disputar freada, não precisa fazer nenhum malabarismo.

Insisto que satanizar a curva é deslocar o eixo da discussão sobre o acidente, que tem de ser muito mais ampla. A curva faz parte, não é o todo. E se ela é assim tão perigosa, que se aja rápido. “Ah, mas a FIA…”. A FIA não é composta unicamente por débeis mentais. Uma gestão imediata junto aos órgãos técnicos da entidade resolveria as coisas. Essa história de que não se pode mexer em nada em Interlagos sem que a FIA aprove é cascata. A FIA não é dona do autódromo. E o que seria agir rápido, nesse caso? Fazer uma chicane voando, por exemplo. Ou reativar aquela que já existe, feita para o Mundial de Moto em 1992.

Nem precisa pedir nada à FIA.

ATUALIZANDO

A propósito do tema, leiam o texto do Américo Teixeira Jr. em seu blog.