AMARELOU

SÃO PAULO (que seja um dia melhor) – O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, resolveu que enquanto não se tomar uma decisão sobre a curva do Café, todas as corridas disputadas em Interlagos terão bandeira amarela no local. Ultrapassagens serão proibidas ali. A decisão foi revelada ao Victor Martins ontem.

É uma solução sem pé, nem cabeça. Mais um pouco, colocam um radar ali. Qualquer um que já viu uma corrida em Interlagos sabe que em provas que têm carros muito diferentes, e são várias as categorias assim, a subida do Café é ponto até seguro para ultrapassar. Não precisa disputar freada, não precisa fazer nenhum malabarismo.

Insisto que satanizar a curva é deslocar o eixo da discussão sobre o acidente, que tem de ser muito mais ampla. A curva faz parte, não é o todo. E se ela é assim tão perigosa, que se aja rápido. “Ah, mas a FIA…”. A FIA não é composta unicamente por débeis mentais. Uma gestão imediata junto aos órgãos técnicos da entidade resolveria as coisas. Essa história de que não se pode mexer em nada em Interlagos sem que a FIA aprove é cascata. A FIA não é dona do autódromo. E o que seria agir rápido, nesse caso? Fazer uma chicane voando, por exemplo. Ou reativar aquela que já existe, feita para o Mundial de Moto em 1992.

Nem precisa pedir nada à FIA.

ATUALIZANDO

A propósito do tema, leiam o texto do Américo Teixeira Jr. em seu blog.

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Joni de Luna
Joni de Luna
13 anos atrás

Há anos acontece corridas de carros e motos de várias modalidades no Autódromo de Interlagos, será que só agora descobriram a Curva do Café e sua periculosidade? Que profissionalismo é esse? Cadê Diretor do Autódromo, Diretor de Prova, fiscais da Fia, etc, etc. é Demagogia. Um dia quem sabe, acontecerá um acidente em qualquer outro ponto da pista e só então aparecerá os “Gênios” para dizer o que deve ou não ser feito. ou seja, até que nada aconteça, tá tudo muito bom, é necessário um acidente fatal para então se pensar em buscar a segurança dos pilotos? Fala sério, é esporte, mas acima disto está a vida dos pilotos, qque são seres humanos que acreditam estar correndo numa pista segura. Alô Direção do Autódromo de Interlagos: Ouça um pouco mais os pilotos que correm nas mais diversar categorias em Interlagos ou então ponha alguns “Marronzinhos” na Curva do Café para lavras multas.

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Vão colocar uma chicane alí, primeira perna para à esquerda, implantada sobre um novo aterro a ser construído próximo ao “Mergulho”.
Alguém duvida?

Pode ser uma boa opção em algumas provas, noutras, é só liberar a curva para ser feita de pé embaixo.

André
André
13 anos atrás

Só não vou considerar muito o que o Americo Teixeira diz, porque esse só faz parte da briguinha de Pinteiro x Scaglione, e pega tudo o que acontece pra tentar falar que a gestao anterior tinha algo de bom.

Emilio
Emilio
13 anos atrás

Como diria o Chaves; “Que idiota!”. O acidente não ocorreu em função de uma ultrapassagem, então proibi-las porque?

Christian Feltrin
Christian Feltrin
13 anos atrás

Bom dia Flávio, tu saiu da ESPN ? O programa Limite acabou ? Tá de férias ? Se acabou, é uma pena, porque era o melhor programa do genero e certamente o melhor da grade da ESPN.

Abraço – Christian – São José-SC

Wallace
Wallace
13 anos atrás

É nisso que dá eleger ” pintor ” para mexer com automobilismo…….. Três estrelas pretas pra ele.

Allan
Allan
13 anos atrás

Sugiro outra coisa: http://www.youtube.com/watch?v=wRbm0NiqYBA&feature=related

Ao menos o carro vai ficar lá, no muro.

Allan
Allan
13 anos atrás

Realmente ela é ridícula – no mapinha postado por outro bloqueiro, a chicane sugerida, ainda no início da subida, é muito melhor.

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Flavio, daquí a pouco vão mudar o nome da curva do café para CBA – Curva da Bandeira Amarela… Sinistro!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

tenho uma idéia melhor: já q nossos corajosos pilotos se esquecem q automobilismo é um esporte perigoso e ñ querem correr riscos, vamos realizar as provas em fliperamas… ñ, acho q ñ daria certo. os pilotos poderiam começar a reclamar da ficha…

Jose Carlos
Jose Carlos
13 anos atrás

Atenção srs. Pilotos, logo, logo, aquela faixa quadriculada na lergada será transformada em faixa de pedestres. rsrs
Não lembro ao certo o ano, 1988 + ou -, um dia de muita chuva em Interlagos, várias categorias iam correr, reunião com diretor de prova com alguns pilotos (de categorias diferentes) foi feito um pedido para darem uma ou duas voltas para verem a condição de largar ou não. (lógico, éra o traçado antigo)
Largada autorizada, a categoria ” Paulista de Marcas e Pilotos” em que eu trabalhava, foi tudo bem, na chegada apenas alguns pilotos reclamando que nada enchergavam, a “Força Livre” largou, nas primeiras voltas um panca na entrada do retão, (saída da 2) o voyage de um engº da VW , foi atingido por um opala na tras. rodou e outro opala encheu a porta do cara, fatal, parece que o cinto cortou a jugular do piloto, nunca vi muitos comentários a respeito, alguem lembra?

galileu
galileu
Reply to  Jose Carlos
13 anos atrás

jose carlos, xará, primeiro, gostei do teu escudo, legal, o voyage era do waldir del greco, e quem o acertou na lateral provocando sua morte; pasmem blogueiros, foi o nada menos sr bernie eclestone nacional, sim o sr carlos col, que de lá pra cá nunca mais quiz correr na chuva, bastava alguem fazer um xixi perto da pista e ele recollhia o carro para os boxes.
e não foi o cinto que cortou a jugular, eu havia pensado tambem que havia sido o acrilico da porta, mas o cara que o socorreu, o grande amadeu me disse que foram as inumeras fraturas que o cara recebeu pelo corpo.
espero ter solucionado suas duvidas.

Jose Carlos
Jose Carlos
Reply to  Jose Carlos
13 anos atrás

galileu, tks. por me lembrar, éra realmente o Del Greco, mas vi o carro qdo. chegou ao box (e foi embora rapidinho) e a quantidade de sangue no interior do carro éra de assustar e acreditar nos comentários, até porque o banco estava praticamente do lado direito, mas como postei anteriormente, nunca soube de nada oficialmente.
Vc estava lá? participava de alguma equipe? Abs.

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
13 anos atrás

No fim é capaz de sobrar pra única que não tem voz pra se defender: A Curva do Café.

Eu tinha idéia que a CBA era um confederação que leva tudo nas coxas, só não sabia o quão patética e ignorante as pessoas que a compõe o são.

eder
eder
13 anos atrás

Acabei de deixar um comentario e não foi publicado, não usei nenhum termo chulo , qual é o criterio, não entedeu? só quis dizer que devemos assumir os riscos ,eu não mudaria nada no circuito,só se fosse para voltar ao traçado antigo, talves nos carros, e quem tá cagando de medo é só escolher outro esporte, e bandeira amarela o cacete, é pé no porão.

alexandre
alexandre
13 anos atrás

Uma vez,num GP de F1 em Interlagos,UM MONTE DE CARROS se estampou na antiga CURVA 3.Havia um problema no piso,o pessoal escoregava e batia,MAS NINGUEM MORREU.A curva do café entretanto,ja foi palco de 4 PANCAS .Uma de F1 (Weber/Alonso-este ficou nocauteado…) uma de Stock( fatal) uma de moto(fatal) e essa agora tb fatal…Ali o cara bate no muro e volta.Esse é o problema.Então TEM QUE AUMENTAR A ÁREA DE ESCAPE.Porque alé é um ponto de ultrapassagem,onde a velocidade é ALTA e sempre tende a aumentar…Portanto é so acertar isso e acabou.

galileu
galileu
Reply to  alexandre
13 anos atrás

alexandre, a curva do café existe ha mais de 70 anos, quantos acidentes fatais voce já soube que lá ocorreu?
é uma curva muito facil de se fazer, na época do turismo 5000 que os mavericks, galaxies, dodges vinham pelo, anel externo, a velocidade ali era muito mais alta e ninguem sofreu acidentes.
AGORA,VAMOS ANALIZAR: esses carros geram 350 cv para um peso de 2 toneladas, isso dá mais ou menos 57 kilos para cada cv, portanto são rapidíssimos, como o cassio homem de melo, (que já guiou esse carro), diz existem pilotos que não tem experiencia suficiente ´para dominar tamanha potencia.
antes existiam categorias de pilotos que o cara ia galgando conforme os seus resultados durante o ano, daí que o cara ia se aprimorando desde estreante a té poc piloto oficial de competição, hoje parece que não existe mais.
cansei de postar que conheço a fabricação dessas gaiolas, (elas não vieram da argentina como alguem postou), por mais boa vontade e extrutura que o sr zeca giafone tenha na fabricação das mesmas, os materiais eram errados e o projeto, (esse sim argentino), mais errado ainda, as gaiolas da principal são infinitmente mais seguras que as antigas.
havia o erro do pneu que pode ter influênciado no acidente.
havia a falta de visibilidade devido ao spray levantado pelos pneus
o muro foi pedido dos irmãos ittipaldi na decada de 70 justamente para evitar isso, já que lá existia um guard rail que proprocionava esse efeito.
area de escape? não sei se resolveria, bandera amarela, piada, o que falta é respeito entre os pilotos que vem te tocando a traseira desde a junção e te empurram para o muro, (nem todos fazem isso, mas tem os que fazem na cara de pau), é só começar a punir esses caras, que se resolve grande parte do problema, não é chegar no brifing e falar que vai punir, é punir mesmo.

eder
eder
13 anos atrás

Já corri de kart em cada kartodromo que até deus duvida,em circuito de rua, kart cross tambêm, sem ambulancia (treinos), hoje corro de moutain bike ,o Cristian Fittipaldi tambêm, entramos em cada piranbeira sem possibilidade de resgate, sei bem dos riscos que corro , é pegar ou largar.
Como disse Nelson Piquet, que o dia em que tivesse medo largaria tudo e deixava de ser piloto.

Rafael Fanti
Rafael Fanti
13 anos atrás

Boa oportunidade para estudarem a restauração de trechos do traçado antigo.

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Pois é…Começam com a bandeira amarela. Depois uma lombada eletrônica. Depois um posto de pedágio.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Tudo tem que mudar para que isto não ocorra mais em Interlagos.

Como você mesmo disse, Flávio: Os carros tem que mudar, a pista também, assim como pilotos e os dirigentes desta bagaça chamada Automobilismo Brasileiro.

Vi um link agora no site do Terra que os pilotos agora é que vão mandar nas regras de segurança, e que não vão correr enquanto tudo não esteja de acordo com vossa vontade.

Balela, cascata. Basta a CBA e a emissora Global fecharem suas torneiras que todo mundo sai abrindo as pernas novamente.

E sabe quando as mudanças vão acontecer? Depois da Copa de 2014, que é pra quando todo e qualquer investimento tem sido previsto para qualquer coisa neste país.

Grande Abraço

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Não sei como ele não propôs um farol de 3 tempos!!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Coloca também um monte de placas antes da curva do café:

“Curva perigosa a esquerda, reduza a velocidade, pouca visibilidade, pegigo de morte, ultrapassagem sujeito a multa!”

Refazer a antiga chicane antes da curva custa tão caro assim? Deixe a curva do café somente para a Formula 1, até o dia que eles não quiserem mais. Como é complicado fazer as coisas no Brasil…

netobrucutu
netobrucutu
13 anos atrás

Os dirigentes da CBA deveriam trabalhar num circo, pois são todos uns brincalhões. Por que eles não instalam uma lombada eletrônica no Café ? Ou quem sabe, melhor ainda, põe as Panicats ali no local, que assim a turma diminui a velocidade. E de quebra, dão a presidencia da entidade para a turma do Jackass !

Abraço a todos!!

JOSE GERALDO MACHADO ANTUNES
JOSE GERALDO MACHADO ANTUNES
13 anos atrás

Perdoem-me, gente, mas tanto no acidente com Rafael Sperafico, assim como, com Gustavo Sondermann, aconteceram em relargadas, no caso deste último, com uma agravante, chovia bastante. Dito isso, acredito eu, em minha humilde opinião, é que não há necessidade de mexer no traçado da tradicional curva do café, e sim, em Interlagos, tanto largadas como relargadas, serem autorizadas pela direção da prova, apenas com a sinalização eletrônica em frente à linha de chegada, ou seja, em ambos os acidentes fatais, tanto no caso do Rafael, que eu estava no circuito, como no caso do Sondermann, as relargadas foram autorizadas em um ponto muito crítico, onde os carros que vem do meio do pelotão para trás têm nada ou quase nada de visão do que está ocorrendo em sua frente, além logicamente dos totós, intencionais ou não, que ocorrem irresponsavelmente nas provas de turismo. Acho que está resolvida a questão, para mim, que presenciei um dos acidentes, me parece simples e fácil de resolver. PERDOEM-ME, pela simplicidade da solução.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
13 anos atrás

Isso é jocoso. Sonderman morreu porque houve duas falhas; pelo menos uma falha em seu automóvel a olhos vistos e a outra falha foi a direção de prva dar a largada num dilúvio daqueles.
Mas sobre a “resolução” da CBA: pegar vácuo pode?

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Eu ainda não comentei nada, pois estava esperando mais informações a respeito de tudo.
Bem, eu acho que a culpa não é tão é somente da CBA e da VICAR, apesar de estar um tanto evidente que os carros não tem a segurança necessária, pois se esse chassi tubular é uma porcaria e quando as equipes recebem tal equipamento elas praticamente refazem, é um PROBLEMÃO, pois o que estaria “homologado” não está mais.
OUtra questão que está um tanto evidente é que a forma que foi a batida, INFELIZMENTE, traria, no mínimo sequelas graves ao piloto, pois a desaceleração seria enorme e, provável de ser fatal o que não embarga as críticas da segurança da categoria.
Também fica evidente que os pilotos são, no mínimo coniventes. Como assim correr com bandeira amarela no café? isso não existe! enquanto não for adequada a pista, não tem que haver mais provas lá! simples. Aquele muro aborve o impacto mais traz o carro para o meio da pista e quem vem atrás vai bater de frente há mais de 200 km/h, aí não tem chassi que aguente né????
Bem… são vários fatores quando há um acidente, nunca é isolado, como nos acidentes da aviação civil. Porém, acho que todos os envolvidos (CBA, VICAR, família Giaffone, PILOTOS) são culpados!!!
No mais, é sempre triste, muito triste quando ocorre um acidente desta maneira.

Luiz Franco
Luiz Franco
13 anos atrás

Tem que tirar a proteção elástica do muro, pois ela é quem “devolve” os carros para a pista depos de bater.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Ridículo, estão querendo queimar o sofá . . . kkkk

Allan
Allan
13 anos atrás

Bruno, no documentário Senna, há um trecho interessante, ocorrido em 91, provavelmente, no GP da Alemanha – Ayrton pede para os dirigentes (Ballestre incluso) mudar os pneus colocados nas chicanes por cones, salvo engano, exatamente para evitar o “ricochete”.

Ali ficaria muito pais perigoso – pneus não só absorvem o impacto mas podem, sim, devolver o carro pra pista, ainda mais ali, que não tem área de escape.

Rafa
Rafa
13 anos atrás

Flávio,

procurando por SPERAFICO nos arquivos do blog, encontrei várias referencias ao acidente e morte do Rafael Sperafico, através dos seus posts e comentários do pessoal.

Incrivel como nada mudou (para melhor) com relaçao a segurança dos carros, com relaçao a segurança de Interlagos, nao mudou a mentalidade dos dirigentes imbecis da CBA, tampouco aprendeu-se com a merda acontecida no final de 2007 para evitar a merda que aconteceu domingo passado.

Agora, fazendo uma projeçao para daqui a alguns anos….se nada for feito para melhorar (e conhecendo um pouco de como funcionam as coisas por aqui, é dificil acreditar que algo melhore), a expectativa é que acidentes se repitam……alguns com sorte escapam, outros nao…

abraço!

Alguem
Alguem
13 anos atrás

Flávio, parabens pelas considerações, você que é do meio sabe como as coisas são e onde o poder está concentrado..só acho que o Pinteiro já que está abalado como todos do meio deveria despachar esses incompetentes que fizeram a direção de prova do fds, exceto os comissários desportivos que não devem ter sido ouvidos…onde já se viu um piloto de safety car e não piloto de corrida (caso do aluisio) não falar nada para o direitor de provas e seu adjunto sobre a pista e se falou a dupla não fez porra nenhuma e uma vida se foi , aliás peça para cba informar quem são os mesmos que lá estão ??????????, se existem outros tantos competentes que não fazem mais stock… devido a politagem barata desse atual..
aguardo sua opnião

galileu
galileu
Reply to  Alguem
13 anos atrás

p/ alguem: um amigo me disse que o aloisio chorava compusivamente nos boxes depois da plancada.

evandro
evandro
13 anos atrás

como sempre, culpam a janela pela paissagem que ela mostra.

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

Acho somente que deveriam recuar o muro e aumentar a área de escape para que em caso de acidente o carro não ricicheteie de volta para a pista .Areia também é opção.Bandeira amarela fica difícil.

Abraço a todos.

Márcio
Márcio
13 anos atrás

Bom dia a todos…na minha opinião, acho que o que falta é a melhoria das condições de segurança dos carros e treinamento e seleção dos pilotos. Acompanho automobilismo a muito tempo e penso que o risco é iminente para quem o pratica e todos os pilotos tem a conciência deste. No caso da curva do café acho que não deveriam alterar nada na sua concepção pois vários eventos ocorrem nesta pista e somente quando acontece de um piloto perder a vida é que tentam achar um culpado que neste caso é a curva ????O que se falar dos ovais da indy e da nascar em que os pilotos estampam o muro e automaticamente retornam para o centro da pista correndo riscos muito maiores de colisão com outros carros, inclusive muito mais rápidos que os da stock e da montana, e os pilotos saem dos carros acenando ao publico e agradecendo pelos aplausos recebidos.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
13 anos atrás

Que tal uma lombada?

Leandro
Leandro
13 anos atrás

A CBA está mudando o foco da sua “irresponsabilidade” para o “muro da morte”…

Tulyo Cruz
Tulyo Cruz
13 anos atrás

O grande problema é que os maiores interessados (pilotos) não tem coragem ou interesse de se envolverem profundamente na solução do problema. Apenas sugerem, mas como operários do esporte, deveriam por exemplo, fazer uma greve em um dia de corrida pleiteando mudanças fisica (pista) administrativa ( galináceos).

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

Flavio, um ponto que concordo 100% contigo e gostaria de enfatizar é quanto a “demonizar a curva do café”. Também acho isso injusto e simplista demais.

Simplesmente “mutilar” autodromos sem fazer uma analise mais profunda da situação não vai solucionar todo o problema (como vc bem explicou).

Essa curva não tem segredo, tudo depende de que categoria (tipo de carro) vai correr, qual o nível dos pilotos e quais precauções, alterações podem e devem ser feitas nos carros, na pista, etc… Mesmo que seja algo não definitivo e de custo mais baixo como foi a chicane da Moto GP.

Somente colocar a culpa em curvas colocando chicanes e outras soluçoes para diminuir as velocidades dos autodromos não parece ser uma solução inteligente. Se os carros tiverem problemas de segurança (por exemplo) eles continuarão e quem vai “pagar o pato” é só a pista com risco do nivel tecnico e espetáculo serem mutilados também.

Abraços,

Luis.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Edu Guanes,acredito que a sua sugestão será muito bem apreciada pela entidade arrecadad,ops.gestora do automobilismo nacinal,de todas as propostas aqui,é simplismente a que mais se alinha a linha diretriz dos capacitados dirigentes.Thiago ,meu caro,lombada só se for a eletrônica com sua camera arrecadadora.
Galileu,vc que tavez não seja tão “véio´´ quanto eu,más que tem muita vivência e conhecimento de automobilismo,talvez possa me ajudar,pois não estou me lembrando se ai no setor do café existiram outros graves acidentes,pois o unico que me lembro anterior ao de Alonsito de Las lamurias ,Canguru Webber e dos Fatidicos de Sperafico e Gustavo,só me vem a lembraça o que vitimou Celso Lara Barberis,que se não me engano foi um pouco antes da curva,então chamada de subida dos box.E neste episódio o Celso tambem foi tocado por um carro de um piloto inexperiente mas com dinheiro suficiente para ter um antiquado Maserati 4cl montado com um motor corvete(carro,anos 30-motor,anos 60)e o seu carro tam bem era um fragil modelo,se não me engano,construido pelo Toni Bianco,copiado do carro que Phill Hill foi campeão mundial e motorizado com motor da FNM.Sinceramente não me lembro de outros acidentes neste setor nem nos tempos em que se corria pelo anel externo, nesta agora perigosissíma curva do café.
O que me leva a meditar: Será que os antigos pilotos se respeitavam mais porque a televisão ainda não tinha estragado o automobilismo,pelo própios carros da época que era normal o “bateu ,morreu´´ou porque não existia videogames e simuladores e corridas era disputada no modo real e não como se fosse virtuais e que toques e batidas não teria nenhuma consequencia grave e qualquer um sem preparo algum,somente munido de grana e carro podem sair por qualquer autodromo do país dando toques e batidas mostrando toda sua “habilidade e machesa´´

galileu
galileu
Reply to  luiz alberto
13 anos atrás

luiz alberto, 58 anos no dia 2/4, não me lembro da época do celso lara barberis, mas nunca na historia dessa curva houve acidentes onde o carro não tenha sido tocado pelo de traz, é como um dia eu postei para o flavio em tom de brincadeira, vou colocar um chevette e te passar no café tomando cocacola, tamanha a facilidade para contorná-la, veja o comentário do cassio homen de melo, leia o que eu escrevi sobre progressão de carreira nas carteiras de piloto. e tambem sobre a construção desse carro de corridas.
sim havia um respeito muito grande por parte dos pilotos da época. quando eu corria de estreantes e novatos classe C todos nós queriamos subir de categoria, mas não o faziámos de forma tão arraigada como hoje, sem contar que os monoblocos do opala e do omega, (aliás qualquer monobloco com os devidos reforços e um santo antonio bem construido, é mais seguro que essa gaiola assassina), eram reforçados em suas extruturas, o maverick berta tinha as folhas de porta de aluminio,

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Desculpem minha franqueza, mas automobilismo é e continuará sendo um esporte perigoso. Existe segurança total para quem pratica rappel, asa delta, paraquedismo, etc .? Como disse uma vez o Piquet e com toda razão, podem fazer o que for em questão de segurança nos autodromos, mas uma hora vai acontecer um acidente impensável. Se um monoposto capota e degola a cabeça do cidadão no guard rail o que se há de fazer ? Acho que tb não há coisa mais perigosa que uma largada de F1, quando um carro da frente não larga ! Minimizar sim, desde que não atrabalhe as disputas. Se forem analisar, está cheio de pistas no mundo com curvas cegas e de alta velocidade. Já andei em Interlagos e vejo a Subida do Café como tomada de velocidade para se tentar uma ultrapassagem no final da reta do box. Se tirarem essa possibilidade, acho que vai ser difícil ter ultrapassagens. Uma sugestão, como ponto perigoso, seria melhorar a sinalização com lampadas fortes e não bandeirinhas, pois se estiver chovendo pouco se nota, além do atraso do segurança. No briefing com pilotos, cientizá-los desse ponto perigoso.

galileu
galileu
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

francois cervet morreu degolado em watikngs glen em 1973
ricardo palleti morreu na largada em uma corrida onde não lembo nem o ano, o carro simplesmente não largou e foi albarroado pelo do siegfred sotr, (acho que era assim o nome)

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Sem pé nem cabeça a “resposta” ao problema. Mas esperar o que dos responsáveis…
A serie de posts (especialmente aquele com o título “pilotos” ) dá a verdadeira dimensão do problema.
Agora estão bobeando é só chamar o DSV e o CET. Colocar um radar desses novos que filmam, fotografam e escarfuncham toda vida pregressa do coitado do condutor, tres placas, uma de proibido ultrapassar , outra de velocidade máxima 30 km e uma de pista escorregadia. A CBA poderia exigir tambem o famoso “papai não corra” como dispositivo de segurança. E a cereja do bolo: não uma, mas tres lombadas e um posto combinado de pedágio e da controlar. E quem for penalizado tem que fazer a inspeção!
Brincadeira e ironias a parte, meu respeito para a famila Sondermann e uma constatação: que crime foi feito quando inviabilizaram o traçado antigo em Interlagos! OK a pista atual é boa(?) para a F1, ótimo; mas deixassem em paz o traçado antigo para ser utilizado por todos outros que não pertencem a “elite do esporte(?) a motor”.

galileu
galileu
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

narciso, parodiando a f1 a stock em geral não tem treinos livres para novos pilotos p.egarem a mão, é no maximo algumas horas a mais na quinta feira

galileu
galileu
Reply to  Paulo F.
13 anos atrás

paulo f, voce se esqueceu da oncinha que acendia os olhos quan do se pisava no freio, ah e da manopla de cambio com o carangueijo dentro,

Léo Engelmann
Léo Engelmann
13 anos atrás

1. Valerá pra F-1 e pra Stock Car também?

2. Felipe Massa teria sido campeão da F1 caso isso servisse a Hamilton e aquele Corolla que ele ultrapassou?

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Para quem corre e já correu em Interlagos, a decisão é desprovida de qualquer senso.

Diogo C.
Diogo C.
13 anos atrás

Imagina o que a CBA faria com a Eau Rouge.

Rafael Lopes
Rafael Lopes
13 anos atrás

É, a CBA é um balde cheio de bosta. Esse tal `Pinteiro` deveria mudar o seu sobrenome ou adotar um `nique neime`, alguma coisa parecida com o cara que faz a `prexecagem` no sistema, `prexecagem` no autódromo, `prexecagem` no automobilismo, `prexecagem`…..
(e’ com x mesmo, entenderam?!?!)
Esse cara tá fudendo tudo….é uma Caixa de Pandora para o esporte. Outra, será que o fato de jogar o holofote só na curva tem a intenção de proteger quem constroe o bólido? Rola um intere$$e?

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
13 anos atrás

Já acharam o culpado. Alguém que montou o pneu traseiro direito ao contrário, com as ranhuras jogando água para frente. Para mim, outra estória. Como se os 4 pneus ficassem em contato constante com o solo durante toda a curva ou como se as ranhuras conseguissem realmente evitar toda e qualquer aquaplanagem ou como se as ranhuras, ao contrário, “enchessem” o pneu de água. Freud define a ilusão como a troca de um sintoma por outro para se desviar da causa.

Narciso
Narciso
13 anos atrás

Como Eu disse cade a direção de prova que não proibiu a largada já que os pilotos não tinham andado com esse novo velho carro na chuva incompetencia geral a CBA ta de brincadeira

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Puta decisão idiota. De que adianta? Será que a anta não vê que isso não resolve? Quem elegeu esse ser para presidir a CBA??? Fala sério!!!

Chico Bravo
Chico Bravo
13 anos atrás

Sinceramente, acho que vão colocar nas estatísticas e não vão fazer porra nenhuma…bandeira amarela, tenha santa paciência…será qu este cara que pensou nessa idéia já entrou dentro de um carro na vida dele ou só anda de helicóptero como o Kassab.
Continuo, os pilotos deveriam alinhar os carros e na hora da luz vermelha apagar, todos deveriam desligar os motores, sair dos carros e ir embora, dar um preju “às televisões e sei lá mais quem. Quem sabe fica a dica;

Luizão
Luizão
13 anos atrás

Esqueçam. O Galvão Bueno e a RG já decretaram que o problema é somente a curva e tem que fazer uma área de escape. PQP! Acabem com todas as retas então. Façam apenas cobrinhas. Em qualquer lugar existe risco de dar qualquer merda que deixe o carro atravessado na pista. Façam um circuito na areia da praia, então. Agora aguenta o Galvão falar sobre a Curva do Café em TODAS as corridas até o final do ano. Impressionante como os caras na RG não querem saber de debate. Quando existe, é só entre os mesmos puxassacos (Burti, Cacá, Reginaldo – este último que tem sido uma decepção de uns anos pra cá), ou seja, em vez de troca de idéias é somente para reforçar a opinião sagrada de um imbecil.
Estou no aguardo da transmissão pela Estadão/ESPN no GP da Malásia.

galileu
galileu
Reply to  Luizão
13 anos atrás

luizão, tambem acho isso,
curva é para quem tem coragem de enfrentá-la, senão vai brincar de arrancada.
o burti devia falar menos e acelerar mais.
o cacá está indo na onda do pai, lamentavel, nosso maior piloto de turismo na atualidade se deixar levar por paipites, (sim paupites de pai).
o reginaldo ultimamente é maria vai com as outras.
criticar o café, é como chutar pit bull morto, tanto ela como ele não reagem e nem se defendem.
porque será que o sr gavião e aceclas não criticam essas gaiolas, que já mataram 3 bons pilotos?
como diz um apresentador de tv, oras, vão jogar bingo.

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Ótima idéia sr. Presidente da CBA. Aproveite instale radares, lombadas e arrume alguns marronzinhos da prefeitura para multar quem passar ali. Ah, instale umas placas de excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e quem sabe, uma semáforo.
Quem sabe, os pilotos deveriam sair do carro e empurrá-lo.

Esse sujeito é um idiota ???

bruno mantovani
13 anos atrás

Uma chicane de pneus. Nem precisa usar a variante que tem asfalto velho e desmanchando.