Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

AÍ NÃO

SÃO PAULO (passou da conta) – Muita gente pode achar que havia algum corporativismo blóguico-internético nas críticas que fiz à Toyota por ameaçar processar o site “Notícias Automotivas”, que publicou espetaculares fotos do comovente Corolla S e teve de tirá-las do ar. Não era o caso, e não retiro uma palavra do que disse. Foi uma […]

SÃO PAULO (passou da conta) – Muita gente pode achar que havia algum corporativismo blóguico-internético nas críticas que fiz à Toyota por ameaçar processar o site “Notícias Automotivas”, que publicou espetaculares fotos do comovente Corolla S e teve de tirá-las do ar. Não era o caso, e não retiro uma palavra do que disse. Foi uma burrice inútil da Toyota, tanto que já se desculpou e encerrou o assunto.

Mas alertado por um blogueiro, na verdade mais de um, fui dar uma espiada no tal de “Notícias Automotivas”. E não é que os caras são da pá virada, mesmo? Vejam aqui: eles oferecem 500 reais a quem lhes mandar fotos exclusivas de lançamentos de carros, segredos e tal. Até aí, tudo bem. O sujeito está passeando em Mogi das Cruzes, se depara com um Audi R9 de três rodas, fotografa e manda para o site, leva 500 mangos. É um método incomum, mas vá lá.

Só que tem coisa que não dá para aceitar, não. Vejam abaixo, no original:

Se você tem acesso a informações exclusivas, talvez por trabalhar em uma montadora, ou em uma empresa fornecedora de componentes, pode ser dar bem!

Aí, bonitão, é estimular o crime. Oferecer grana a funcionários de empresas para roubar segredos é picaretagem. Isso não dá razão à Toyota e seu chilique jurídico. Mas deveria ser o suficiente para os anunciantes deixarem de anunciar na página, para as montadoras passarem a ignorá-la, assim como os leitores. Quem age assim não merece muito crédito. Uma coisa é o esforço jornalístico para descobrir segredos da indústria (lembram dos fotógrafos de plantão da “Quatro Rodas” nos anos 60 e 70?), tentar publicar informações exclusivas, furar todo mundo. Outra, bem diferente, é oferecer grana para um empregado “trair” sua empresa. É tosco além da conta.

Sendo assim, encerro eu o assunto no blog. Esse site aí não merece muito mais. Não entendo como é que uma empresa do tamanho da Toyota se preocupou com ele.