MENU

Tuesday, 3 de May de 2011 - 12:24Indústria automobilística

AÍ NÃO

SÃO PAULO (passou da conta) – Muita gente pode achar que havia algum corporativismo blóguico-internético nas críticas que fiz à Toyota por ameaçar processar o site “Notícias Automotivas”, que publicou espetaculares fotos do comovente Corolla S e teve de tirá-las do ar. Não era o caso, e não retiro uma palavra do que disse. Foi uma burrice inútil da Toyota, tanto que já se desculpou e encerrou o assunto.

Mas alertado por um blogueiro, na verdade mais de um, fui dar uma espiada no tal de “Notícias Automotivas”. E não é que os caras são da pá virada, mesmo? Vejam aqui: eles oferecem 500 reais a quem lhes mandar fotos exclusivas de lançamentos de carros, segredos e tal. Até aí, tudo bem. O sujeito está passeando em Mogi das Cruzes, se depara com um Audi R9 de três rodas, fotografa e manda para o site, leva 500 mangos. É um método incomum, mas vá lá.

Só que tem coisa que não dá para aceitar, não. Vejam abaixo, no original:

Se você tem acesso a informações exclusivas, talvez por trabalhar em uma montadora, ou em uma empresa fornecedora de componentes, pode ser dar bem!

Aí, bonitão, é estimular o crime. Oferecer grana a funcionários de empresas para roubar segredos é picaretagem. Isso não dá razão à Toyota e seu chilique jurídico. Mas deveria ser o suficiente para os anunciantes deixarem de anunciar na página, para as montadoras passarem a ignorá-la, assim como os leitores. Quem age assim não merece muito crédito. Uma coisa é o esforço jornalístico para descobrir segredos da indústria (lembram dos fotógrafos de plantão da “Quatro Rodas” nos anos 60 e 70?), tentar publicar informações exclusivas, furar todo mundo. Outra, bem diferente, é oferecer grana para um empregado “trair” sua empresa. É tosco além da conta.

Sendo assim, encerro eu o assunto no blog. Esse site aí não merece muito mais. Não entendo como é que uma empresa do tamanho da Toyota se preocupou com ele.

67 comentários

  1. Nunes says:

    Quem é babaca o é até quando dá orientações aos usuários na hora de enviar e-mails. E ainda tem gente que acessa e recomenda o blog de *&@$#%$&¨%* – nem esculachados eles se tocam.

    Veja o cúmulo da babaquice (texto de orientação para o envio de mensagens):

    1) Se você viu nas ruas um carro que não é vendido no Brasil, com placas cinzas normais, não é um flagra. Carros que não são vendidos aqui podem tranquilamente ser comprados através de importadoras independentes, que trazem qualquer carro que a pessoa quiser.

    2) Se você viu um carro com placas verdes, apenas nos mande um email se ele tiver claros indícios de ser um carro de testes, como camuflagem. Carros normais com placas verdes presas por prendedores ou elásticos, por cima da placa normal, são carros comuns sendo testados por uma concessionária ou oficina. Carros com placas azuis são carros de consulado ou embaixada. Comprove isso vendo que está escrito CC no lugar da cidade, ou a placa começa com as letras EMB.

    3) Por favor, não nos mande emails perguntando que carro deve comprar. Para isso existe a seção “Que Carro Comprar?” do Fórum Notícias Automotivas.

    4) Você viajou para o exterior e tirou fotos de um modelo que é vendido por lá. Por favor, não nos mande email perguntando se pode nos mandar as fotos, pois se esse modelo já foi lançado e divulgado pela imprensa mundial, com certeza também foi divulgado pelo Notícias Automotivas.

    5) Você viu um super carro esportivo, como uma Ferrari, um Porsche ou coisa parecida em sua cidade e quer nos mandar a foto. Esse tipo de foto não justifica fazer uma matéria no site.

    6) Você viu uma notícia em algum site automotivo do Brasil ou do exterior, e não viu a notícia publicada no NA. Por isso talvez ache que nós não vimos a informação. Mas nós monitoramos todos esses canais, e já ficamos sabendo, na grande maioria dos casos.

    7) Você está com problemas para acessar o Notícias Automotivas em seu computador. Antes de nos mandar um email reclamando, verifique por favor se é possível acessar o site através de outro navegador na sua máquina. Além do Internet Explorer, existem outros bons navegadores, como Firefox, Google Chrome e Opera. Se mesmo assim não for possível acessar o site, tente de outro computador. Se não tiver outro computador, peça a um amigo para ele tentar acessar. Se ainda assim não for possível entrar no site, acesse o site Down For Everyone or Just Me, e entre com o endereço do site para ver se realmente está fora do ar. Se realmente estiver, pode nos mandar um email avisando.

    8) Se você quer nos mandar uma matéria que você escreveu, reclamando dos preços dos carros no Brasil, reclamando que aqui só temos carros defasados, etc. Por favor não mande. Já publicamos muitas matérias desse tipo. Também não queremos fazer protestos ou boicotes. Já fizemos boicotes anteriormente, e não queremos nos envolver com política.

    9) Você tem um carro novinho em folha e ele está dando mil tipos de problemas diferentes. Você quer nos mandar um texto explicando seus problemas, para que o site publique, e te ajude a resolver o problema. Por favor não mande. Para resolver esse tipo de problema entre em contato com a montadora, fale com o Procon, reclame no site Reclame Aqui ou contrate um advogado. Existem meios legais disponíveis a todo cidadão brasileiro.

    10) Você trabalha em uma empresa automotiva ou em uma agência de publicidade e quer nos mandar uma “pauta”, ou uma “sugestão de matéria”. Saiba que para divulgar produtos, serviços ou empresas, temos nossos preços, não o faremos de graça. Consulte a seção “Anuncie Aqui” ou nos mande um email pela página de Contato.

    U-a-u. Realmente, esse cara se acha o último lactobacilo vivo do Yakult.

  2. Marcos says:

    A Maclarem deve ter tido um post desses em seu nojento website quando deu aquele caso espionagem…
    “se voce é o newey ou um projetista da ferrari (da renault não precisa), nos damos 500 reais para nos mandar um fax com os segredos de vocês” realmente isso é sugeira da grossa.

    principalemente burro, pois além de desonesto, no site não há o telefone quiçá o fax ou pelo menos um pabx.

    Ingleses? não, portugeses da Maclarem…

    Abraços pessoal.

    Marcos – jornalista amador

    tem outras pistas que levam a crer que a maclarem é uma escuteria lusa… fica para depois…

  3. Christian Schreyer says:

    Não vejo nada de mais em oferecer alguns trocados por alguma foto. Acredito que apenas um imbecil iria arriscar seu emprego tirando fotos proibidas. Ficam fazendo essa chuva em copo d1agua… parece claramente que é nada mais que pura inveja.
    Agora, para variar, o sr. Flávio Gomes está envolvido em outra né? Parece que tem carência por holofotes…
    Vai ser chato assim lá no Paquistão rapaz!

  4. Pedro Jungbluth says:

    Calma, gente, se o cara já corrigiu o texto, parabéns para ele, nem deve ter se tocado do problema ético quando escreveu a primeira vez, assim que percebeu mudou.
    Quem não erra? Vamos crucificar os que não corrigem, se for pra crucificar alguém.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *