AÍ NÃO

SÃO PAULO (passou da conta) – Muita gente pode achar que havia algum corporativismo blóguico-internético nas críticas que fiz à Toyota por ameaçar processar o site “Notícias Automotivas”, que publicou espetaculares fotos do comovente Corolla S e teve de tirá-las do ar. Não era o caso, e não retiro uma palavra do que disse. Foi uma burrice inútil da Toyota, tanto que já se desculpou e encerrou o assunto.

Mas alertado por um blogueiro, na verdade mais de um, fui dar uma espiada no tal de “Notícias Automotivas”. E não é que os caras são da pá virada, mesmo? Vejam aqui: eles oferecem 500 reais a quem lhes mandar fotos exclusivas de lançamentos de carros, segredos e tal. Até aí, tudo bem. O sujeito está passeando em Mogi das Cruzes, se depara com um Audi R9 de três rodas, fotografa e manda para o site, leva 500 mangos. É um método incomum, mas vá lá.

Só que tem coisa que não dá para aceitar, não. Vejam abaixo, no original:

Se você tem acesso a informações exclusivas, talvez por trabalhar em uma montadora, ou em uma empresa fornecedora de componentes, pode ser dar bem!

Aí, bonitão, é estimular o crime. Oferecer grana a funcionários de empresas para roubar segredos é picaretagem. Isso não dá razão à Toyota e seu chilique jurídico. Mas deveria ser o suficiente para os anunciantes deixarem de anunciar na página, para as montadoras passarem a ignorá-la, assim como os leitores. Quem age assim não merece muito crédito. Uma coisa é o esforço jornalístico para descobrir segredos da indústria (lembram dos fotógrafos de plantão da “Quatro Rodas” nos anos 60 e 70?), tentar publicar informações exclusivas, furar todo mundo. Outra, bem diferente, é oferecer grana para um empregado “trair” sua empresa. É tosco além da conta.

Sendo assim, encerro eu o assunto no blog. Esse site aí não merece muito mais. Não entendo como é que uma empresa do tamanho da Toyota se preocupou com ele.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunes
Nunes
12 anos atrás

Quem é babaca o é até quando dá orientações aos usuários na hora de enviar e-mails. E ainda tem gente que acessa e recomenda o blog de *&$#%$&¨%* – nem esculachados eles se tocam.

Veja o cúmulo da babaquice (texto de orientação para o envio de mensagens):

1) Se você viu nas ruas um carro que não é vendido no Brasil, com placas cinzas normais, não é um flagra. Carros que não são vendidos aqui podem tranquilamente ser comprados através de importadoras independentes, que trazem qualquer carro que a pessoa quiser.

2) Se você viu um carro com placas verdes, apenas nos mande um email se ele tiver claros indícios de ser um carro de testes, como camuflagem. Carros normais com placas verdes presas por prendedores ou elásticos, por cima da placa normal, são carros comuns sendo testados por uma concessionária ou oficina. Carros com placas azuis são carros de consulado ou embaixada. Comprove isso vendo que está escrito CC no lugar da cidade, ou a placa começa com as letras EMB.

3) Por favor, não nos mande emails perguntando que carro deve comprar. Para isso existe a seção “Que Carro Comprar?” do Fórum Notícias Automotivas.

4) Você viajou para o exterior e tirou fotos de um modelo que é vendido por lá. Por favor, não nos mande email perguntando se pode nos mandar as fotos, pois se esse modelo já foi lançado e divulgado pela imprensa mundial, com certeza também foi divulgado pelo Notícias Automotivas.

5) Você viu um super carro esportivo, como uma Ferrari, um Porsche ou coisa parecida em sua cidade e quer nos mandar a foto. Esse tipo de foto não justifica fazer uma matéria no site.

6) Você viu uma notícia em algum site automotivo do Brasil ou do exterior, e não viu a notícia publicada no NA. Por isso talvez ache que nós não vimos a informação. Mas nós monitoramos todos esses canais, e já ficamos sabendo, na grande maioria dos casos.

7) Você está com problemas para acessar o Notícias Automotivas em seu computador. Antes de nos mandar um email reclamando, verifique por favor se é possível acessar o site através de outro navegador na sua máquina. Além do Internet Explorer, existem outros bons navegadores, como Firefox, Google Chrome e Opera. Se mesmo assim não for possível acessar o site, tente de outro computador. Se não tiver outro computador, peça a um amigo para ele tentar acessar. Se ainda assim não for possível entrar no site, acesse o site Down For Everyone or Just Me, e entre com o endereço do site para ver se realmente está fora do ar. Se realmente estiver, pode nos mandar um email avisando.

8) Se você quer nos mandar uma matéria que você escreveu, reclamando dos preços dos carros no Brasil, reclamando que aqui só temos carros defasados, etc. Por favor não mande. Já publicamos muitas matérias desse tipo. Também não queremos fazer protestos ou boicotes. Já fizemos boicotes anteriormente, e não queremos nos envolver com política.

9) Você tem um carro novinho em folha e ele está dando mil tipos de problemas diferentes. Você quer nos mandar um texto explicando seus problemas, para que o site publique, e te ajude a resolver o problema. Por favor não mande. Para resolver esse tipo de problema entre em contato com a montadora, fale com o Procon, reclame no site Reclame Aqui ou contrate um advogado. Existem meios legais disponíveis a todo cidadão brasileiro.

10) Você trabalha em uma empresa automotiva ou em uma agência de publicidade e quer nos mandar uma “pauta”, ou uma “sugestão de matéria”. Saiba que para divulgar produtos, serviços ou empresas, temos nossos preços, não o faremos de graça. Consulte a seção “Anuncie Aqui” ou nos mande um email pela página de Contato.

U-a-u. Realmente, esse cara se acha o último lactobacilo vivo do Yakult.

Marcos
Marcos
12 anos atrás

A Maclarem deve ter tido um post desses em seu nojento website quando deu aquele caso espionagem…
“se voce é o newey ou um projetista da ferrari (da renault não precisa), nos damos 500 reais para nos mandar um fax com os segredos de vocês” realmente isso é sugeira da grossa.

principalemente burro, pois além de desonesto, no site não há o telefone quiçá o fax ou pelo menos um pabx.

Ingleses? não, portugeses da Maclarem…

Abraços pessoal.

Marcos – jornalista amador

tem outras pistas que levam a crer que a maclarem é uma escuteria lusa… fica para depois…

Christian Schreyer
Christian Schreyer
12 anos atrás

Não vejo nada de mais em oferecer alguns trocados por alguma foto. Acredito que apenas um imbecil iria arriscar seu emprego tirando fotos proibidas. Ficam fazendo essa chuva em copo d1agua… parece claramente que é nada mais que pura inveja.
Agora, para variar, o sr. Flávio Gomes está envolvido em outra né? Parece que tem carência por holofotes…
Vai ser chato assim lá no Paquistão rapaz!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Calma, gente, se o cara já corrigiu o texto, parabéns para ele, nem deve ter se tocado do problema ético quando escreveu a primeira vez, assim que percebeu mudou.
Quem não erra? Vamos crucificar os que não corrigem, se for pra crucificar alguém.

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
12 anos atrás

Parabéns FG pelas palavras lucidas.

Pau que nasce torto continua torto, até que venha um lenhador e acaba com a festa.

Deixa eles da NA na malandragem, peixe morre pela boca e pseudo-jornalista se queima
pelas ações e palavras usadas incorretamente.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
12 anos atrás
Aécio Melo
Aécio Melo
12 anos atrás

Apoio vc Flavio.

Eu já encontrei muitas notícias automotivas totalmente tendenciosas e vergonhosas como foi o caso das informações passadas a respeito do JAC 3, LIfan 320, Lifan 620, e de vários carro que se o cara pessoalmente não gosta, ele tendência a que vários vejam como ele quer ver.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

Em um dos últimos posts do NA, o autor fez um vídeo mostrando o New Fiesta e acelera o carro, parado, até a rotação máxima e o corte do motor.
Pergunto-me: como uma empresa como a Ford empresta um carro de testes para um sujeito desses?

Agostinho Gomes de Miranda
Agostinho Gomes de Miranda
Reply to  Guilherme
12 anos atrás

No Brasil, os jornalistas sérios são completamente desprestigiados. Veja o caso do José Mahar, um cara serio e que realmente entende de carro:

http://www.maharpress.blogspot.com/

Não é um blogueiro que quer ser jornalista, é um jornalista (um dos melhores) que montou um blog, por sinal, um dos melhores do Brasil.

Vê se tem o público idiota do Eber…

MM
MM
12 anos atrás

Realemnte um absurdo, tanto site bom feito por jornalistas sérios e vocês ficam perdendo tempo vendo esse. Basta ver os sites e blogs que ele copia as matérias e pronto. O pior é que tem montadora que ainda chama o site para lançamentos e empresta carros. Fala sério.

Rodolfo porto
Rodolfo porto
12 anos atrás

Esse blog ´´e um lixo, comprado pela VW

leohora
leohora
12 anos atrás

é disso que eles do NA gostam!!!

http://www.noticiasautomotivas.com.br/exclusivo-novo-fiesta-2011-em-fotos-ineditas/

“Não sabemos dizer exatamente onde as fotos foram feitas, mas obviamente o modelo ainda secreto estava em instalações fechadas da Ford.”
“OBS – Sabia que a pessoa que nos mandou essas fotos recebeu um pagamento justo? Se você tem acesso a modelos que ainda não foram lançados, nos mande suas fotos que também lhe pagaremos.”

Valter Prieto Jr
Valter Prieto Jr
12 anos atrás

Já foi alterado o “pedido” de informações do Noticias Automotivas.
Acordou, o rapaz Eber ou Elber, sei lá.
Aliás, sitezinho muito ruim o dele.
Prefiro o AUTOentusiastas mil vezes. E o Best Cars Web Site também.

cacalo kfouri
cacalo kfouri
12 anos atrás

flávio, o jornalistas&companhia automobilismo, na semana passada, tem uma entrevista que mostra bem quem é o sujeito

Emerson
Emerson
12 anos atrás

Muito bem apurado e comentado, mas em relação à Toyota, dá razão a montadora em sua ação sim.
Processou um site que utiliza métodos criminosos para obtenção de informação.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Ha alguns anos vazou pela net o catálogo completo de peças da então pick-up Peugeot 206… sim era 206 e não aquela monstruosidade da Hoggar (206,5).

Alguem tirou isso da fabrica num pendrive e passou adiante.

Victor Serrão
Victor Serrão
12 anos atrás

Sensacional, FG!

Alcides Araújo
Alcides Araújo
12 anos atrás

Agora o texto do site foi alterado.
” Se você tem acesso a informações exclusivas, pode ser dar bem! ”
Eles pensam que são espertinhos…
Boa, Gomes!

Abraço!

Alcides.

Conde
Conde
12 anos atrás

E eu tb fiquei com raiva da Toyota e não entendi direito pq tinham agido daquela forma .
São uns “Gersons” querendo levar vantagem em tudo …
Qtos problemas não devem ter causados a outro tanto de gente .
Já deletei dos meus Favoritos .

Christian
Christian
12 anos atrás

Há, só uma coisa que me deixou meio triste.
Pô Flávio, eu tenho (fora as tranqueiras) um Corolla…rsrsrs
Vai, não é um Jensen Interceptor, nem tem a emoção de andar num
Bizzarrini 5300 GT Strada 1968 ou mais modestamente, num Dodge Charger RT 72.
Má não é tão ruim assim vai.
Tem coisa muito pior por aí.

Christian
Christian
Reply to  Christian
12 anos atrás

Jacó…

Pela suas palavras e pela sua falta de educação, é você que deveria estar la´, por que esse seu comportamento é igualzinho o dos caras que acessam aquela porcaria.
E se você não sabe, o Passat Pointer foi ( e pra muitos ainda é) um grande carro.
Lamento sua ignorância em não saber.

Christian
Christian
Reply to  Christian
12 anos atrás

Complicado.

Se aqui também há tipos como o Jacó aí de cima, aí fica muito complicado comentar qualquer coisa.
Foi exatamente por isso que eu parei de acessar o NA. E o cara ainda tem coragem de dizer a
besteira aí de cima. Filho, eu tenho carros antigos, poucos e baratos já a algum tempo.
Pra mim, que gosto de praticamente qualquer coisa que ande, e quem realmente gosta de
AUTOMÓVEIS

Christian
Christian
12 anos atrás

Pois é…
Eu conheço esse site a algum tempo, alguns anos na verdade.
Já vi uma época que os caras só faltavam sair na porrada de tantos palavrões e ofensas uns aos outros, totalmente ridículo, sem noção. Isso parou por conta de algumas ações deles.
Mas o próprio dono do site, o Eber, é mal educado, grosso e sem noção também.
Trata os próprios leitores com estupidez e não é ninguém pra ter um comportamento desses.
Cheguei a fazer alguns comentários mas fiquei muito puto e parei. E ainda mandei pra moçada toda que era só acessar um outro blog, o carscoop.blogspot.com que esse sim, muito melhor e que a maioria das notícias que o NA postava eram puramente cópia deste outro. Muito fácil assim né filho…
Não conhecia o bolog do Flávio Gomes, vi por um vídeo no YouTube sobre carros antigos e sendo um ”novo” usuário estou achando muito mais interessante, muito mais eclético, muito mais inteligente.
Não preciso puxar o saco de ninguém, mesmo por que não os conheço pessoalmente.
Mas a postura do NA, seu dono e a maioria dos usuários me dá nojo.
Puta bando de babacas, ninguém entende picas nenhuma de automóveis e falam como se fossem ”os caras” Pergunta pra eles quantos Passat GTS Pointer foram feitos em 1989.
Pra mim quem conhece realmente automóvel (como alguns amigos meus dizem, só um neurótico mesmo) sabe essa resposta…

Jacó
Jacó
Reply to  Christian
12 anos atrás

O assunto é automóveis e vc fala de Passat Pointer? Aff. Vai se juntar ao Notícias Automotivas.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
12 anos atrás

Esse é o cara: Nehemias Vassão, jornalista de primeira e pioneiro nas aventuras para se descobrir os ‘Segredos de Fábrica’ na revista QUATRO RODAS. Foi, inclusive, responsável pelo batismo do Gol, nome que foi sugerido à VW por Vassão. Era um dos meus heróis, lá pelos anos 70.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nehemias-vassao-falece-sp-243994_p.shtml

André Bueno
André Bueno
12 anos atrás

Hahahaha JÁ MUDARAM! http://www.noticiasautomotivas.com.br/pagamos-ate-500-reais-por-flagras-que-voce-fizer/

Que vergonha! E eu que fiquei com raiva da Toyota…

BK
BK
Reply to  André Bueno
12 anos atrás

Depois de feita a cagada o Eber agora ainda está tentando fugir como bonzinho injustiçado da história. O silêncio dele em contraponto ao xilique que ele deu no post sobre a Toyota mostra bem que tipo de pessoa ele realmente é, uma pessoa que não merece grande reputação mesmo..

bara
bara
12 anos atrás

FG, porque Mogi das Cruzes??????

Paulo
Paulo
12 anos atrás

O cara já tirou do ar rapidinho o texto acima.
Eu proponho e já iniciei um boicote ao NA.

José
José
12 anos atrás

Já aconteceu de uma montadora ter um segredo vazado por este método (manterei os nomes em segredo até para evitar maiores danos), um veículo esta já pronto fazendo os últimos testes para ir ao mercado e um funcionário de uma empresa terceirizada que tem um posto dentro tirou fotos deste carro com o seu celular. Só que para fazer isso ele teve que ser discreto e não ficou muito preocupado que iria sair.
Pois bem, saíram nas fotos o nome da empresa que estava estacionado o veículo e reflexo do indivíduo que estava “se achando esperto”, pois bem, a NA nem tentou apagá-las digitalmente, conclusão: O “infeliz” perdeu emprego e pode ser que esteja em dificuldades, pois ninguém quer contratar alguém que por qualquer 30 moedas vazar a informação.

Major
Major
12 anos atrás

Bizarrice é uma sátira ao tuning.

Diego
Diego
12 anos atrás

poxa, sou de Mogi das Cruzes, mas, nunca vi esse tal “Audi de tres rodas” por aqui, rsrsrs

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Falta de ética, pura e simples. Lamentável.

Lemo
Lemo
12 anos atrás

Foto tirada na rua, beleza… afinal a rua é pública se a montadora tá fazendo testes em via pública não pode reclamar.

Mas passar informação “privilegiada” é outra história. Quem trabalha ou presta serviços para montadora assina um termo do qual se compromete confidencialmente. Se pisar na bola pode sofrer as sanções legais previstas.

Resumindo, é picaretagem mesmo…… e publicar isso no site é burrice.

Dú
12 anos atrás

Mas não havia se ligado? Tá brincando FG. É o mesmo que no último concurso de blogs na internet, deu uma de malaca e depois tirou da sua cara ainda…
http://www.noticiasautomotivas.com.br/best-blogs-brazil-virada-espetacular-do-na-gracas-aos-palmeirenses/

João Paulo Caldeira
João Paulo Caldeira
Reply to 
12 anos atrás

Putz, eu li esse negócio. Que babaca sem tamanho.

MM
MM
Reply to 
12 anos atrás

Não me lembro do episódio, mas neste caso não entendi o que ele fez de errado…Ainda que nada alivie o comportamento em relação aos tais flagrantes pagos, não ficou claro pra mim que no exemplo acima ele tenha agido mal…

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to 
12 anos atrás

O cara se refere ao FG como “o tal Gomes” e diz que o tratamento aos leitores aqui do blog é de “cambada”, “macacada”. Agora sim ele merece uma notificação…

Marcos
Marcos
12 anos atrás

A Lei de Propriedade Industrial diz:

Art. 195. Comete crime de concorrência desleal quem:

XI – divulga, explora ou utiliza-se, sem autorização, de conhecimentos, informações ou dados confidenciais, utilizáveis na indústria, comércio ou prestação de serviços, excluídos aqueles que sejam de conhecimento público ou que sejam evidentes para um técnico no assunto, a que teve acesso mediante relação contratual ou empregatícia, mesmo após o término do contrato;

O que o site faz é apologia a um crime.

Agostinho Gomes de Miranda
Agostinho Gomes de Miranda
12 anos atrás

Não vim aqui para fazer ataques pessoais ao Eber, mas sim à sua conduta.

O comportamento dele é típico daqueles paparazzi que ficam infernizando a vida das celebridades, para eles vale tudo, tudo é notícia: “Roberto Carlos compra papel higiênico Neve no Pão de Açúcar”, “Adriano bebe vinho de garrafão”, “Talula do BBB está namorando Cid Moreira” e outras imbecilidades do tipo.

Qualquer assunto é assunto para o Eber, desde que renda page views. E cada page view é remunerado, então ele está pouco se lixando para a ética, o que importa é o $$$, ainda que ele tenha que prejudicar o maior número de pessoas possível para isso.

Ele poderia mudar o nome do blog para “FOFOCAS AUTOMOTIVAS”, o sucesso continuaria o mesmo. O que não dá é para dar crédito a um cara que entende praticamente nada de automóvel, agora sim, faço uma severa crítica ao Eber, para falar sobre automóvel é preciso conhecer bem o automóvel e seus comentários dão uma real noção de que ele apenas gosta de automóveis, mas na verdade sabe muito pouco sobre eles.

Enfim, não dá para esperar qualidade, ética, nada de bom vindo de uma lata de lixo.

Claudio Henrique
Claudio Henrique
Reply to  Agostinho Gomes de Miranda
12 anos atrás

Falou tudo!
Não sabe nada sobre automóveis e ainda posta vídeos de um profissional que diz ser entendido em mecânica.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
12 anos atrás

Realmente, um papelão.

JT
JT
12 anos atrás

Não sabia dessa conduta do site N.A. – totalmente reprovável. A exposição que eles ganharam com o episódio da Toyota poderia ser positiva, mas no fim das contas apenas expôs a ética questionável deles.

As ferramentas que a Internet 2.0 colocam para o usuário são fantásticas. Pode editar um blog e eventualmente ter o seu espaço conquistado entre tantos feras em determinado assunto, é de uma beleza democrática sem tamanho.

Infelizmente existem sim o caras que copiam conteúdo. Tanto que vivemos a geração do “COPYCOLA”. Já tive vários textos e fotografias reproduzidos sem o mínimo de respeito. Teve até jornal do Paraná que publicou uma foto cuja autoria foi creditada ao “arquivo pessoal” de fulano. Só que o fulano garimpou ela no site que edito. Isso não vai acabar.

O que devemos fazer é valorizar quem produz conteúdo de qualidade e relevante. Não é proibido usar uma foto ou citação de terceiro, desde que a fonte seja citada corretamente.
Bom senso acima de tudo.

Moro relativamente perto da fábrica da Honda e da pista de testes da Pirelli, no interior de São Paulo. Já vi alguns modelos camuflados rodando nas estradas ao redor de minha cidade. Mas nunca passou pela minha cabeça de tirar fotos desses modelos. Tem gente trabalhando naqueles carros e eles merecem respeito.

ChristianS
Reply to  JT
12 anos atrás

JT, concordo com boa parte do que disse, mas você está enganado com relação a utilizar fotos de outros apenas citando o autor. Sou fotógrafo e agente de fotógrafos. Te garanto que se utilizar uma foto administrada por mim, mesmo que para o jornal da escolinha, sem pagar ou com autorização minha por escrito, leva um processo bem bacana. E, ganho todos, sem excessão.

Já aconteceu de empresas enormes que são meus clientes, cujos departamento jurídico se dividir por 100, custa mais do que eu faturo em 2 anos usar por acidente (estagiário desavisado) algumas fotos nossas. Eu só liguei e falei usaram tal e tal fotos nossas em tasis dias em tais programas e nem fui questionado a resposta que obtive foi: “Desculpe foi tal pessoa que começou aqui semana passada e não sabia das leis. Pode mandar a nota.” Isto sem nem perguntar o valor, pois sabem que não tem como ganhar.

No caso de citações não sei como a coisa funciona, mas fotografia e vídeo. Usou, mesmo que sem fis lucrativos, tem que pagar. Para uso pessoal, tipo um blog que não está no guarda-chuva de nenhum portal e não tem anúncios, apenas peço para retirar a foto/vídeo.

JT
JT
Reply to  JT
12 anos atrás

Christian, você tem razão.

Eu me referi justamente aos blogs pessoais e sites de pequeno porte, quando tratei da necessidade de citação da fonte.

Se todas as empresas jornalísticas resolvessem processar todo mundo que copia seus conteúdos, os tribunais iriam travar de vez, em todas as localidades. O mesmo vale para músicas baixadas na Internet.

Por isso, soluções como o Creative Commons são bem vindas. Nem sempre o caminho é processar, mas educar o usuário da Internet pode valer a pena.

As vexes publico conteúdo de terceiros no site mplafer.net – mas sempre pedindo autorização antes. O que é legal é nunca me recusaram nada. Apenas uma vez retirei um texto do ar, a pedido de uma pessoa que havia enviado o artigo, mas não gostou da minha correção/revisão ortográfica. Paciência…

Também publiquei algumas matérias de revistas antigas (30 a 40 anos), mas muito poucas. Nestas edições, não havia restrições para direitos autorais. Naquela época ninguém se preocupava com isso.

Valeu pelo toque.

Carlos Mauricio Farjoun
Carlos Mauricio Farjoun
12 anos atrás

O que a polícia está esperando pra dar uma dura nesse cara???

Do código penal:

Incitação ao crime

Art. 286 – Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena – detenção, de três a seis meses, ou multa.

Violação do segredo profissional

Art. 154 – Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.

André Luis
André Luis
12 anos atrás

Flávio, parabéns. Jornalista de verdade é fueda. Por isto gosto de lê-lo.

Agora, quanto ao blog/site lá, aquele um (me recuso a escrever o nome), coisa de adolescente.

Se o cara paga para ter “segredos”, que mal terá receber para avaliar bem um carro? (PS: eles “avaliam” carros a pedido das montadoras).

Por estas e outras (google it), não me dou ao trabalho de vê-los. E por isto que volto sempre aqui!

BK
BK
12 anos atrás

Obrigado Flavio por ser o primeiro a falar a respeito dessa picaretagem do Eber. Parabéns por sair do !Maria-vai-com-as-outras” que tomou conta dos Blogs da internet.

Marcello
Marcello
12 anos atrás

Eles deveriam reduzir o departamento jurídico e contratar uns designers na Alemanha. Os carros poderiam continuar acelerando sozinhos, serem chatos de guiar, essas coisas que já conhecemos……… mas como eu não sou dono de um (e nem pretendo ser) pelo menos não seria obrigado a olhar para essas coisinhas sem graça na rua…………. o tal Corolla deveria ser chamar Toyota Cauby, feinho e todo esticado.

Ricardo Caruso
12 anos atrás

As revistas AUTO&TECNICA e SUPER CHEVY -representadas por mim- ja foram vitimas desse citado site, o que me causou muitos problemas e dores de cabeca. Estimular uma atividade criminosa foge totalmente da etica do jornalismo. Muitas vezes, a “compra” de um segredo parece ser a maneira mais facil de camuflar algo muito errado. Ainda estou apurando como as revistas foram envolvidas nesse tipo de atividade….

sergio
sergio
Reply to  Ricardo Caruso
12 anos atrás

Etica em jornalismo,que mundo vc vive?

Lemos
12 anos atrás

Pois é Flavio

é como eu digo a anos, neste pais a “LEI DE GERSON” virou regra.

Jack Blackjack
Jack Blackjack
12 anos atrás

A mesma Quatro Rodas oferecia o mesmo jabaculê pros mesmos funcionários das mesmas montadoras. Aqueles que achavam que não iriam ser pegos e/ou não tinham restrições a expor os segredos das montadoras o faziam.
De todo modo, a síndrome do NIH é muito grande entre as montadoras, motivo pelo qual, por exemplo, os clientes da Citroën têm que aturar um câmbio automático horrível de quatro marchas nos carros topo-de-linha da marca.Ou seja, revelar segredos da marca não causa dano efetivo nenhum, se não for vantagem do ponto-de-vista da comunicação institucional.

Milton Rubinho
Milton Rubinho
12 anos atrás

Tenha certeza:

Nenhum funcionário de engenharia ou que tenha acessos reais a segredos comerciais/ industriais iria se sujar por meras 500 patacas. Só se for muito idiota, e quiser perder emprego de bobeira. Afinal, montadora, quando quer apurar algo, tem sim as ferramentas para fazê-lo.
Além disso: ao soltar segredos da empresa que você trabalha, você dá armas para que outras empresas saibam no que você esta trabalhando, e possam “contra-atacar”.

Eu mesmo não faria e não faço isso. Nem ferrando.

Mário Gasparotto
12 anos atrás

É Flavio! Cada uma que aparece! Ô mundinho fácil este do “Control-C, Control-V”. Vai de carros a sites de notícias.

Guilherme
Guilherme
12 anos atrás

Eu disse que esse blog é uma furada. Os jornalistas do setor automotivo já tiveram seus momentos de estresse com o dono do NA por conta de fotos e notícias publicadas sem os devidos créditos.
Segue o link de uma entrevista com Eber do Carmo, dono do NA, que mostra que o sujeito não sabe patavinas de ética jornalística e acha que um blog não tem responsabilidades.
http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jeciaauto103.pdf

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
12 anos atrás

Eles têm um outro blog chamado bizarrices automotivas. Estão mais que explicados os procedimentos do caso…

Guilherme
Guilherme
Reply to  Claudio Paes Leme
12 anos atrás

o Bizarrices é outra coisa, uma sátira.

Gusta
Gusta
12 anos atrás

Realmente é muito tosco incentivar esse tipo de atitude. Falta de pedigree puro, chinelagem total e incondicional…

Não é assim que as coisas funcionam dona fulana siteblog!

Márcio Montechese
Márcio Montechese
12 anos atrás

Corretíssima sua postura, como era de se esperar.

leohora
leohora
12 anos atrás

Boa!!

Fred
Fred
12 anos atrás

Se este site age abertamente assim, imagina então o que ocorre por baixo dos panos com “gente grande”? Jabá para dar a vitória a determinada marca em um comparativo. “Vazamento” de lançamentos. Venda de informações secretas. Por isso é que nossos carros são tão parecidos…..

ricardo bifulco
ricardo bifulco
12 anos atrás

Salve Flávio! Salve pessoal.

Assino em baixo. Desrespeito à propriedade intelectual e quebra de confidencialidade é crime.

Pô os caras são loucos de estimular isto..

Um grande abraço