Blog do Flavio Gomes
F-1

PRINCIPADAS (5)

SÃO PAULO (às vezes passa da conta) – Lewis Hamilton foi um dos protagonistas da corrida de hoje e deve ter sido bastante falado na transmissão da Globo — como estamos fazendo as provas na rádio, não tenho escutado a TV brasileira. O inglês tomou um drive-through porque empurrou Massa na Loews. Pouco antes Di […]

SÃO PAULO (às vezes passa da conta) – Lewis Hamilton foi um dos protagonistas da corrida de hoje e deve ter sido bastante falado na transmissão da Globo — como estamos fazendo as provas na rádio, não tenho escutado a TV brasileira. O inglês tomou um drive-through porque empurrou Massa na Loews. Pouco antes Di Resta fez o mesmo com Alguersuari e levou a mesma punição. O problema não foi nem colocar o carro por dentro, passando pela calçada; mas, sim, empurrar o cara do lado de fora para a parede, forçando a barra.

Mereceu a punição, creio. Di Resta também levou um puxão de orelha. Mas depois Hamilton passou Felipe no Túnel na boa. A batida do brasileiro nada teve a ver com a manobra anterior.

Aí, na relargada para as voltas finais, Lewis mergulhou por dentro na Saint Dévote, onde nem pista tem, para jantar Maldonado. Um exagero total. O prejuízo ficou todo para o venezuelano, que iria pontuar pela primeira vez na carreira. Chávez, nunca mais venda petróleo para a Inglaterra!

Lewis, se punido com acréscimo de tempo, não perde posição. Precisa levar uma dura, sim. Mas que não seja colocá-lo numa cruz. Ele tentou tudo que podia numa pista onde não pode quase nada. É um piloto que dá gosto de ver. Caras assim, de vez em quando, passam do limite do razoável.

Mas é bom que existam.

De qualquer forma, é bom ver o vídeo abaixo. Porque Hamilton lança acusações fortes, falando à BBC. Algumas frases:

“Nas últimas seis corridas, fui chamado à torre pelos comissários cinco vezes. É brincadeira. (…) Aqui é difícil de ultrapassar e você tem de aproveitar qualquer chance. Com Massa, eu era muito mais rápido, coloquei por dentro e ele virou em cima de mim, até tentei evitar a batida. Mas é claro que eu recebi o pênalti. Ontem, ele me atrapalhou no treino e eu que fui punido, claro. Ele bateu em mim e eu levei o pênalti. Com Maldonado, eu estava por dentro e ele virou muito antes para tomar a curva, para evitar minha ultrapassagem, e bateu em mim. É estúpido, ridículo.”

Aí a repórter pergunta: por que você acha que atrai tantas punições?

“Talvez por que eu seja negro.” Lewis dá uma risadinha depois de dizer isso e acrescenta: “Como diz Ali G… Não sei”. Ali G é um personagem vivido pelo comediante Sacha Baron Cohen, aquele de “Borat”, que tem um talk show no Channel Four, na Inglaterra. Depois, foi pedir desculpas aos comissários pelo que descreveu como “piada infeliz”.