Blog do Flavio Gomes
F-1

TEDESCAS (3)

SÃO PAULO (já vi melhores, já vi piores) – Pô, os caras dizem que tem 83% de chances de chuva e não cai um pingo… Bem, mesmo assim foi bacana o GP da Alemanha, corrida de piloto, e hoje Hamilton conseguiu uma daquelas vitórias de piloto, mesmo. Não teve a ver com pneus, pista molhada, […]

SÃO PAULO (já vi melhores, já vi piores) – Pô, os caras dizem que tem 83% de chances de chuva e não cai um pingo… Bem, mesmo assim foi bacana o GP da Alemanha, corrida de piloto, e hoje Hamilton conseguiu uma daquelas vitórias de piloto, mesmo. Não teve a ver com pneus, pista molhada, erros de box, asas móveis.

A começar pelo sábado, com o segundo lugar no grid. E a largada, que o colocou na frente de Webber. Webber larga mal, puta merda. Duas poles e não transformou nenhuma delas em vitória.

E aí foi legal, porque vejam só. Na primeira parte da corrida, os três primeiros eram

Hamilton, Webber e Alonso

Corzinha nos nomes para vocês perceberem como foi a bagaça.

O espanhol tinha perdido a posição para Vettel no início, mas na oitava volta passou de novo. Fernandinho não perde tempo. Massa perde. Ficou até a 12ª volta para passar Rosberg, apesar dos insistentes apelos de seu engenheiro pelo rádio. Passa logo, senão vai foder a porra toda!, dizia o engenheiro. Como se verá adiante, em nota à parte, fodeu a porra toda.

Aí vieram os primeiros pit stops — volta 14 para Webber, 16 para Hamilton e Alonso. E a segunda parte da prova teve

Webber, Hamilton e Alonso

Sacaram a mudança nas cores? Se deu bem o canguru, parando duas voltas antes.

Só que Hamilton não é um piloto que desiste fácil. Os três ficaram andando perto o tempo todo. Veio a segunda bateria de pit stops, volta 30 para Mark, 31 para Lewis, 32 para Fernandinho.

Trocou tudo de novo e ficou

Hamilton, Alonso e Webber

Se deu mal o canguru, desta vez.

Mas não foi tão simples assim, claro. Os momentos pós-pit stops nessa segunda bateria foram bem legais. Quem, na verdade, voltou na frente de todos foi Alonso. Webber tinha perdido a posição para Hamilton e não conseguiu recuperá-la no breve encontro que tiveram quando o inglês saiu dos boxes, com pneus mais frios. Na volta seguinte, Lewis viu Alonso sair na frente e foi para cima do espanhol do mesmo jeito que Webber tinha feito com ele. Só que passou. É aí que está a diferença. Luisito vai e passa. Marquito foi e não passou. Alonsito fez o possível para se manter na frente, mas não deu.

E aí as coisas meio que se acomodaram entre os três primeiros. A terceira bateria de paradas começou com Hamilton na volta 51. Alonso parou na 53, Webber na 56. El Fodón de las Astúrias ficou duas voltas mais na pista para evitar andar muito com os pneus de pau da Pirelli, mas não adiantou. E os três foram para o pódio. O ferrarista ainda pegou carona no carro do australiano, porque a equipe avisou que se ele não parasse não ia ter gasolina suficiente para os testes da FIA e ia foder a porra toda.

Vettel fez sua pior corrida no ano. Pela primeira vez ficou fora do pódio e atrás de seu companheiro. A diferença de 80 pontos que ele tinha para Webber na classificação caiu para 77. Não é motivo de desespero. Webber teria de fazer 8,5 pontos por corrida a mais que Sebastian para ser campeão. Mesmo vencendo todas, com Tião Alemão em segundo, não bastaria. O campeonato acabou faz tempo e Vettel é o campeão, mas dele falaremos no próximo post exclusivo, dedicado à briga com Massa que terminou com uma porca voando alegremente pelo pitlane.

No mais, alguns pilotos nos divertiram com gosto nesta manhã, como Sutil num ótimo sexto lugar, Kobayashi-mito, de 17° no grid para nono na corrida duelando com Schumacher & outros, Petrov segurando todo mundo como se estivesse defendendo Leningrado das forças do Reich, Michael brigando com uma vitalidade juvenil por posições intermediárias, dando uma aula de dignidade e esportividade diante de seu público…

Bom GP, no fim das contas. Hamilton ganhou pela segunda vez no ano, 16ª na carreira, voltando a empatar com Vettel nas estatísticas. Eles estão em 14° na história, ao lado de Stirling Moss.