TEDESCAS (3)

SÃO PAULO (já vi melhores, já vi piores) – Pô, os caras dizem que tem 83% de chances de chuva e não cai um pingo… Bem, mesmo assim foi bacana o GP da Alemanha, corrida de piloto, e hoje Hamilton conseguiu uma daquelas vitórias de piloto, mesmo. Não teve a ver com pneus, pista molhada, erros de box, asas móveis.

A começar pelo sábado, com o segundo lugar no grid. E a largada, que o colocou na frente de Webber. Webber larga mal, puta merda. Duas poles e não transformou nenhuma delas em vitória.

E aí foi legal, porque vejam só. Na primeira parte da corrida, os três primeiros eram

Hamilton, Webber e Alonso

Corzinha nos nomes para vocês perceberem como foi a bagaça.

O espanhol tinha perdido a posição para Vettel no início, mas na oitava volta passou de novo. Fernandinho não perde tempo. Massa perde. Ficou até a 12ª volta para passar Rosberg, apesar dos insistentes apelos de seu engenheiro pelo rádio. Passa logo, senão vai foder a porra toda!, dizia o engenheiro. Como se verá adiante, em nota à parte, fodeu a porra toda.

Aí vieram os primeiros pit stops — volta 14 para Webber, 16 para Hamilton e Alonso. E a segunda parte da prova teve

Webber, Hamilton e Alonso

Sacaram a mudança nas cores? Se deu bem o canguru, parando duas voltas antes.

Só que Hamilton não é um piloto que desiste fácil. Os três ficaram andando perto o tempo todo. Veio a segunda bateria de pit stops, volta 30 para Mark, 31 para Lewis, 32 para Fernandinho.

Trocou tudo de novo e ficou

Hamilton, Alonso e Webber

Se deu mal o canguru, desta vez.

Mas não foi tão simples assim, claro. Os momentos pós-pit stops nessa segunda bateria foram bem legais. Quem, na verdade, voltou na frente de todos foi Alonso. Webber tinha perdido a posição para Hamilton e não conseguiu recuperá-la no breve encontro que tiveram quando o inglês saiu dos boxes, com pneus mais frios. Na volta seguinte, Lewis viu Alonso sair na frente e foi para cima do espanhol do mesmo jeito que Webber tinha feito com ele. Só que passou. É aí que está a diferença. Luisito vai e passa. Marquito foi e não passou. Alonsito fez o possível para se manter na frente, mas não deu.

E aí as coisas meio que se acomodaram entre os três primeiros. A terceira bateria de paradas começou com Hamilton na volta 51. Alonso parou na 53, Webber na 56. El Fodón de las Astúrias ficou duas voltas mais na pista para evitar andar muito com os pneus de pau da Pirelli, mas não adiantou. E os três foram para o pódio. O ferrarista ainda pegou carona no carro do australiano, porque a equipe avisou que se ele não parasse não ia ter gasolina suficiente para os testes da FIA e ia foder a porra toda.

Vettel fez sua pior corrida no ano. Pela primeira vez ficou fora do pódio e atrás de seu companheiro. A diferença de 80 pontos que ele tinha para Webber na classificação caiu para 77. Não é motivo de desespero. Webber teria de fazer 8,5 pontos por corrida a mais que Sebastian para ser campeão. Mesmo vencendo todas, com Tião Alemão em segundo, não bastaria. O campeonato acabou faz tempo e Vettel é o campeão, mas dele falaremos no próximo post exclusivo, dedicado à briga com Massa que terminou com uma porca voando alegremente pelo pitlane.

No mais, alguns pilotos nos divertiram com gosto nesta manhã, como Sutil num ótimo sexto lugar, Kobayashi-mito, de 17° no grid para nono na corrida duelando com Schumacher & outros, Petrov segurando todo mundo como se estivesse defendendo Leningrado das forças do Reich, Michael brigando com uma vitalidade juvenil por posições intermediárias, dando uma aula de dignidade e esportividade diante de seu público…

Bom GP, no fim das contas. Hamilton ganhou pela segunda vez no ano, 16ª na carreira, voltando a empatar com Vettel nas estatísticas. Eles estão em 14° na história, ao lado de Stirling Moss.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
12 anos atrás

Flávio,
Você está no seu ótimo. hhahahahahaha

MARCUS DUMARESQ
MARCUS DUMARESQ
12 anos atrás

Sei não, acho que ALONSO pegou essa carona para fuçar de perto o carro da REDBULL (hehehe)

renato
renato
12 anos atrás

Prezado Flavio Gomes;numa corrida dessas anteriores a da Alemanha mandaram o Hamilton,senao me engano economizar gasolina pra nao haver problemas na hora da retirada da amostra pra inspeção,certo?se o Alonso parou por pane seca nao sera possivel analisar a gasolina que estava usando.Buemi de motor Ferrari ja havia sido punido por gasolina irregular.So a Ferrari pode validar pontos sem retirar amostra de gasolina ou e impressao boba de minha parte?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  renato
12 anos atrás

Caralho, vocês não leem o que eu escrevo? Releia o post, meu filho, linha por linha.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Michael apesar da rodada(igual a Vetel e outros),fez uma bela corrida.O que está faltando a ele é a sorte de campeão,pois tocar principalmente na chuva ele tá e muito.

Analista
Analista
12 anos atrás

Concordo com os que dizem que aqui no blog do Gomes está acontecendo o MESMO que na Globo: o pessoal elogia o Schumacher de um jeito que até o próprio ficaria constrangido.

Aula de dignidade e esportividade? Como assim? Juro que não entendo… E quando ele fez aquilo na Hungria, ano passado? Aula do quê?…

A “Daniela_Rio” diz: “se não fosse o erro, COM CERTEZA chegaria na frente de Rosberg”.

Como assim???? Ele rodou, onde só Vettel rodou, quando perseguia o companheiro de equipe. Além disso, se não fosse o erro dos treinos ele também poderia ter chego na frente, certo?

29 classificações, 23 delas atrás. Nas que ficou na frente, pelo menos em 3 foi por outras razões: Espanha e Turquia ano passado MODIFICARAM O CARRO totalmente em prol do maior de todos. 4 corridas depois, Rosberg se adaptou e voltou a andar na frente. E, esse ano, SOMENTE em Mônaco Schumacher largou na frente.

Em Mônaco, lembram? O acidente de Rosberg na P3?

Sério, antes de criticar a choradeira global em prol do Massa, revejam o que estão fazendo em favor do ídolo de vocês. Só por não serem brasileiros, pensa que isso os isenta de FANATISMO e PARCIALIDADE? Não!

Antes de o cara voltar, todos aqui apostavam em vitórias e até mesmo no “OCTAAAAAA” (escreve-se octo”. Agora, pódio já virou feito histórico? O Nico já conquistou 3…

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Analista
12 anos atrás

Analista:Michael fez tempo melhor que Piquet e chegou na frente na sua primeira corrida de F1,pois a da Belgica não chegou nem a largar.Não estou menosprezando o Piquet pois foi o unico brasileiro por quem torci na F1,mas que foi um vareio isto foi.Não adianta chorarem,o homem é fenomeno e não está com 39 anos correndo direto,está com 42 e tendo parado 3.Muitos não gostam dele,tudo bem,mas quem foi melhor que ele? terceiro no campeonato no primeiro ano completo em que correu, com Mansel,Senna etc.Melhor que ele só se produzirem um totalmente eletronico.Agora,tem os que não sabem,tem os seguidores de Galvão,os despeitados,as viuvinhas e outros tipos mais.Tambem não gosto do Alonso,mas como piloto temos que tirar o chapeu.A verdade é uma e a babaquice de torcedor fanatico é outra.Torço pelo esporte,não por bandeiras

Cezar
Cezar
Reply to  Analista
12 anos atrás

Nelson: Schumacher terminou em terceiro em 1992, verdade, 3 pontos a frente de Senna, tendo vencido uma corrida (Senna, 3), porque BATEU NO SENNA na França, e porque foi beneficiado três vezes (Canadá e Inglaterra falha mecânica, Austrália porque o Mansell bateu na traseira do McLaren) em que Senna estava à sua frente e abandonou sem cometer erros. Em situações normais, seria uns 70 a 45 pro Senna…

E por que você não fala de 1993? Mesmo motor Ford? mesmo, aliás, nada: o do Schumy era uma versão superior!

E o carro de 1994 totalmente pirado?

E fazer a primeira pole DA VIDA após a morte de Senna e passar a ser o maior nome de classificações desde então?

E em 1994, 1997, 1998 e 2003, em TODOS os casos onde decidiu mundiais na última prova, em TODAS as corridas DECISIVAS ter cometido erros grosseiros?

E ter se tornado um piloto comum em 2005 só porque proibiram troca de pneus? Ganhou UMA corrida (Indy) em que correu LITERALMENTE SOZINHO!

E ter errado várias vezes em 2006, só disputando o título porque a FIA ferrou a Renault?

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Webber realmente larga muito mal. E o Galvao colocando culpa no Vettel pela ma largada do Massa, uma piada…. e eh lamentavel ver um piloto, Burti, concordando com tudo que o Galvao fala…
Massa chegou mais de 48s atras de Alonso, o que mais se tem a dizer sobre a diferenca de talento e determinacao entre os dois. Massa deveria aprender com o espanhol a manter ritmo de corrida. O campeonato ta ficando melhor, Hamilton e Alonso vao dar trabalho, mas torco para que Vettel leve mesmo o titulo.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

SCHUMACHER

O cara tá andando pra cacete. Só não tem dado muita sorte, mas o ROSBERG que coloque as barbas de molho.

HAMILTON

É o cara!!! Ninguém hoje é mais rápido e arrojado que ele. Quando acerta é gol de placa!!!

ALONSO

Não o vejo em outro patamar como disse o narrador. HAMILTON é mais visceral. Pilotagem pura. ALONSO é mais completo, mas não tão rápido. VETTEL vem logo depois dos dois. E o resto, tirando o SCHUMACHER, é o resto.

Leonardo
Leonardo
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Schumacher andando pra caralho?? Rosberg colocar barbas de molho?? Bom pelo menos aqui na minha TV o Rosberg ja está cansando de humilhar o Schummy. Vocês estão realmente pior que o Galvao puxando a sardinha pro Massa, só pq o cara hoje não foi muito humilhado pelo Rosberguinho ja acham que ele é o melhor do grid. Em vez de Bra-sil-sil-sil está sendo Schu-ma-ma-ma-cher.

samuel.aju
samuel.aju
12 anos atrás

Flávio, problemas do Vettel à parte , vc disse bem: O Hamilton já mostrara no sábado que tem fibra e talento de sobra para competir quando as”maquinas” estão próximas da equivalência. Foi assim em 2007 e 2008. No domingo, só a confirmação. Muita competência ao encarar os outros principais personagens… Um deleite. Só quem não curte o “esporte” eh que fica com má vontade com o Inglês. Abs. Otimos textos.

Paulo Moreno
Paulo Moreno
12 anos atrás

Flavio Gomes passa um E-mail para o Luca di Montezemolo e pede para ele te colocar no lugar do Massa pois você tem muita experiência com Lada. Com certeza ele vai te contratar.

Küster
Küster
12 anos atrás

Caro Flávio… por que o Gavião Bueno tem tanta necessidade de implicar e diminuir o Schumacher ?

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Küster
12 anos atrás

Simples: todo mediocre detesta os grandes.

André
André
12 anos atrás

Hamilton deu aula de pilotagem.

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Fiquem frios o Galvão está se lixando se quem venceu foi Hamilton ou Weber ou outro, está fazendo o papel dele. Quanto ao Massa, é gozado, está sempre perdendo por pouco, um campeonato aquí no Brasil pro Hamilton, na disputa com o mesmo na chegada do GP da Inglaterra esse ano e hoje pro Vettel no Pit e outras que não quero nem mencionar.
É meus caros amigos neste negócio é necessário ser bom piloto , ter bom carro e ter muita estrela.

alberto
alberto
12 anos atrás

“Michael brigando com uma vitalidade juvenil por posições intermediárias, dando uma aula de dignidade e esportividade diante de seu público…”

Eu tenho admirado muito o alemão por isso, acho que ele tem sido um exemplo mesmo. Apesar das dificuldades, ele não está nem aí e corre atrás. Com muita dignidade, pois é alguém que não precisava de nada disso. Mas é isso o que ele quer e nada mais importa.

Agora, por favor, parem de botar a culpa no carro para justificar os resultados do Schumacher. Estão piores do que o Galvão com relação a Alonso/Massa. Rosberg tem o mesmíssimo carro de Schumacher, ele simplesmente está mais rápido que o companheiro. Da mesma forma que Alonso é mais rápido que Massa e Maldonado é mais rápido que Rubens.

Só vou discordar do texto na comparação que faz entre Webber e Hamilton na questão da ultrapassagem pós-pit. Acho que a comparação certa é entre Alonso e Hamilton. Lewis defendeu a posição com sangue nos olhos, espalhou e botou o Webber pra fora da pista. Já Alonso foi bem conservador ali, talvez tenha tracionado mal, mas não mostrou nenhum pouco do seu arrojo característico nessas situações.

junior
junior
12 anos atrás

Torço pro Hamilton, mas o gostoso é ver o Galvão contrariado, Ganhei o dia.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  junior
12 anos atrás

Até que hj ele fez uma narração mais imparcial e mais isenta. Até elogios ele fez ao Hamilton hj.

Sem falar que disse que os erros cometidos pelo Hamilton, são por arrojo.

Acho que hj ele tomou o gadernal, rsrsrs.

Tailor Jr.
Tailor Jr.
12 anos atrás

Aposto que na proxima corrida a culpa vai ser do Battisti.

Daniela_Rio
Daniela_Rio
12 anos atrás

Flávio, gostei muito da corrida do Schumacher,cometeu um erro, mas correu atrás e terminou uma posição atrás do companheiro que havia largado quatro posições a frente dele. Se não fosse o erro com certeza chegaria a frente do Rosberg. Mas a Mercedes é ruim demais. No mais a corrida foi bacana, o Felipe perdeu tempo demais atrás do Rosberg não pode reclamar de nada. Pra mim o campeonato já está decidido. Vettel campeão com certeza. Abraços.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Daniela_Rio
12 anos atrás

Parabens Daniela: voce é daquelas que enxergam.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Schumacher na pista é diversão garantida!
Aos que o criticam tanto, fica evidente que falta é carro. O Schummy vai, passa, erra, passa de novo eno final, apenas 1 posição atrpas do Nico que, não é ruim, pelo contrário, mas não tem a mesma vontade do companheiro. Se tivesse um carro que aceitasse mais os arroubos do vovô e fosse mais rápido, já teria dado pódio. Aí sim Schumacher ficaria realizado.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Eu tbm queria ver o Schumacher num carro melhor.

d guil
d guil
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Oh Luiz! O Rosberg tem o mesmo carro e dá um show nesse campeão 7 x não merecidas! Abraço!

Fabiano
Fabiano
Reply to  Luiz
12 anos atrás

O d guil é daqueles que não pode nem vêr um churros que já solta a franga….rs…Acredite; nem o Rubinho deve têr tanto rancor assim do alemão. É lamentável…

Gola profonda
Gola profonda
12 anos atrás

Pan pan pan pan pan chamda a cobrar diga seu nome depois do sinal pimblummm Gola Profonda

Andre
Andre
12 anos atrás

“Michael brigando com uma vitalidade juvenil por posições intermediárias, dando uma aula de dignidade e esportividade diante de seu público…”

esqueceu de adicionar a rodada quando colocou a pata na tinta tentando forcar mais do que tem pra tntar passar Rosberguinho…

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Andre
12 anos atrás

André: Realmente o comentario do blog foi perfeito sim.Michael foi excelente e sempre admitiu erros e não chora e nem inventa desculpas.Aos 42 com os carros de hoje freiando muito mais dentro e portanto obrigando a ter super reflexos,o cara está até muito bem,ainda mais se lembrarmos que é o que melhor larga sempre exceção em Mônaco,mas se recuperou e deu show até quebrar.No canadá fez juntamente com Button a melhor corrida do ano.A rodada foi igual a do Vettel que os bobos de hoje acham fenomenal,pode até vir a ser mas falta muita estrada para ser bom na adversidade.A idade pesa mesmo,é só nos lembrarmos que um alemão novato com 2 anos de carreira andava sempre na frente do companheiro Piquet(que sé tinha trinta e poucos anos) e deu um calor danado no SEMI DEUS,levando-o ao desespero,pois este mesmo alemão ainda dá gosto de ver,a não ser para aqueles que não sabem nada ou são viuvinhas assumidas.

Analista
Analista
Reply to  Andre
12 anos atrás

Nelson Weiss.

Quando foram companheiros de equipe, Piquet tinha TRINTA E NOVE ANOS de idade.

Ficou 4 a 1 nos treinos para Schumacher, e 6 (4,5) a 4 para Piquet em pontos.

Se Schumy, como vc disse, “andava sempre na frente”, então o Rosberg está fazendo o quê?

Avelino
Avelino
12 anos atrás

Foi gostoso ver o Galvão bueno, ter que engolir a Vitoria do Hamilton. Foi bom demais.

tevez
tevez
12 anos atrás

Perfeito o análise..

Vcs repararam quanto chegou atras o Filipe do Alonso???

galileu
galileu
12 anos atrás

eu sempre falo que esse neguinho é do mau, qualndo,eloe quer não tem pra ningém, não toma conhecimento sos adversários, passa e vai embora.
foi um cala boca para quem sempre o criticou, principalmente o narrador mor, que hoje se desfiou em eleogios para o shummy, mas não poderia ter deixadode criticar a ferrari na ultima volta por causa do episódio do massa, não vi direito o que aconteceu nos pits, mas os carras arricaram e perderam, faz parte do jogo, pelo menos desta vez não dormi como nas outras corridas. valeu
em tempo, mandei para o warmup o telefone do contado do xepa, boa sorte.