Blog do Flavio Gomes
F-1

NOTURNAS (6)

SÃO PAULO (putz) – Acho que não fui tão sensacionalista assim… Massa foi, realmente, tirar satisfações com Hamilton. E foi, digamos, um ato de certa hostilidade. Desnecessária. Não há dúvidas de que há algo errado com Hamilton. Sua vida pessoal é uma confusão, brigou com o pai, tem cometido erros e coisa e tal. Mas […]

SÃO PAULO (putz) – Acho que não fui tão sensacionalista assim… Massa foi, realmente, tirar satisfações com Hamilton. E foi, digamos, um ato de certa hostilidade. Desnecessária.

Não há dúvidas de que há algo errado com Hamilton. Sua vida pessoal é uma confusão, brigou com o pai, tem cometido erros e coisa e tal.

Mas essa imagem me diz que há algo mais errado ainda com Felipe, um rapaz normalmente afável e educado.

Era para tanto?

ATUALIZANDO…

Massa reclamou, com razão, de ter sua corrida prejudicada pelo furo do pneu. Mas o toque poderia ter acabado com a prova de Hamilton, também. Porque as consequências para ambos foram parecidas. E o desfecho do GP, para cada um deles, bem diferente.

Para vocês entenderem, quando os dois pararam, na volta 11, estavam em quarto e quinto, Massa na frente. Juntinhos. Houve o toque na volta de retorno dos boxes e na volta 12 Hamilton passou em sétimo, enquanto Felipe teve de se arrastar até o box e trocar os pneus, caindo para 17º.

Na volta seguinte, por conta do tempo perdido na parada, o brasileiro estava em 20º, sua pior posição na prova. Hamilton parou na volta 13 para arrumar o bico. Cruzou a linha em oitavo. Na volta seguinte, despencara para 16º. Felipe ainda estava em 20º. Na volta 15, Lewis parou de novo para pagar o pênalti. Caiu para 17º e, na volta 16, para 19º.

Àquela altura, Massa já estava em 17º. A recuperação de Hamilton, portanto, começou na volta 16 duas posições atrás do brasileiro. E até o fim da prova, ambos fariam as mesmas duas paradas.

Assim, o toque de Hamilton em Massa na saída do primeiro pit stop acabou prejudicando mais o mclariano que o ferrarista, considerando volta com carro arrebentado, trabalho de box, punição. E, ao fim da corrida, Lewis recebeu a quadriculada em quinto, 1min07s766 atrás de Vettel, o vencedor. Massa terminou uma volta atrás, em nono.

Olhando a tabelinha abaixo, feita nos mais modernos programas de design gráfico do mundo, dá para entender. E entende sem dar, também.

Volta 10 – Massa P4 – Hamilton P5
Volta 11 – Massa P4 (box) – Hamilton P5 (box)
Volta 12 – Hamilton P7 – Massa P17 (box)
Volta 13 – Hamilton P8 (box) – Massa P20
Volta 14 – Hamilton P16 – Massa P20
Volta 15 – Hamilton P17 (box) – Massa P20
Volta 16 – Massa P17 – Hamilton P19