Blog do Flavio Gomes
F-1

JAPONINHAS (3)

SÃO PAULO (tudo vale a pena) – O tricampeonato de Ayrton Senna completa 20 anos por esses dias. Desde 1991, nenhum piloto brasileiro ganhou um título mundial na F-1. Massa chegou perto em 2008. E foi só. Quando Senna ganhou o tri, a Alemanha não tinha nenhum título na categoria. Hoje, 20 anos depois, conquistou […]

SÃO PAULO (tudo vale a pena) – O tricampeonato de Ayrton Senna completa 20 anos por esses dias. Desde 1991, nenhum piloto brasileiro ganhou um título mundial na F-1. Massa chegou perto em 2008. E foi só.

Quando Senna ganhou o tri, a Alemanha não tinha nenhum título na categoria. Hoje, 20 anos depois, conquistou o nono. Passou o Brasil. Foram sete de Schumacher. E dois de Vettel. Filhote de Schumacher. Qual país aproveitou bem o “boom” do automobilismo gerado por seu melhor piloto?

Tiãozinho confirmou nesta madrugada a conquista antecipada com uma corrida sossegada em Suzuka. Poderia ter vencido, mas chegou em terceiro. Perdeu posições nos boxes e não se esforçou muito para recuperá-las. Não precisava, e como tinha garantido uma tacinha, ficou por lá mesmo. São 14 pódios em 15 corridas. Está bom demais.

Vettel pode estabelecer uma era hegemônica como fez Schumacher no início do século? Pode ser. É difícil uma equipe se manter tão forte durante tanto tempo, mas já aconteceu mais de uma vez e pode acontecer de novo. E quem estiver sentado no carro certo acaba tirando proveito disso. Se for alguém como Vettel, vira hegemonia.

O que espanta é a juventude do moleque. 24 anos, três meses e 6 dias. Tem a idade que tinha Senna quando estreou na F-1. E já acumula 19 vitórias, 27 poles, dois títulos. Claro que é um piloto especial.

A corrida de hoje, não sei se por meu sono, não sei se porque não foi grande coisa, mesmo, não empolgou demais. Button, como sempre, guiou o fino e levou mais uma. Alonso voltou a tirar leite de pedra e terminou em segundo. “Quase lutei pela vitória”, disse, surpreso. O resto foi realmente o resto. Hamilton e Massa voltaram a se tocar, mas lutavam por tão pouco… Lewis chegou em quinto, Felipe foi o sétimo. Nenhum furou o pneu ou foi punido. Não sei se a esta altura alguém deu ou tomou um tapa no paddock. Creio que não.

Schumacher terminou em sexto, foi bem, assim como muito bem foi Pérez, oitavo, e Petrov, nono. Rosberguinho veio lá da última fila para o décimo lugar. Senninha não pontuou, nem Barrichello.

Temos quatro corridas pela frente. Quatro amistosos na Coreia, Índia, Abu Dhabi e Brasil. Espero que sejam boas. A da Coreia, ano passado, não deu para saber direito como é, por causa da chuva. A indiana é novidade. Abu Dhabi vai ser um saco. Interlagos é sempre legal. Vettel vai buscar alguns recordes até o fim do ano. Não que precise. Mas já que estão pingando na área, que tente.