JAPONINHAS (3)

SÃO PAULO (tudo vale a pena) – O tricampeonato de Ayrton Senna completa 20 anos por esses dias. Desde 1991, nenhum piloto brasileiro ganhou um título mundial na F-1. Massa chegou perto em 2008. E foi só.

Quando Senna ganhou o tri, a Alemanha não tinha nenhum título na categoria. Hoje, 20 anos depois, conquistou o nono. Passou o Brasil. Foram sete de Schumacher. E dois de Vettel. Filhote de Schumacher. Qual país aproveitou bem o “boom” do automobilismo gerado por seu melhor piloto?

Tiãozinho confirmou nesta madrugada a conquista antecipada com uma corrida sossegada em Suzuka. Poderia ter vencido, mas chegou em terceiro. Perdeu posições nos boxes e não se esforçou muito para recuperá-las. Não precisava, e como tinha garantido uma tacinha, ficou por lá mesmo. São 14 pódios em 15 corridas. Está bom demais.

Vettel pode estabelecer uma era hegemônica como fez Schumacher no início do século? Pode ser. É difícil uma equipe se manter tão forte durante tanto tempo, mas já aconteceu mais de uma vez e pode acontecer de novo. E quem estiver sentado no carro certo acaba tirando proveito disso. Se for alguém como Vettel, vira hegemonia.

O que espanta é a juventude do moleque. 24 anos, três meses e 6 dias. Tem a idade que tinha Senna quando estreou na F-1. E já acumula 19 vitórias, 27 poles, dois títulos. Claro que é um piloto especial.

A corrida de hoje, não sei se por meu sono, não sei se porque não foi grande coisa, mesmo, não empolgou demais. Button, como sempre, guiou o fino e levou mais uma. Alonso voltou a tirar leite de pedra e terminou em segundo. “Quase lutei pela vitória”, disse, surpreso. O resto foi realmente o resto. Hamilton e Massa voltaram a se tocar, mas lutavam por tão pouco… Lewis chegou em quinto, Felipe foi o sétimo. Nenhum furou o pneu ou foi punido. Não sei se a esta altura alguém deu ou tomou um tapa no paddock. Creio que não.

Schumacher terminou em sexto, foi bem, assim como muito bem foi Pérez, oitavo, e Petrov, nono. Rosberguinho veio lá da última fila para o décimo lugar. Senninha não pontuou, nem Barrichello.

Temos quatro corridas pela frente. Quatro amistosos na Coreia, Índia, Abu Dhabi e Brasil. Espero que sejam boas. A da Coreia, ano passado, não deu para saber direito como é, por causa da chuva. A indiana é novidade. Abu Dhabi vai ser um saco. Interlagos é sempre legal. Vettel vai buscar alguns recordes até o fim do ano. Não que precise. Mas já que estão pingando na área, que tente.

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Machinist
Machinist
12 anos atrás

A juventude com tantos bons resultados, a meu ver, se explicam:
Os carros não quebram. Sendo assim é menos coisa pro piloto se preocupar, e menos dependência de sorte.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
12 anos atrás

Relativamente ao Bruno Senna, alguém sabe dizer se o carro dele era o mesmo de Petrov? Em Singapura o russo perdeu o primeiro treno livre com uma atualização que não funcionou e já li algures que o Bruno rodou todo o fim de semana do Japão testando essa atualização, mais difícil de acertar. É verdade? O certo é que na corrida os pneus degradaram-se mais no carro do Bruno.

Outra coisa, se o Bruno estiver a ler desde já lhe digo que o toque na segunda curva (com o Petrov) deve ser assumido como um erro pelo piloto. Eu sei que na F1 (e não só) os pilotos tendem a culpar a má sorte em determinadas situações, mas não concordo com essa abordagem. Sobretudo no caso do Bruno, um piloto em que acredito muito mas que está em nítida desvantagem por ter entrado a meio num ano de KERS, DRS e sobretudo pneus Pirelli que necessitam de tempo para se poder tirar o melhor partido deles. Era muito melhor entrar no início de uma temporada, chegando ao primeiro GP já com milhares de Kms. de testes e consequentemente um bom conhecimento do carro e dos pneus. Assim está mais sujeito a errar mas tem de melhorar neste aspeto. Só em Monza não viu a sua corrida comprometida por um toque (1.ª volta em Spa, 16.ª volta em Singapura e de novo 1.ª volta em Suzuka). Tem também de melhorar nas partidas

nigel
nigel
12 anos atrás

O Brasil e suas contradições. O ufanismo do povo e a incapacidade das elites. Em um esporte de elite, o Brasil consegue ser uma elite pobre porque não tem o apoio das grandes empresas, que só vivem de explorar o país. Produziu grandes pilotos como SENNA (o maior piloto da história), PIQUET, FITTIPPALDI, PACCE quase que por acaso. Mérito exclusivo deles. Por outro lado, produz aberrações como Burrinho Pé de Chinelo. Na verdade, parece nos sobrar talento, mas nos falta estrutura. Somos a 7ª economia do mundo, mas não conseguimos produzir resultados proporcionais no esporte e em quase mais nada, mesmo em um esporte de elite como o automobilismo. Vai entender esse país…
A passividade do MASSA na pista é algo inexplicável. Quando o MASSA vai mostrar que tem um pouco de sangue nas veias e jogar o carro do AMILTON para fora da pista?

Danielle Saiko
Danielle Saiko
12 anos atrás

É impressão minha ou ultimamente está sendo difícil falar em Vettel sem mencionar Senna (mais para desmerece-lo). Não acho justo tal comparação, os tempos são outros, a tecnologia, as regras, os interesses e por que não, os rivais.

Vettel é realmente um grande piloto, mas duvido, não fosse o “super carro” que tem nas mãos, como seria?!!

Parabéns Button e Alonso, fez valer a pena perder algumas horas de sono. E, Massinha, pelo amor da santa periquita, pede pra sair, vai… Tô morrendo de pena de ti, cara!

Prada
Prada
Reply to  Danielle Saiko
12 anos atrás

Tente imaginar os resultados do Senna sem a “super McLaren” que ele teve por quatro temporadas, das seis que ficou nesta equipe. “Se” não existe, é suposição…

Andre
Andre
12 anos atrás

aproveitando o post já que a oficina com os carros antigos abandonados tambem ficam no Japao..

viu isto FG?

http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2011/10/07/fotos-mostram-oficina-abandonada-no-japao-com-carros-antigos/#more-67300

Flávio
Flávio
12 anos atrás

Quanta abobrinha. O cara fala de Brasil e Alemanha como se fossem países com histórias idênticas…

Passamos fome meu chapa. O que é F-1? Qual a história da Espanha na F-1? E Portugal? E a Colômbia? E a França? Pq então o Brasil?

O Brasil faz mto na F-1. Mais do que se poderia imaginar. A Alemanha não faz mais que a obrigação.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Há 30 anos assisto F-1. Desde MONZA/2008 tenho uma convicção. Estamos vendo REALMENTE o maior de todos os tempos. Rápido, concentrado, frio, focado, jovem, carismático, motivado, realista. A pole dele no JAPAO foi brincadeira. Tirou leite de pedra. Vai bater todos os records. Desempenho fora do normal em classificacao, chuva, estrategia de corrida (lembrem de MONZA 2010), suportar pressão, vencer com carro inferior.
Salve VETTEL!

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Em 2011 Vettel teve carro muito superior aos demais, mas soube aproveitar o equipamento, não fez bobagens e foi campeão. Apesar de jovem, mostrou que reune qualidades dos campeões. Já o ex-mais jovem campeão, Hamilton-Trombada, está devendo muito. Hamilton está se esforçando pra confirmar que estavam certos aqueles que o consideram um campeão de proveta. O Nigel Mansell piorado da Inglaterra está devendo, uma hora a dívida vai ficar tão alta que a FIA vai tirar o título que ele conquistou graças ao acaso e aos erros da Ferrari em 2008. Formula 1 é coisa de quem tem braço, mas também de quem tem cérebro, por isso deu gosto ver as temporadas de Button e Alonso. Teria sido uma boa temporada caso Ferrari e Mclaren tivessem dado a ambos carros em condições de enfrentar a RBR. Hamilton mais parece piloto de racha de rua do que de Formula 1.

PS – em 1964 não havia comunicação de rádio entre box e piloto, é fato. Como então a Ferrari passou ao segundo piloto da equipe a ordem “Destroy His Race” para que ele impedisse o Graham Hill de marcar os poucos pontos que precisava para ser campeão e, assim, fazer que John Surtees ganhasse aquele título? Mostraram uma placa com as letar D.H.R. para o cara na reta dos boxes?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Já venho a tempos clamando para que os Deuses do Automobilismo nos deem novamente o privilégio de ter um piloto na F-1.

Acho que o Bruno daria um bom caldo… mas com toda a honestidade do mundo digo que ele já esta meio velho para uma F-1 que exige demais dos pilotos.

Segue o jogo, não temos categoria de base no Pais, não temos um nome espetacular correndo fora do Pais… e o pior de tudo é que os que estão na F-1 (e são bons) vão dominá-la pelos próximos 5 a 10 anos pelo menos… e nessa lista incluo o Vettel, Hamilton, Perez e até mesmo o Kabayashi que será o primeiro Japones a ganhar uma corrida de F-1.

Nem considero o Button e o Idiota Alonso pois os caras já são velhos demais… o Button até que pode ganhar alguma coisa pois ainda é muito bom… mas o futuro da F-1 esta definido até o final dessa decada.

Que algum garoto que hoje anda na “Cadete” seja iluminado pela graça divina para que nos de novamente o prazer de termos um piloto de F-1 na deda de 20 desse nosso século.

Abraços

Imperador
“Nostradamus da F-1”

Ps.: A corrida foi bem monotona (uma pena para Suzuka)… estou ficando velho… o horario é ingrato e o sono esta sendo cada vez mais implacavel… rs rs rs.

Lotus Renato
Lotus Renato
12 anos atrás

Corrida insossa. Momento de maior emoção foi a espanada do Hamilton no Massa. Tá na hora do Bruno Senna mudar a estratégia. Tem conseguido posições no grid de laragada razoáveis. Em compensação nas corridas tem deixado a desejar.

galileu
galileu
12 anos atrás

eu tiro um sarro do barrica, mas tambem tiro o meu chapeu para ele, duvido sendo ele a pilotar essa ferrari, (independente de ser o segundo do alonso), se ela estaria nessa siituação, no campeonato, ele saberia como conquistar pontos importantes para a equipe.
barrica. mesmo que voce pare o ano que vem, fica registrado que voce foi grande dentro da sua função de segundo piloto, talvez o melhor de todos os tempos.
em vez de se medir o numero de gps que vc participou, deveriam divulgar em quantos voce chegou, e em que posições.
fica aqui um desafio para as enciclopedias que assolam esse blog.
em vez de enaltecer o shumi, porque voce não divulga esse fato marcelo?

Burn baby.. Burn
Burn baby.. Burn
12 anos atrás

Vettel papou.. e nem precisou usar os tradicionais 60% de esforço que costumeiramente usa para ganhar as corridas com este carro estratosférico..

Ainda bem que é ele que o está pilotanto.. porque se o Button fosse o piloto da Red Bull o campeonato teira terminado muito antes..

Logo reitero minha retórica.. carro fora de série. piloto igualmente fora de série..

Ou.. todos aqui acham que se o Vettel tivesse pilotado um espania nesta temporada teria sido sequer mencionado nos tablóides constumeiros de f1..nem por sonho. rsrsrrs

Massa como sempre esperando outra mola vir ao seu encontro.. que pena.. já era mesmo.. melhor ir pára a Indy para ver se rola alguma coisa.. ou ir para a stock desbancar os Bueno’s

Bruno.. meter o pau neste rapaz gente fina. que caiu em um cockpiti de formula 1 sem nunca cursar o ensino fundamental é besteira.. para a experiencia que possui, já estpa fazendo muito..

Quem sabe se tivesse tido mais sorte no passado e se hoje estivesse no cockpit de uma Red Bull até poderia ser campeão.. na ultima prova… com 1 ponto de vantagem sobre Button.. rsrsrsr

Afinal com este Red “label” Bull.. até o motorista da van escolar de minhas filhas com alguns testes vira tempo.. rsrs

Fuiiiiiiiiiiiiiii

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Parabéns para Sebastian Vettel o novo rei da F1 e ainda pegando á coroa de Michael Shumacher como melhor de todos os tempos na sua atualidade e com certeza vira forte o ano que vem para disputar o Tricampeonato e os seus adversários que se cuidem.

ramos
ramos
12 anos atrás

Pra mim, turfe é jogo, não tem nada a ver com esporte. E Fórmula-1 também. Quem corre é o carro, o motorista só acelera, breca, liga o farol, essas porras. Coloca um taxista lá que vai ser a mesma coisa. Aliás, vai ser melhor, porque taxista dirige fórmula-1 com um pé nas costas, mas motorista do fórmula-1 vai sofrer para dirigir um táxi. Se eu pegar um táxi e o motorista for o Rubinho Barrichelli, eu desço na hora. Sempre tenho pressa e aí é mais rápido ir a pé. E se o infeliz acelerar é capaz de bater num ônibus e colocar a culpa nos outros.

Everson Abreu
Everson Abreu
12 anos atrás

O melhor da corrida de hoje sem dúvida foi a cunhada do Button. Que princesa oriental…

Ron
Ron
Reply to  Everson Abreu
12 anos atrás

Assino embaixo.

Mauricio Salla
Mauricio Salla
12 anos atrás

Flavio, não tem amistoso na F1 não, a classificação no campeonato de construtores impacta diretamente os orçamentos das equipes em 2012. O bicho ainda vai pegar. Podia pegar mais se ainda houvesse cockpits em aberto nas equipes de ponta, mas ainda vai pegar…

Marco Aurélio
Marco Aurélio
12 anos atrás

Como brasileiro só sabe de futebol onde todo o jogo é exibido, ao contrário de F1, criticam o Barrichello sem saber, mas quem comanda sabe, sabe que o barrica andou bem até onde deu,

Mark Gillan, Chief Operations Engineer: “We split the strategy today with Rubens starting on the option tyre on a three stop and Pastor on a two stop on primes. When the safety car was deployed, we switched Pastor onto a three stop strategy. Both drivers fought hard throughout the race but unfortunately we didn’t have the pace to make it into the points. We will continue to develop the car and look ahead to Korea and India.”

Campevas
Campevas
Reply to  Marco Aurélio
12 anos atrás

So, in one word : Losers.

Cicero
Cicero
12 anos atrás

FG… camarada, não acredito que perdi essas horas de sono. Isso é tudo o posso falar (escrever) sobre esse GP.

Tarcisio
Tarcisio
12 anos atrás

Absurdo era a Alemanha, com o poderio financeiro, técnico e automobilistico que tem, não ter títulos abundantes.

Vettel de fato é talentoso, mas o apôio precoce da bebida dos energéticos, encurtou muito seu caminho para suas conquistas (o mesmo ocorreu com o cabeça pesada do Hamilton, apoiado desde sempre pela McLaren).

Milagre é o Brasil, antigo devedor do FMI, produtor dos BR800, ter 8 títulos mundiais coquistados.

Vale a análise.

Sandro
Sandro
12 anos atrás

Incrível é como a Alemanha, terra de grandes montadoras desde 1900 e um pouquinho, não tinha nenhum campeão, só veio conquistar seu primeiro em 94.

Mais incrível é achar que os germânicos aproveitaram melhor o caminho aberto pelo seu melhor piloto.

O Brasil ,depois da abertura do Emerson, teve dois tri campeões, Moco, Rubens e Massa vencendo corridas, além de mais de uma dezena de pilotos correndo na categoria máxima e uma equipe inteiramente nacional. Isso sem ter nenhuma tradição de industria automobilística.

Que país soube aproveitar melhor?

galileu
galileu
Reply to  Sandro
12 anos atrás

sandro, diga-se de passagem, uma equipe que quando precisou de um patrocinio do governo, a cavalgadura do fiigueiredo deu o dinheiro para o manco do boesel correr com a sucata da ligier enquanto o jarrier corria com o nosso patrocinio no melhor equipamento.

gustavo dos anjos
gustavo dos anjos
12 anos atrás

O massa hoje deu dó. Que cara lento, pqp !!!!!! Olha, o Hamilton jogou sujo mais uma vez, normal, já faz parte dele. O q não da pra aquentar é a passividade do zacarias. Na única chance de passar, levou uma fechada monstra e não fez nada. Na única chace de ser ultrapassado, não fez nada e deixaou passar. O que esse cara esta fazenda la´???????

Alexandre Neves
Alexandre Neves
12 anos atrás

Alguém já contou quantas corridas esse ano o Alonso ganhou posições ao final da corrida em relação à sua própria posição de largada?! E o Massa?! O normal do brasileiro tem sido PERDER posições até o final da corrida. Na terra do sol nascente não foi diferente. Uma LÁSTIMA.

Igor Soares
Igor Soares
12 anos atrás

Flávio, o Gagá Bueno fez uma menção à Lusa durante a transmissão. Disse que era mais do que merecido o retorno à primeira divisão do Brasileirão.

Peterson
Peterson
12 anos atrás

Durante a transmissão, o Galvão elogiou, e muito, o time da Portuguesa. Você viu Flávio?

Cezar
Cezar
12 anos atrás

Me perguntava se o Massa (Massinha) era pior que o Rubens (Rubinho), tenho certeza que sim. Agora me pergunto se ele é mais chorão e tb acredito que sim… Vai plantar batatas o Felipe Massa, F1 não é para vc…
Que campeonato do Vettel hein? E nós com Massa e Barrichello, que quer continuar na F1, para o que?
Botão tb tá bem…

TRC
TRC
12 anos atrás

“Não é mole não, 20 vinte anos sem falar ´é campeão!!!!”

galileu
galileu
Reply to  TRC
12 anos atrás

trc, e a quanto tempos estamos sem ouvir musiquinha?
tão,cedo isso não vai mudar.
li hoje uma cronica onde se comenta a mania agora de nossos dirigentes: agora eles estão, se empenhando em dar aulas de economia e gestão para os dirigentes de outras nações, inclusive os estados unidos, voces estão em crise porque não fizeram isso ou aquilo como nós fizemos.
é mole? ô partidinho mais safado, prepotente e arrogante esse que como o macaco da estória. senta em, cima do rabo e fica criticando o rabo dos outros.
por isso não há investimentos em esportes no brasil varonil,, esses dirigentes só pensam neles mesmos, mas quando somos campeões, até de bolinha de gude, eles quere colher os louros da vitória e canalizá-la para fins eleitoreiros.

Ze' Taubate'
Ze' Taubate'
12 anos atrás

Duro é tentar torcer pro pé de chinello ou pro nao menos perdedor Massa… Nao creio que possamos ter algum brasileiro campeão nem no médio prazo.

Marcelo ao kalil
Marcelo ao kalil
12 anos atrás

“Absurdo era a Alemanha, terra de Mercedes, Audi, BMW e Posrche, até 1994 não ter um título sequer.
Agora, 9 a 8, parece menos estranho. Mais ainda é, pois somente 2 alemães concentram tudo”

Oras Kail, ACORDA PRA VIDA!!! É simples, os alemães sempre se concentraram mais nos títulos por MARCAS, título de pilotos é bom, mas fazer uma marca campeã é melhor ainda, caso dos carros e motores alemães. E a Alemanha já teve grandes pilotos nas décadas de 30/40, e afirmo, seus feitos colocam qualquer piloto da F1 no chinelo, falo de Bernd Rosemeyer e Rudolf Caracciola!!! Verdadeiros “Dogs alemães” no esporte a motor.

O resultado de Schumacher e Vettel, é fruto da determinação alemã, começou com a Mercedes investindo em pilotos de categoria inferiores a F1 com: Schumacher, Wendringler e Frentzen nos anos 90, os resultados vieram com Schumacher, muito disso graças ao seu talento, Vettel é a continuidade disso…

Quando a Alemanha decidiu investir pra valer em pilotos na F1…veio o domínio!

Desde 1994 já são 9 títulos, é muita coisa, os alemães estão dominando a F1, poucos perceberam isso,basta ver títulos, vitórias e poles, o resto vem com o tempo. Vc achou estranho ela conseguir tudo isso com apenas 2 pilotos? Eu achei até pouco, se Rosberg estivesse em equipe de ponta desde o início da carreira, seria outro a vencer corridas e disputar títulos. Nico é muito eficiente, falta carro de ponta pra brigar por títulos.

Absurdo é um país do tamanho do Brasil não ter uma única marca de carro(de rua) famosa, muito menos no esporte a motor. Se vc for abservar bem, Brasil ao lado da Alemanha em termos de automobilismo e esporte a motor…somos POBRES MISERÁVEIS!!!

Não vai ser 8 títulos de pilotos na F1 que o Brasil vai estar a frente da Alemanha no automobilismo, pode esquecer. O Brasil deu uma BAITA SORTE de aparecer Emerson, Piquet e Senna, nosso país sequer investe em automobilismo, pense, merecemos ter outro campeão? Brasil fica na de sempre, esperando um novo salvador, investir em categoria de base para formar um grande piloto que é bom…NADA!!! Nem em educação, saúde e segurança investimos, imagina investir em esporte a motor. Brasileiro gosta só de FUTIBOR, o resto é resto…

Os alemães dominaram a F1 nos anos 50 com seus carros Merceces, também fizeram motores campeões(isso entre os europeus é de grande importância), nos últimos anos dominou com Schumacher e agora domina com Vettel, tem a Mercedes como equipe brigando para chegar ao topo, e fornece motoresa rivais…e o Brasil o que tem na F1?

Massinha
Bruninho
Rubinho

Trio parada dura:
Galvão
Burt
Leme

Acorda Brasil, estamos ANOS LUZ da Alemanha em todos os aspectos, se for comparar como nação…vix, é surra, apanhamos que nem gente grande!!! Educação na Alemanha o nível é de engenharia, comparado com o Brasil, somos um bando de analfabetos, muito por culpa de nós mesmo que não investimos em nossa gente.

Cada povo tem o que merece…

Adalto Feitoza da Silva
Adalto Feitoza da Silva
Reply to  Marcelo ao kalil
12 anos atrás

Concordo plenamente com o Marcelo ao Kalil em seu comentário, muito sensato.
Também não creio que SV. baterá Schumacher,as regras são outras.
Se não tiver um carro bom, não vai a lugar nenhum, essa é a realidade da Formula 1.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Hilário os comentários, mijando de tanto rir…

“Massa é filhinho da vovó”

“Hamilton esta fazendo o papel de lixeiro das pistas. Esta tentando varrer o Massa para fora delas”

Meu ranking dos piores:
1) Massa
2) Barrichello
3) Bruno

“Mas o Rubinho já não parou? Na verdade, algum dia ele andou?”

O PENSADOR
O PENSADOR
12 anos atrás

É ridiculo ver o GB falar que o Vettel merecia uma punição no inicio da prova, mas quando é o caso do Alonso ele fala que não merece ser punido, o cara é torcedor nato do Alonso é muito ridiculo. Não tinha a menor lógica penalisar o Vettel por aquilo que não aconteceu, se fosse assim teria que punir o Alonso quando o Vettel colocou dois pneus na grama para ultrapassa-lo.

Bem a Red Bull não quis arriscar nada, pois se quisesse venceria o GP do Jação fácil, fácil…

Quanto a era Vettel, só sera interrompida em 2012 ou 2013 quando a Mercedes tiver um carro de ponta para vencer e o mestre conquistar o oitavo titulo, após isto a era Vettel continuará por mais um bom tempo.

Shumy octacampeão 2012 ou 2013….

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Se o Vettel fosse punido ia pensar se ia continuar vendo F1, ainda mais depois de ver Hamilton jogar o carro pra cima de Massa”

Não sou pacheco, mas é a terceira vez que Lewis joga o carro em cima do brasileiro, MON/CIN/JPN…muita coisa! Se o Vettel fosse punido(não fez nada) e Lewis não, ia mandar esses caras que fazem regulamento tomar naquele lugar, qualquer coisinha vem punição. Além disso estou CANSADO de ver o trio parada dura da Globo, discutir se fulano ou beltrano tem que ser punido…quando aparece alemão, espanhol ou inglês no rolo, PQP…não é fácil não Gomes, vc dá risada, mas é foda aguentar a pachecada nacional.

Nos anos 80 não tinha essas frescuras de regrinhas bestas, e a galera gostava, eram um dos pontos forte das corridas, piloto defendia a posição a todo custo, mesmo pilotando de forma SUJA, e falo de TODOS os pilotos, os brasileiros também estão no rolo.

A F1 de hoje tem que acabar com essas regrinhas idiotas de mexer uma vez só o carro no retão, nos anos 80 os pilotos faziam barbaridades e ninguém falava nada, hoje qualquer manobra o piloto fica em observação…ridículo!!!

Pra quem reclamou do que Vettel fez com Button…

Abaixo o “heroi” nacional jogando o carro em cima de Prost, no retão e com o francês já ao lado. Vettel pelo menos estava a frente de Button, apenas defendendo a posição, quem esta a frente tem a preferência de mudar a trajetória.

1988 Senna VS Prost Dangerous Overtake Portugal GP Estoril Opening Laps
http://www.youtube.com/watch?v=zznJjSncGCE

Não foi o caso de Senna que jogou o carro em cima quando Prost já estava ultrapassando! Não estou dizendo que Senna fez errado, a F1 naquela época era assim, TODOS jogavam pesado(ou sujo), então porque nos últimos anos inventaram essas regrinhas idiotas.

Pilotos do passado podiam fazer o que quisessem e os de hoje não podem fazer o mesmo? É por essas e outras que muitos reclamam da F1, não existe aquele “ódio mortal” entre os pilotos, e isso muitas vezes chamava mais atenção fora das pistas que dentro, quando estavam na pista era guerra.

Quando ao Vettel, caminha para ser o melhor piloto de todos os tempos da Formula 1, ganhou um baita campeonato em 2010 batendo 3 campeões, fora Webber que não foi fácil na equipe, começou lá de trás com Toro Rosso(e também RBR, porque em 08 a RBR não era equipe de ponta, caminhava para ser justamente quando teve Vettel ao volante). Nas duas equipes venceu corridas em 07/08 com carros que ainda não era o melhor do grid, Vettel trabalhou duro com a equipe e chegou ao sucesso e ao domínio, coisa rara na F1. Transformar equipes como Vettel esta fazendo, começando lá de trás…muito raro, geralmente os grandes dos passado mudavam para uma equipe que já dominava, para depois fazer seus recordes, aí é fácil, quero ver fazer como Schumacher e Vettel que começaram lá trás e ajudaram a equipe evoluir até o topo.

A Alemanha vai ter o maior e o melhor piloto de todos os tempos no topo, com Schumacher e Vettel.

Esse alemãozinho ainda vai ganhar muitos campeonatos difíceis como 2010 e pelo domínio como 2011, isso em época que a F1 conta com pilotos fortes no grid: Alonso, Hamilton, Button e porque não Webber que foi “osso” em 2010, nesse ano faltou vencer, mas esta longe de ser fraco, tem sido bem regular raramente jogando corrida fora, pode voltar melhor em 2012.

Péssimo mesmo esta Massa(Rubens nem conta)…e Bruno não vai ser o novo salvador, mas pode fazer um bom trabalho na F1 e garantir o Brasil por mais alguns anos na F1. Vindo de um país que não investe BOSTA NENHUMA para formar um único piloto em categoria de base para chegar a F1, Bruno Senna esta de bom tamanho e ninguém pode reclamar, muito menos atacar pilotos de países que INVESTIRAM neles, caso da Alemanha com seus pilotos. Acho que Rubens e Massa foram até longe na F1…

Palmas para a Alemanha que não DORMIU EM BERÇO ESPLÊNDIDO na era de “ouro” Schumacher, espertos, investiram em pilotos de categoria de base, o resultado esta aí na pista.

Vamos continuar DORMINDO e choramingando o passado eterno, “Ahhh sem o Senna não tem mais graça”, pois é, lá na Alemanha a história é outra:

“Valeu Schumacher, mas o trem anda e agora vamos com Vettel, mas é divertido ver o “véio” nas pistas quando tem carro bão, aí Michael vira Schumacher ”

Vcs acham que Schumacher esta triste com sucesso de outro alemão na F1? Esta rindo a toa, ele tem muito a ver com isso…esse é o legado de Schumacher, ele mostrou o caminho, o resto que se vire…

Emerson fez o mesmo, apareceu Piquet, depois Senna, e o que o Brasil fez para ajudar?

BOSTA NENHUMA, ficou DORMINDO esperando aparecer outro salvador…investimento em categoria de base que é bom…nada.

Cada povo tem o que merece, palmas para a Alemanha, eles merecem…

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

esse então nem se fala.

Czar
Czar
12 anos atrás

Tão feliz quanto o Vettel, só o Alonso.

Ter um bom carro (óbvio) e um companheiro tão inofensivo é o sonho de consumo de todos os pilotos.

Para honrar o que resta da fama que o Brasil tem em formar bons pilotos, Massa deveria abrir mão do contrato de 2012 – já assinado.
Poucas vezes vi um desempenho tão humilhante de um brazuca. Neste ano me fez chegar a conclusão insólita de que o Nelsinho até que era bem rápido – fazendo a mesma comparação com Alonso.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
12 anos atrás

Este nossos pilotos me fazem lembrar do Chico Anysio:VAMPIROS BRASILEIROS!!!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

outro com jumentalidade aguda e cavalgante.

MSM
MSM
12 anos atrás

A corrida teve momentos bons e outros sonolentos, mas o que valeu foi a vitória do Button e o Bi do Vettel, esses dois fizeram um bom ano e o alemão terá muitos títulos a conquistar. Decepcionante os 3 brasileiros, Massa mais uma vez começa bem e depois despenca, perdeu em todos os duelos; do Barrichello finalmente parece que este ano é o último (se bem que do jeito que é um PATETA é bem capaz de a HRT oferecer uma vaga no ano que vem e ele aceitar dizendo que será um projeto para ser campeão); e o Senna se complicou na largada e depois faltou carro, até mesmo depois do pit-stop, o carro não saiu lá de trás. E para terminar, os 3 mosqueteiros globais estavam “inspirados”, muita besteira dita. Tá difícil!!!
Almoço regado a muita RED BULL !!!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Nem li os comentários dos posts aqui colocados, mas tenho certeza, que com tudo que o Vetel fez até agora ( e ainda vai fazer no futuro), ainda vai ter mané ou “viúva” do A Senna questionando a capacidade e os méritos do jovem alemão (outro, mais um!).

Parabéns ao Vettel, parabéns á Alemanha pela “escola” de pilotos que estão na F1.

Infelizmente nossa sequência de pilotos campeões e excepcionais na F1 parou em Senna. (O TIO!)

Tudo o que podemos fazer é bater palmas. E torcer para que um dia, o Brasil volte a ter pilotos campeões DE VERDADE na F1.

Será que um dia teremos um piloto que bata os recordes de Schumacher? (e os que ainda virão do Vettel???)

galileu
galileu
Reply to  Gerson
12 anos atrás

ubaldino, a jumentalidade em forma de comentárioi

alberto
alberto
12 anos atrás

O Senna foi muito fraco hoje Aliás, tem sido eficiente em treinos e fraco nas corridas, essa é a verdade. Eu torço pelo cara mas ele não parece consistente em corridas e não vejo como isso pode mudar de uma hora para outra. Ele deve ter sido o piloto que mais sofreu ultrapassagens na corrida, para quem acompanhou o live timing. Di Resta e Perez, que são estrentes de verdade na categoria, mostraram consistência nas corridas desde os primeiros GPs. Massa vinha bem até colocar os pneus médios, aí afundou de vez. Abs.

Ubaldino
Ubaldino
Reply to  alberto
12 anos atrás

Senna é FRACO. Dizem que ele está aprendendo…PQP, o cara está correndo a 7 anos, sempre teve patrocínio e agora tá tomando de um piloto mediano, o Petrov…sem essa de que o cara conhece o Carro De Spa pra cá já andou mais de 1500 Km. Desancam o Massa porque é mais lento que o Alonso e dão TODOS os perdões ao Bruno… se é para comparar e ter esperanças, Lembrem-se Viuvinhas, que o Tio colocou tempo no PRIMEIRO dia em todos, menos no Piquet; o Vettel idem, o Prost idem, etc, etc…dizer que o Bruno está aprendendo e compara-lo com om Petrov é brincadeira de criança que acredita em Papai Noel.

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  alberto
12 anos atrás

Tem que se considerar o fator pneu. Todos os macios dele, foram usados no treino classificatório. Vamoss esperar mais um tempo para poder avalia-lo melhor

galileu
galileu
Reply to  alberto
12 anos atrás

alberto, aprendizado é assim mesmo, e o perez juntamente com o d resta já estãoa temporada inteira guiando.
cobrança mesmo para o sena só no ano que vem.

Dú
12 anos atrás

Essa história Vettel Red Bull vai longe.

kalil
kalil
12 anos atrás

Caro FG, permita-me discordar um pouco:
Absurdo era a Alemanha, terra de Mercedes, Audi, BMW e Posrche, até 1994 não ter um título sequer.
Agora, 9 a 8, parece menos estranho.
Mais ainda é, pois somente 2 alemães concentram tudo.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  kalil
12 anos atrás

Kalil, permita-me discordar de sua posição. Além de os títulos do Brasil estarem concentradpos em apenas três pilotos, o que não é muito diferente, visto que passaram pela F-1 pelo menos uns 15 pilotos brasileiros desde o Emerson. A Alemanha teve foi azar medonho que vitimou o Helmut Marko com a perda de um olho e consequente aposentadoria e o Steffan Bellof que morreu muito cedo, se não fosse esses fatos, provavelmente a Alemanha estaria na frente há tempos.

Caíque
Caíque
Reply to  kalil
12 anos atrás

Luiz Moraes,

1 – Helmut Marko é Austríaco e não Alemão, além de nunca ter sido mais que um piloto de mediano pra baixo. Nunca foi nada demais.

2 – Stefan Bellof foi um grande piloto, mas ninguém poderia falar que seria campeão. J. Carlos Pace também foi um grande piloto e estava contratado pela Ferrari para 79…

3 – O campeonato de F1 começou em 1950 e o Brasil só entrou nele, de verdade, faltando 6 provas pra terminar o Campeonato, em 1970, ou seja, quase 21 anos depois…

Diante disso, acho que a Alemanha tem OBRIGAÇÃO de ter mais campeonatos que o Brasil, bem como França e Itália…menos meu amigo, menos…

Ronaldo
Ronaldo
12 anos atrás

A passada que o Alonso deu no Massinha foi como dizer “Não vai lá prá frente não que lá é coisa prá gente grande”.

Ze' Taubate'
Ze' Taubate'
Reply to  Ronaldo
12 anos atrás

Pode crer! E o pior é que o Massa aceita isso. É um bundão.

Ronaldo
Ronaldo
12 anos atrás

Impressionante o que o Massa faz com uma Ferrari. Decepcionante o que o Massa faz com uma Ferrari.

carlos castro
carlos castro
Reply to  Ronaldo
12 anos atrás

A verdade é que Massa não tem a mesma Ferrari do Alonso, sem desmerecer é claro o excelente piloto que é o espanhol., que dispensa maiores comentários. Seus resultados falam por si. São frutos de sua genealidade como piloto e do sobresforço da Ferrari em não ficar para trás em relação a Mclaren e Red Bull tornando facilmente perceptível o foco da equipe em cima do bi-campeão relegando o brasileiro a segundo no time. Não há nada de errado nisto trata-se de decisões de equipe que precisa concentrar esforços nos resultados ,tendo ainda assim obtido somente uma vitória e alguns podiuns. E foi só o que deu para o Sr das Asturias fazer.

Neto Brucutu
Neto Brucutu
12 anos atrás

Vi só o começo da corrida e ainda assim pelo Sportv, e até o 1º pit, Mas do que eu vi, está me dando pena do Massa. Do jeito que o Alonso passou por ele, seria melhor ele tentar a sorte em outra equipe, ou mesmo categoria, junto com o Barrica, que também já passou da época.O massa virou presa fácil, e o Barrica sempre tem uma desculpa para dar !! Já o Senna, acho que para por aí. É bom piloto, mas nada de espetacular.

Um bom domingo a todos !!!

Mayone
Mayone
12 anos atrás

Galvão, do nada, começou uma longa ode ao time da Portuguesa, no final da transmissão de hoje… Será que ele tá querendo comprar a simpatia deste colunista?

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Meu não sei qui alguem ja falou isto, mas o bruno senna não sabe larga, sempre larga mau ta dificil assim, depois da batida com o petrov o carro dele ficou lento, so terminou na frente do rubinho qui não é grande coisa, e o massa ta loco so reclama do hamilton mas o pior é que o hamilton bate nele toma punição e sempre chega na frente dele.

galileu
galileu
12 anos atrás

seria a chance do massa dar o troco no LH, mas fraco e covarde que é, deixou pór isso mesmo, o cara vem te prensa,,quase arranca teu aerofólio e fica na conta, tá virando freguês do negão.
o box ainda avisou. o cara vem mai rápido do que voce, prepare o tapete vermelho.
e a passada do alonso?, que tirada de pé.
seninha está em fase de aprendizado, só se pode cobrar dele realmente à partir do ano que vem, mas parece que certos brasileiros que gostam de ser do contra não entendem isso, e ficam cobrando indevidamente e na hora errada.
tocando aquela carroça, até que o barrica faz muito, pena que irá perder o emprego, como irremos viver sem ele na f1 para tirar sarro?
e o buirtim na hora em que o alonso passou o massa: se trtata de dois carros iguais, ele se esqueceu que aquela peça que fica entre o cinco e o encosto do banco é diferente, aquela que vira o volante e aperta pedais, principalmente o da direita.
0 galvão queria tanto uma punição para o LH que chegou a chamá-lo de button.

galileu
galileu
Reply to  galileu
12 anos atrás

corigindo, entrte o cinto e o encosto do banco.

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  galileu
12 anos atrás

Meu pai costumava dizer que essa peça é o tal “burrinho de direção”

Alonsista
Alonsista
12 anos atrás

O grande destaque da corrida foi Alonso que brigou pela vitória até o fim com um carro inferior às RBRs e McLarens. McLaren que foi o carro mais rápido do fim de semana portanto a vitória de Button não tem nada de espetacular. Com relação aos narradores da RGT que não param de repetir que Button merece merece o vice é simplesmente ridículo porque com o carro que tem deveria estar brigando pelo título, quem merece o vice é Alonso que tem o carro muito inferior aos rivais

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Corridas como essa nos dão a certeza de que o Brasil acabou pra F1. E como o brasileiro não é diferente dos outros povos do mundo (que querem ver seus compatriotas vencendo), a F1, por sua vez, também acabou pro Brasil.

carlos castro
carlos castro
12 anos atrás

Ah ! Mas o pior da temporada é o festival de merdas ditas pelo locutor mor…principalmente quando fala das três nanicas…demosntra um pensamento linear, elitista ,tendencioso não compatível com alguém q esta tanto tempo dentro do contexto…parace estar mentamente focado naquela merda de F1 das montadoras onde ninguém passa ninguém ,Massa ou Rubinho ganhando uma aqui e alí e Schumi ganhando tudo.A F1 tecnologica é facilmente previsível,muitas variáveis q sempre fizeram parte ,foram eliminadas e ele ainda pensa em eliminar mais uma q talvez ainda possa fazer uma diferença esquecendo que nanicas sempre fizeram parte do show…(aí o locutor fica parecendo leigo)…talvez ele devesse focar naquilo q faz bem que é narrar e deixar os comentários para quem realmente entende…mas parece q o ego ta falando alto faz tempo…

carlos castro
carlos castro
12 anos atrás

Essa temporada foi essencialmente Red Bull e Mclaren, com forte convergencia de forças para o alemão,no caso da Red Bull,o que explica a clara e brusca queda de rendimento do Mark Weber…por outro lado, na Mclaren,ai sim, o destaque para Button sem desmerecer o show do Hamilton,apesar dos erros inerentes ao seu estilo muito agressivo de pilotar…na Ferrari,considerando o porte da equipe por sua estrutura e história, o desempenho foi de fato medíocre e para aqueles que acham que Massa foi pior do que o Alonso,ficou mais do que claro,como no caso da Red Bull, a mesma convergencia de forças para o espanhol e, ai uma uníca vitória,(considerando-se o fato de estar numa Ferrari) é como se diz em bom português… porra nenhuma…dai para trás só coadjuvantes com alguns destaques para um ou outro, aqui e ali….quanto ao Bruno Senna o garoto parece ser bom,mas sem carro, na F1 de hoje,não fará muito mais,assim como todos os outros que estão fora das três grandes equipes.

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Caro Flávio,

Falar de Vettel é redundância.
Aproveitando o gancho do Tri do Senna, acho que nos próximos 10 anos não veremos nenhum campeão brasileiro. Outro dia em um programa de TV do Reginaldo Leme o Alemão Ingo levantou uma idéia que seria possível, mas o Reginaldo mudo e pasmo ficou porque naquele momento não tinha o que dizer, contra a emissora de TV que o paga.
Ingo disse “ Se não tivermos incentivo de grandes patrocinadores tipo Petrobrás ou a própria TV que transmite o evento não será possível termos um campeão” ( Ingo com muita propriedade falou durante muito tempo sobre o tema, isso é um resumo do resumo).
Claro que Reginaldo não pode responder pela emissora, mas ela poderia sim patrocinar um cara um novo talento.
Mas isso de não aproveitarmos nossos ídolos já aconteceu em vários esportes. Um país que não baseia sua educação no esporte, nenhuma universidade nossa dá bolsa para aluno que pratica esporte não temos competições entre universidades não criamos atletas em esporte algum (exceto natação porque vão estudar fora).
Mas temos uma escola que prospera com uma velocidade anormal, a de políticos isso deve dar uma grana preta Flavio, li que o filho do Tiririca vai ser vereador por sua cidade, nada contra o rapaz só ilustrando a ideia.
No mais a sua Portuguesa vai voltar a 1ª, parabéns.

artur
artur
12 anos atrás

Duro mesmo é numa corrida sonolenta,ver o trio de paladinos da justiça discutir a punição que Vetel deveria levar pela largada .Não sei como o RL,um cara tão bacana,amistoso e equilibrado,se sujeita às sandices do GB investido em psquiatra,promotor de justiça e paladino das normas esportivas e quetais.
O Burti ainda não compreendeu ou foi levado a não compreender,que o papel dele é informativo.Esteve na F1,conhece gente e equipes,tem relativo transito no meio e diferentemente do GB tem algum conhecimento técnico.Devia se limitar a informar ao publico leigo os diversos e interessantes aspectos dos bastidores da F1

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  artur
12 anos atrás

Putz, não vi mal nenhum deles opinarem sobre uma eventual punição ou não. Estão comentando a corrida, da mesma maneira que, num jogo de futebol, os comentaristas opinam sobre a possibilidade de um cartão amarelo.

Aliás, na minha opinião, o Vettel merecia punição. Se o Button ficasse quieto, mantivesse a linha, os dois bateriam.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  artur
12 anos atrás

Concordo em número, gênero e grau. E outra, o ex-piloto Alan Jones que atuou como comissário convidado, deveria ser o comissário em todas as corridas.