Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

O SUPER AUTO UNION

SÃO PAULO (não lembro) – Pode ser que eu já tenha falado disso aqui. Afinal, são mais de 14 mil posts em seis anos de blog… Mas alguém me mandou o excelente artigo do sempre ótimo Jalopnik, e recomendo a leitura. Faço apenas um reparo: o projeto não era da Audi, mas da Auto Union. […]

SÃO PAULO (não lembro) – Pode ser que eu já tenha falado disso aqui. Afinal, são mais de 14 mil posts em seis anos de blog… Mas alguém me mandou o excelente artigo do sempre ótimo Jalopnik, e recomendo a leitura. Faço apenas um reparo: o projeto não era da Audi, mas da Auto Union. Audi era uma das argolas da Auto Union, e a menos envolvida com corridas, diga-se.

Isso posto, trata-se do Type 52, um carro idealizado por Ferdinand Porsche baseado na mecânica dos AU de corrida financiados por Hitler. Baita história. O carro jamais foi construído, mas tinha elementos muito usados décadas depois pelos fabricantes de superesportivos — como a posição central do motorista, por exemplo, além do próprio conceito de transformar um carro de corrida num carro de rua, e não o contrário.

Os dois links sugeridos no texto do Jalopnik também merecem leitura. Este aqui faz uma brincadeira ótima no título, usando a expressão “O bebê de Rosemeyer”.