O SUPER AUTO UNION

SÃO PAULO (não lembro) – Pode ser que eu já tenha falado disso aqui. Afinal, são mais de 14 mil posts em seis anos de blog… Mas alguém me mandou o excelente artigo do sempre ótimo Jalopnik, e recomendo a leitura. Faço apenas um reparo: o projeto não era da Audi, mas da Auto Union. Audi era uma das argolas da Auto Union, e a menos envolvida com corridas, diga-se.

Isso posto, trata-se do Type 52, um carro idealizado por Ferdinand Porsche baseado na mecânica dos AU de corrida financiados por Hitler. Baita história. O carro jamais foi construído, mas tinha elementos muito usados décadas depois pelos fabricantes de superesportivos — como a posição central do motorista, por exemplo, além do próprio conceito de transformar um carro de corrida num carro de rua, e não o contrário.

Os dois links sugeridos no texto do Jalopnik também merecem leitura. Este aqui faz uma brincadeira ótima no título, usando a expressão “O bebê de Rosemeyer”.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Barros
Paulo Barros
12 anos atrás

Tá aí uma coisa que eu faria se tivesse grana prá torrar à toa. Ia construir uma “réplica” (se é que existe réplica de um trem que não existiu) desse carro, peça por peça. Só por diversão.

Bianchini
Bianchini
12 anos atrás

O carro devia ser muito bom… mas citar o Jalopnik como “sempre ótimo Jalopnik” foi um pouco forçado. O americano é um pouco mais sério, mas o nacional não passa de um reduto de APzeiros e Dodgeiros (esses últimos sempre indignados pela Fiat ter comprado a Chrysler; talvez ficassem mais felizes se a Fiat não comprasse e a Chrysler falisse de vez).
De qualquer maneira, como volta e meia aparecem recriações de carros antigos, talvez fosse interessante alguém recriar esse projeto, nem que fosse só um modelo estático.

Moita
Moita
12 anos atrás

Não sei por que mas toda vez que vejo um Veloster(boster) me lembro dos carros da Auto Union. Ou seja, o carro “esportivo” da moda, parece um carro dos anos 30. Vai entender.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Moita
12 anos atrás

O Veloster (Vagaroster) se parece com um Auto Union ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Quando ?????? Como ?????? Aonde ?????????????????? Meus Deus…

CarlonePapa
CarlonePapa
12 anos atrás

Com todo o respeito ao Dr Porshe, esta é uma das coisas mais feias que já vi em cima de quatro rodas.
Se a maxima para aviões que “todo avião bonito voa bem” funcionar ao inverso e para carros, boa coisa não devia ser também.

Paulo F.
Paulo F.
12 anos atrás

Não tem nenhum motor de16 cilindros da Auto Union sobrando?
Lembro que anos atrás, um pessoal construi um carro inteiro ao redor de um virabrequim(!) de um Sunbean!
Que ia ficar demais ia!

gera
gera
12 anos atrás

No “este aqui” tem uma ilustração atual (em azul) que difere em muito do desenho
técnico original. Os paralamas etc…
O cara boiolô o estilo agressivo do projeto.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Impressionante a semelhança de conceitos entre este Auto Union e a Mclaren F1…teria Gordon Murray bebido desta fonte para desenhar sua obra-prima ?

Полковник Рикардо деревне
Полковник Рикардо деревне
12 anos atrás

Gomov приятель! этот вопрос уже был вентилируемый какое-то время, когда КГБ послал доклад тайные планы захваченных в Германии, и это будет основой славных Лада “Красный Октябрь”. После провала в памяти проявляли Интересно, если это действительно стоит постоянную поддержку его кампании в бразильский гоночный авто.

PauloZ
PauloZ
12 anos atrás

Aquele senhor, que muitos referem-se como o “cabo austríaco”, foi um grande incentivador da indústria automobilística alemã. É possível que com a dedicação que o “carro do povo” pedia não tenha sobrado tempo para se construir um protótipo.

Para quem quer ter uma idéia de como era o cotidiano na Alemanha do pré-guerra recomendo a exposição “Hitler e o povo alemão”, no Museu Histórico Alemão, em Berlim.